25 de jan de 2011

Em Meio às Estrelas

     
                           



Costumo dizer que sou altamente privilegiada, pois vivo entre astros e estrelas, não pense que ando com a cabeça no mundo da lua, o que posso fazer se ao sair do meu portão já me acho em plena Estrela Dalva? À noitinha, voltando os olhos para o céu, vejo-a grandiosa, ela que dá nome à minha rua perde em brilho somente para a Lua. Na verdade, trata-se do planeta Vênus, perfeitamente visualizado a olho nu, como é iluminado quase totalmente pelo Sol, faz-se ver melhor ao fim do entardecer e um pouco antes do alvorecer. Dois momentos que a natureza me encanta pela beleza, o fim do dia é mágico, quando o Sol vai lentamente derrubando as pálpebras para descansar deixando a Lua tomar o seu lugar. O amanhecer é êxtase total, o cheiro da terra úmida pelo orvalho da madrugada traz vigor ao dia que está a começar.
     Pois então vou falar um pouco mais dessa cidade onde há algum tempo tenho vivido, em qualquer canto ela me lembra o universo, não pelo tamanho, tão pequena que sequer poderia ser comparada ao menor grão de poeira cósmica, mas pelo nome das ruas, todas relacionadas aos planetas e constelações. Quem as denominou foi muito feliz, em qualquer lugar desse pequeno pedaço do mundo é possível escutar o silêncio e sentir uma força inexplicável que vem do alto.
     Ninguém imagina que na minha caminhada matinal faço um verdadeiro tour sideral, ando calmamente pela Av. Centauro - constelação celestial sul - também me vejo na Estrela Cadente, sigo em frente pela Três Marias e chego até Netuno, Saturno, Marte, Lira, Andrômeda...vou longe, viajo entre Cometa e Órion.
E caso eu queira dar uma volta em torno da cidade vou pela Av. Carena que a circunda por completo, nunca antes tinha ouvido esse nome, a curiosidade me fez saber que sua origem vem da palavra latina Carinae, denominação da mais bela constelação austral, só podia ser! O melhor disso é ter a certeza de que não irei um dia acordar e achar que tudo foi um sonho, afinal vou para todo lado com os pés bem firmes no chão.
     Outro detalhe interessante, aqui a imaginação não tem limite, é possível caminhar até em torno do Sol. Imagine se o astro rei seria esquecido, com a forma circular a praça central o representa muito bem. Meticulosamente planejada dela partem diversas ruas que lembram os raios solares brilhando forte.
     Como não poderia deixar de ser, o nome desse lugar tão inspirador também é muito apropriado, traz à mente a imagem de um recanto iluminado, estou falando da minha tão querida “Quinta do Sol”.

40 comentários:

Denise Portes disse...

Néia querida,
Não existe lugar que traga mais inspiração para um poeta do que morar numa cidade assim. O mais legal é descobrir uma estrela que brilha em Quintas do Sol.
Um beijo com carinho
Denise

Chica disse...

Noossa, num lugar maravilhoso assim, está explicada toda tua inspiração.Lindo!beijos e que bom isso, não?chica

Mônica disse...

Néia
Sou muito distrais.
Aonde é Quinta do SOl?
Que nome delicioso!
Eu morava numa cidadezinha pequenina Santo Antonio do Amparo.
e l´as estrelas estão pertinho da gente.
Procurar a primeira estrela é gratificante.
Ver as tres Marias juntinhas e a Cruzeiro do Sul e a de forma de escorpiao. São só estas que consigo ver no ceu das Minas Gerais.
Um beijo enorme para sua cidade que tem nomes de astros e estrelas.
com carinho Monica

Adelaide disse...

Realmente Neia, você está rodeada de astros, e alguém assim só poderia ser uma estrela ilumnada, que por vezes nos dá o ar da graça, com post maravilhosos. És uma previlegida.
Abraços

BIA disse...

Oi Néia!!!
Que descrição linda e poética!!! Deve ser um lugar maravilhoso para despertar tamanha inspiração!!! Fiquei louca para conhecer!!!
Bjus
Bia

Marinha disse...

Néia, vou te contar um segredo, és uma estrela brilhante que versas a vida lindamente!
Agradeço o carinho lá no blog, viu?
Bjo e paz, amiga minha.

Camila Monteiro disse...

Nossa que delicia de inspiracao a tua, tb num lugar como este! Ai doro teus textos, venho aqui pra descansar sabia?!
Beijao

Mônica Bif disse...

Oi Néia!!! Isso que é morar num lugar poético! Tudo contribui para... esta inspiração tão leve e genuína! Nada, realmente, é por acaso! Bjsss, ótima semana pra vc!

Nilce disse...

Que lindo e delicioso o teu camiinhar pelas estrelas, Néia. Poética descrição.
Houve muita inspiração mesmo em que nomeou as ruas.
Só tinha visto isso em um bairro de uma cidade que conheço.

Bjs no coração!

Nilce

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Valéria disse...

Oi Néia!
Que apresentação poética de sua cidade...Com um nome desses, uma praça em círculo, ruas como raios, nooossa, daí toda sua inspiração!Você é uma privilegiada! Parabéns!

Sotnas disse...

Olá Néia minha cara, desejo que tudo esteja bem contigo!
Quinta do Sol é no Paraná, ou estou enganado, lembro de ter visto em um mapa este nome, talvez esteja enganado!
O que sei é que esta cidade deve ser iluminada por demais, com todos estes astros e estrelas dando nomes a ruas e praças, ela ainda abriga outro iluminado ser, você!
É isso, você também brilha em Quinta do Sol, pois é iluminada e poetisa!
Parabéns pelo inspiradíssimo texto, só podia ser, entre tantos astros neste seu espaço terráqueo!
Obrigado pelas visitas e comentários tão gentis e carinhosos, desejo a você e todos ao redor iluminada e feliz existência sempre! Grande abraço e até mais!
Ah! E o título deveria ser Uma estrela entre outras rssss! Brincadeirinha ok!

disse...

Menina, onde fica esse tesouro???
Deve ser maravilhoso e com certeza inspirador morar num lugarzinho assim...

Beijoss

Kell Alves disse...

Ai, como deve ser especial viver num lugar como esse e a maneira tão bonita como vc o descreve só o torna mais especial. Vc parece ser uma extensão desse lugar e esse lugar uma extensão de vc.
b'jo

Daíse disse...

Adorei o teu blog!!!!
E teu jeito de escrever!!!!
Passarei sempre por aqui!!!
Bj!

Meri Pellens disse...

Linda descrição, nossa! Como disse a Chica, explica toda a sua inspiração.
Beijo na alma!

Maria Célia disse...

Oi Néia
Que beleza de texto e de local por tudo que você descreveu.
Só mesmo alguém tão inspirada como você pra escrever tão bonito sobre o local onde mora.
Bjo

LILIANE disse...

Que belezinha de cidade esta sua....
eu ía amar, porque adoro o sol, as estrelas, e ainda tudo juntinho?
que legal Néia.
você põe muito amor no que faz, né!
os seus textos são tão bem escritos e você faz poesia com qualquer coisa que fica muito gostoso da gente ler.
minha poeta preferida...rsrs
beijinho em seu coração. querida agradeço tanto, mas tanto mesmo de ter conhecido você.
beijo.

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Néia querida,

Quanta inspiração, que coisa mais linda.... Gostaria de fazer esses passeios matinais com você...rsrsrsr, devem ser Maravilhosos!
Mas já estamos juntas em Energia....
Um grande beijo em seu coração!

Carla Farinazzi disse...

Oi Néia!

Que delícia de cidade, eu já tinha me encantado uma outra vez que você postou sobre ela, agora mais ainda. Sabendo dos nomes galácticos das ruas...!
Quinta do Sol... Adoro cidadezinhas...!

Beijos

Carla

Lúcia Soares disse...

Néia, tanta poesia nas ruas só poderia ser inspirador para você.
Quinta do Sol deve ser muito aprazível.
Beijo!

Misturação - Ana Karla disse...

Preciso ir nesse lugar, urgente.
Adoro essas coisas.
E que texto viu?
Parabéns.
Xeros

Edna Lima disse...

Que lindo texto! Tenho paixão pelas estrelas , mas, não entendo nada.
Basta-me a beleza e o mistério.
Obrigada pelo comentário e por seguir-me.
Um grande beijo.Edna Campos.

Socorro Melo disse...

Oi, Néia!

A D O R E I! Nossa, fiquei encantada com a sua descrição, da viagem sideral, e confesso que viajei, kkk Muito legal, e criativo.
Amiga, tenho acompanhado o seu Blog, lido os seus posts, que aprecio muito, porém, nem sempre posso comentar,pois,creio que o motivo é a não marcação da janela pop up, no seu Blog, que em alguns computadores impede o acesso aos comentários,mas, sempre que tenho oportunidade de utilizar um computador que permita o acesso, aqui venho eu,kkk com todo prazer.

Beijos
Socorro Melo

Suzete Retti disse...

Oi Néia, que delicadeza de texto, amo as estrelas, principalmente depois que li o Pequeno Príncipe, vejo em cada uma os parentes e amigos queridos que partiram, sinto-me próxima e a sua viagem diária é uma maravilha, e o sentimento que expressa nos toca a alma.Bjos

Mônica disse...

Neia
Um bom dia pra voce e pra Quinta do Sol que aprendi a amar.
com carinho mOnica

welze disse...

assim sim. agora está explicado seu brilho. vc é uma estrela. não poderia estar em outro lugar, esse é seu habitat. daqui eu sinto sua energia. sua luz chega até meus olhos em forma de carinho, amizade e não poderia ser diferente. coisas de pessoas iluminadas como vc. SEM RASGAÇÃO DE SEDA. um abraço

Helso e Ivani disse...

Oi Néia; tudo bem?
Parabéns pelo blog e pelas coisas lindas que você escreve. Que Deus te abençoe e te ilumine sempre.
Abraços. Fique com Deus!

Mabel disse...

Olá miguxa! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! No condomínio que eu moro, as ruas têm nome de flores e no meu caso seria como caminhar por um jardim! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Herberth disse...

muito bom esse blog

Mônica Bif disse...

Oi linda! Sou fãzona do seu Blog! Passa lá no meu Blog que tem selinho pra vc! (www.blogdamonicabif.blogspot.com).Bjkas!!!

Maria Marluce disse...

A nossa inspiração precisa ser motivada. Esse lindo lugar te rendeu esse belo texto.

Regina Laura disse...

Néia querida, que saudades!!
E que lugar mágico esse em que vc vive heim?
Mas desconfio que a maior magia reside em seus olhos e em seu coração, que conseguem captar toda a beleza sutil que te rodeia...
Sabe, eu tb. sou uma apaixonada pelos astros. Um dia parei o carro ao me deparar com uma lua rodeada por Júpiter e Vênus.
Até hoje essa visão me acalenta a alma.
Beijão

Marli Borges disse...

Oi Neia,
Parabéns, adorei o texto e, com certeza faz jus à Quinta do Sol. Tenho alguns parentes que moram por aquelas bandas. É um lugar inspirador, muito bom de se viver. A propósito, sei bem como é viver em meio às estrelas. Também moro assim, e no meu quintal tem um lago que reflete a lua e as estrelas. Quando a noite chega é tudo muito lindo. Da varanda de minha casa posso ver essa maravilha da natureza. E o planeta vênus, lá está, energizando a terra com seu brilho intenso e multicolorido. Se você quiser dar uma olhadinha, ano passado postei uma foto do lago neste link aqui: http://marliborges.blogspot.com/2010/06/porque-hoje-e-domingo.html
Beijo grande.

M. Sueli Gallacci disse...

Oi Néia, linda menina...

Sua visita e seu comentário me deixaram muito feliz. São pessoas como vc que faz toda a diferença na blogosfera. Que faz a gente pensar que estar na rede (apesar dos pesares) vale à pena.

Vemos de tudo por aí e nem sempre podemos expor nossas idéias abertamente sem correr risco de sermos mal compreendidos. Ando mais cuidadosa ultimamente, sem, contudo faltar com a verdade. A minha verdade, pelo menos.

Corremos riscos, mas pra que queremos um blog se não for para edificar, compartilhar com o que há de melhor em nós, resgatar valores com reflexões saudáveis num nível elevado de conduta?

Encaro os meus blogs como um veículo de diversão leve e saudável, mas paralelamente levo informação sobre artes que é o meu ofício e sobre teologia, que mais do que uma paixão, é uma necessidade vital nas nossas vidas. Sem entrar no quesito “fé” que é peculiar e inerente ao ser humano, ainda que mal direcionada, escrevi sobre os “mistérios” da vida e da criação de Deus, que nada tem de mistério, pois tudo é muito simples... Tão simples que não é aceito pelos “grandes pensadores”. De fato as grandes verdades de Deus estão sendo reveladas aos pequenos sábios...

Quando tiver um tempo livre, visite essas postagens: http://cronicasiagudas.blogspot.com/2010/10/o-endereco-certo.html
http://cronicasiagudas.blogspot.com/2010/10/ciencia-verdades-e-mentiras.html

Adorei estar aqui, adorei o seu blog pela delicadeza dos textos, pela pessoa linda e inteligente que vc é, (pude ver isso lendo seu perfil) e fiquei com vontade de fazer uma viagem interplanetária nesse lugar maravilhoso que vc descreveu rsrs. Adoro olhar o céu e ver a majestosa criação de Deus. E agradeço por toda Sua generosidade.

Estarei sempre aqui colhendo flores nesse jardim.

Um beijo enorme no seu coração, um ótimo final de semana!

Perdoe-me pelo comentário lonnnnnnnnngo! Rsrs.

SARA disse...

Oi Néia!
Tem selinho para você lá no Saracotear.
Bjs.

Arnoldo Pimentel disse...

Muito lindo mesmo seu texto, que bom viver num lugar assim.Lindo domingo, beijos.

Evanir disse...

Lindo seu texto amada vim desejar um lindo final de Domingo.
Uma semana na luz e na paz de Jesus,
Evanir.
www.fonte-amor.zip.net
e esse novinho.
http://aviagem1.blogspot.com

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Néia, nada melhor para se inspirar do que um lugar onde as ruas fazem lembrar as maravilhas do universo...
Aqui perto de onde moro existe um lugar chamado Pedacinho do Céu, na verdade é o nome carinhoso que deram a Conservatória, já QUe as casas todas tem placas com nomes de música...um lugar aconchegante...
Um abraço na alma
Bjo...boa semana

CÉLIA disse...

Néia você é tão perfeita nas palavras que faz transformar uma cidade tão simples em um paraíso. Sinal de que o que definimos de paraíso é sempre relativo, uma perspectiva pessoal, e é o que basta mesmo, mas nada, não é???? Ser feliz aonde está, não importa aonde. Obrigada por este aprendizado. Bjs