19 de jun de 2010

Voz

     Tenho um verdadeiro fascínio por tons de voz, certamente, isso se deve pela dificuldade com a minha e ao conhecer uma nova pessoa, é a característica que primeiro me chama a atenção.
     Os tipos mais comuns de voz são: Feminina, infantil, viril, rouca, monótona, soprosa, tensa, trêmula, grave, aguda, comprimida. Confesso que não consegui enquadrar a minha em nenhuma dessas, pois ela é um caso atípico, fraca e sem timbre reboante acaba limitando minha comunicação, principalmente, em ambientes com alguma poluição sonora, nesses momentos ninguém me ouve! Preciso então gesticular para me fazer entender, uma quase linguagem de libras e quando necessito chamar alguém ao longe, peço sempre uma ajudinha de quem está por perto.
      Uma coisa é certa, a simpatia está nitidamente atrelada à voz, é impossível conviver e manter uma conversa agradável e duradoura com quem a usa com autoritarismo e desdém ou então com tons enfadonhos, enjoativos, lânguidos, é preferível as vibrações firmes, mas com suavidade e fluidez. Algumas mulheres teimam em incorrer no erro de esganiçar forçosamente a voz, achando que isso reforça sua feminilidade, muito mais apropriado é a elegância suave de uma voz levemente rouca, mais valorizada se acompanhada por uma firme personalidade.
     Um timbre vibrante denota convicção e liderança, já a voz trêmula expressa desassossego e insegurança. É fácil perscrutar o espírito e as condições de equilíbrio interno por meio do som das palavras e se alguém desejar manter em sigilo seu estado emocional, que se mantenha calado.
     E o que dizer do fenomenal som emitido pelas pregas vocais dos barítonos e tenores? É de calar a voz! (sem trocadilho). Não almejo toda essa potência vocal, tão somente algo comparável à sutileza e a destreza da garganta do rouxinol.
     Hum...não estou querendo nada!


2 comentários:

HD disse...

Néia!!
O assunto abordado é mto interessante e oportuno. Estive neste fds assistindo pela 2x vez ao Musical CAT´s (espetáculo da Broadway), fiquei novamente impressionada com sons emitidos pelas escalas vocais dos atores.
Conforme vc escreveu nesse artigo ( que gostei MUITO) " é FENOMENAL o sons que as pregas vocais podem emitir".
Voz é um dom de Deus.
beijos
Suely

Jana disse...

Não fala que a voz, demonstra simpatia não....
Minha voz é leeeeeeeeeeeeeerda, sabe, moooooooooooooole......
mas eu sou simpática.....rsrsrsrsrsr
Um beijo