23 de fev de 2011

Mente e Coração

Tanto se tem falado dos poderes da mente,
dizem que tem o dom de esculpir pensamentos
e ao seu gosto, dar-lhes boa forma ou não.
Vou pedir à essa tão primaz escultora,
que molde as minhas ideias com material firme e sólido,
dessa forma nem mesmo as intempéries da vida
poderão mudá-las ao sabor do vento.
No entanto, em se tratando de assuntos do coração,
melhor que ela seja bem maleável,
só assim para suportar o embate constante,
a busca do eterno equilíbrio
entre a razão e a emoção.
.


Direitos Reservados

31 comentários:

Misturação - Ana Karla disse...

Manter o equilíbrio é que é difícil. rs
Bom dia Néia!
Xeros

Taia Assunção disse...

Você escreve com maestria. Quanto ao equilíbrio é realmente difícil mantê-lo, mas convém para que possamos manter nossa saúde mental em dia...rsrsrsrs. Beijocas!

Mônica Bif disse...

Equilíbrio entre razão e emoção, eis a questão... He, he... Creio que sempre haverão momentos em que seremos um pouco mais que um do que do outro, mas o importante é não fugirmos muito da regra de ouro de não exagerarmos nos extremos, por mais que seja difícil, manter a compostura frente as situações adversas sempre é necessário, mas do que isso, é uma questão de amor próprio, respeito por si mesmo e pelos outros. Mas, como eu disse, equilíbrio sempre... pelo menos devemos tentar... Bjkas, ótimo texto como sempre!!!

Chica disse...

POnderação e equilíbrio juntos...Lindo!beijos,chica

Vivian disse...

Bom dia!

O equilíbrio é fundamental...mas só é mantido com vigilância constante...nada fácil, mas necessário.
Muito bom!!Gostei!
Beijos
Boa semana!

Vivian disse...

Ah!
Obrigada por retribuir a visita!
Seja Bem-Vinda!
*Me envolvi com seu texto,e quase esqueci de agradecer!
beijos

BIA disse...

Oi Néia!!!
Como sempre sábias palavras e reflexão... é díficil mas na vida tudo tem que ser equilibrado, nem de mais, nem de menos, sempre o meio termo, o bom senso. O controle emocional é muito importante... é o que nos diferencia dos selvagens e primitivos... estamos em constante evolução.
Beijos
Bia

Edna Lima disse...

Coisas complicadas ! Razão X Emoção!
É um eterno conflito.
Bom dia. Bjs Edna.

Adelaide Araçai disse...

Amiga, sou muuuuito emocional, por vezes a razão me escapa totalmente....sou racional quando estou em total policiamento, aí não tenho nada de emoção pareço ser alguém insensível. Ou seja sem equilibrio. Mas sou feliz.
Abraços

Mônica disse...

Neia
E tão dificil ter equilibrio não só pelo lado do coração mas pelo lado do dia a dia mesmo.
Tem momentos que sou bem desequilibrada.
Obrigada por seus comentarios. São sempre agradáveis e eu leio com alegria seus textos. Se pudesse ia coletar para le los novamente na minão mão.
com carinho Monica

Kell Alves disse...

Há se tivéssemos essa capacidade, deuses seríamos.

Lívia Azzi disse...

Eu fico pra lá e pra cá nessa balança, mas o lado das emoções sempre predomina no resultado final!

Beijos e carinhos...

Ivana Maria disse...

Mente e Coração. Viver esse conflito, amiga é nossa eterna condenação. Que bom, não?

Carla Farinazzi disse...

Oi Néia!

Obrigada por tuas palavras lá no meu PBI, te agradeço de coração.
Eu, por enquanto, vou deixando que a razão domine meu coração. Porque ele tá meio ferido, combalido, exausto... Ando preferindo pensar, raciocinar, a sentir...

Lindo texto, querida.

Beijos

Carla

welze disse...

com a minha idade e vivência ainda acho muito difícil esse equilíbrio tão almejado. as vezes a emoção me faz botar os pés pelas mãos e as vezes é a razão que me faz ficar muito lúcida. Eita equilíbrio difícil de conseguir. Para mim, é claro. Um grande abraço

Sandra Portugal disse...

Nossa você traduziu de forma clara, simples mas com muita propriedade! adorei! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Meri Pellens disse...

Sabemos que as emoções também são frutos da mente, mas é o coração que aperta, né? O coração está abaixo do cérebro, sinal que nem todos os sentimentos devem imperar. Eu acredito que a razão deve peneirar tudo com amor. Se pararmos para pensar, amor não é só sentimento, é razão também. O mundo banaliza demais o amor para o sentimentalismo, a paixão... Porém o amor é mais. O amor também é raciocinar e agir da melhor forma para que o ser amado fique bem. Amor é também raciocinar e se respeitar não deixando o outro fazer gato e sapato gente, pisar, machucar, etc. Muitas pessoas deixam por que dizem que amam e assim não lutam por seus direitos.
Beijo na alma, Néia!

Denise Portes disse...

Néia,
Eu acho que uma das emoções da vida está nessa tentativa permanente de buscar esse encontro.
um beijo
Denise

Daniel Hiver disse...

No fundo, no fundo, não há duas pessoas no mundo que falem o mesmo idioma. Podem milhões falarem mandarim, inglês, português, japonês... Mas a linguagem do coração é própria. E só há no mundo uma pessoa capaz de entender. O próprio dono.

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Mônica Bif disse...

Oi Néia!!! Obrigada pelo comentário lá no meu Blog, suas colocações são sempre sábias e sua presença sempre é uma honra!!! Com certeza tens razão quando falas da importância da consciência de nossos atos, nossas atitudes... sempre uso dela tb para tomar decisões, quando deitamos no final do dia com a cabeça no travesseiro e podemos descansar, apesar das lutas e tb de nossas fraquezas, das vitórias e tb das derrotas, mas poder descansar o coração e a mente, e ouvir sempre Aquela voz que sempre tem razão em tudo que precisamos fazer. Bjsss, tudo de bom pra vc!!!

Sonhadora disse...

Minha querida

Será sempre uma eterna luta emtre a razão e a emoção...entre a cabeça e o coração, adorei

Beijinho com carinho
Sonhadora

Patrícia disse...

É... ô equilíbrio difícil de alcançar!

Obrigada pela visita!
Beijo

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Néia querida,

Mente e Coração:
É difícil escolher entre uma e outra, porque ás vezes devemos tomar atitudes em que a Mente é a melhor conselheira e em outros momentos não podemos deixar de nos levar pelo Coração.
O equilíbrio entre as duas é a melhor resposta, afinal estamos no grande aprendizado da vida para trabalharmos tudo que nos leva aos extremos.

Um enorme beijo em seu coração amiga!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Pois é eu deixei que o coração me dominasse...
mas valeu a pena, apesar de tudo valeu a pena.
Beijinhos amiga.
Irene

SARA disse...

Oi Néia!
As vezes penso que é mais fácil domar um leão, que controlar nossos pensamentos...rs
Um Excelente fds.
Bjs.

Tati disse...

Néia, que lindo poema. O difícil é isso, não é? COntrolar as emoções. Se conseguíssemos isso, ah, que maravilha viver! Rsrs
Beijos.

Zilda Santiago disse...

Somos o que pensamos,segundo Emmanuel,e o equilíbrio está em nós,com certeza.Amei e vou seguir seu blog.Bons e inteligentes textos!Bjssssssssss

Mabel disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Fanzine Episódio Cultural disse...

COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto, matérias (esporte, arte, sociedade, curiosidades, artesanato, artes plásticas, artes cênicas, biografias, etc.) em Times Roman 12. Pode mandar também artigos que abordem: cinema, teatro, esporte, moda, saúde, comportamento, curiosidades, folclore, turismo, biografias, sinopses de livros, dicasde sites, institutos culturais, entre outros.
Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a sua matéria.. Mande também (se desejar) uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.
PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor)
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile
machadocultural@gmail.com

LILIANE disse...

ai Néia, seria tão bom se a minha balancinha funcionasse né,rs

me empenho pra isso todos os dias, chega a ser cansativa, mas já vejo alguns resultados positivos desta batalha entre razao e emoção.

lindo lindo lindo...
beijos.