21 de jul de 2010

Dormir bem

     Fiquei impressionada com o relato de uma amiga ao me dizer que consegue dormir somente após ligar a TV do quarto e o rádio que fica ao lado da cama. Apesar de saber que esses acessórios já se tornaram obrigatórios na maioria dos ambientes da casa - não na minha -  é preciso dizer que o silêncio é um item importante, vital,  na hora do descanso.
     Minha mente precisa de escuro e ausência de som para então relaxar e mergulhar num sono revigorante, para isso conto com o fato de viver numa cidade pequena e silenciosa. É certo que antes de dormir minha memória entra em ação e penso em tudo que vivi durante o dia, faço um check list, é uma artimanha para pegar no sono, desde que – claro – essa verificação não tenha nenhuma grave pendência a martelar a minha consciência. Nesse momento - delicado – lembro-me das impertinências ou palavras  proferidas indevidamente, ainda alguma atitude não muito compatível com meu jeito de ser, são as displicências miúdas que permeiam meu dia a dia e que vem à tona quando coloco a cabeça no travesseiro. Sendo assim, televisão para quê? Na minha cálida reflexão tenho muito que pensar, rever e tentar programar para que o próximo dia seja mais proveitoso ou um pouco menos acabrunhante. Nessa contabilidade diária da vida, faço um esforço imenso para que os meus créditos de humanidade superem os débitos ou, pelo menos, fiquem empatados, uma conta cada vez mais difícil de ser acertada, desconfio que meu saldo final anda ficando no vermelho.
     Durmo sempre numa indizível expectativa de acordar e tentar resolver uma ou outra situação, nunca se sabe, temos tanto tempo para cometermos erros e às vezes, nenhum minuto a mais para solucioná-los. Oxalá todos também pudessem adormecer sem auxílio de medicamentos e que o equilíbrio interno fosse um acessório indispensável, apaziguando os temperamentos difíceis que levam muita gente aos sopapos com a insônia.
     Melhor mesmo é fazer uma dinâmica parceria com a tranquilidade e desfrutar do incontestável direito de dormir bem, muito bem!


Um comentário:

Pri disse...

A leitura desse texto me deu sono! rsrs
...ZzZzZzZ...

Boa Noite!