10 de abr de 2010

Eu separo! Meu lixo é um luxo!


     Atendendo ao convite de uma amiga, adicionei uma comunidade ao meu Orkut : Eu separo! Meu lixo é um luxo! Sinto dizer que na minha cidade, onde sequer a coleta generalizada é feita com eficiência, essa realidade se encontra infinitamente distante (centenas de anos luz).
     Sabe-se que além de evitar doenças, contaminações e infecções, a coleta seletiva auxilia na geração de renda com a comercialização dos materiais reciclados, economizando recursos naturais como energia, petróleo e estimulando a educação ambiental, fazendo dessa forma nosso mundo mais saudavelmente habitável.
     É preocupante pensar no futuro do nosso planeta, as catástrofes climáticas recentes são apenas um prelúdio do que está por vir caso não tomemos atitudes responsáveis e urgentes com relação ao meio ambiente. O Brasil com sua dimensão continental conta com toda sorte de sugestões e inspirações, porém nem sempre colocadas em prática. Confesso que preciso reavaliar alguns conceitos, é mais fácil cruzar os braços, “já que ninguém faz, eu também não faço”. E esperar pelo poder público que não tem feito sequer o básico com relação à saúde e educação, é perder-se num emaranhado de promessas sem realizações.
     Maravilhoso é o feito da cidade de Curitiba que levou o prêmio global de cidades sustentáveis,promovido por uma entidade sueca, Globe Forum. É um exemplo a ser seguido por todos os municípios que deveriam tomar medidas sempre pautadas na sustentabilidade.
     Não posso deixar de sentir uma parcela de alívio quando vejo uma iniciativa como a da querida Regina Armênio, ao criar essa comunidade mostra como fazer uso de uma rede social (Orkut) de forma madura, utilizando-a não apenas como meio informal de comunicação, mas também como instrumento de orientação e conscientização.
     Fico feliz!

Um comentário:

Achna disse...

Olá Néia! Fiquei feliz ao ser informada por um leitor do seu Blog que vc havia comentado sobre a comunidade do Orkut.
Ainda mais feliz por ver esta idéia - a de separar o material reciclável- tão necessária e dependente da atitude de todos, estar sendo divulgada.
O nosso povo e o nosso país e o nosso planeta merecem essa nossa nova atitude!
Abraços! Regina