17 de jul de 2010

Dia frio!

     Com a chuva veio o frio e que frio! De doer os ossos, sou exageradamente friorenta, com mãos e pés endurecidos passo sempre por algumas situações constrangedoras, quando me cumprimentam – até mesmo no verão - dizem-me sempre: que mãozinha gelada! Vejo que agora até os mais calorentos andam meio congelados, um jeito pinguim de ser.
     Também pudera, estamos em pleno inverno e os casacos, até então no armário, saíram finalmente e com eles os cachecóis, meias e toucas, essas, confesso, não me caem muito bem, travam uma cruel briga com minha vasta cabeleira. Na calada da noite, sou vencida pelas orelhas enregeladas e lanço mão delas, quero mais é ficar quentinha, desde que ninguém me veja!
     Todo o arsenal é pouco para enfrentar a baixíssima temperatura aqui do sul do país, é um eterno apelo à proteção, corremos em busca de paliativos como chá, chocolate quente e o cafezinho cremoso que não pode faltar. Venham os raios de sol para aquecer nosso rosto e abrandar o furor do vento cortante. Com o clima assim, é próprio do ser humano o desejo de se ajuntar procurando um calorzinho aconchegante, encostar, abraçar, tocar e afagar as mãos para esquentar o corpo e a alma. Esse é o lado bom dessa época do ano, temos uma boa desculpa para estarmos colados, uma característica que os brasileiros demonstram com orgulho e que faz tão bem!
     Veio na memória a poesia de Djavan:

Um dia frio
Um bom lugar pra ler um livro
E o pensamento lá em você

     Acrescentaria a esses versos - sem nenhuma reticência - um bom vinho! Sendo assim, que caiam os graus!


3 comentários:

Pri disse...

"Qué vim, vem!"rsrs

Anônimo disse...

Confesso que sou admiradora das palavras que a Dulcinéia escreve!!! Frequento seu bolg para poder me sentir talvez mais culta e usar de inspiração para minhas escritas também... Obrigada pela oprotunidade que nos da em compartilhar tamanha delicadeza e sabedoria. Um abraço, querida. Ah, lembre de alongar-se e fazer aquela caminhada para espantar o frio. Eu bem sei de suas extremidades congelantes (risos)
Silmara Cristina da Silva

Drix disse...

Linda!!!
Feliz dia do amigo pra vc tb!!!!
Obrigada pela visita em meu blog.
bjos