21 de mar de 2011

Então é outono!

Nas primeiras horas dessa manhã ensolarada, percebo uma mudança sutil na temperatura, inspiro um ar ameno e agradável que me acorda de fato e dá vigor aos meus pulmões.
Saio para a minha caminhada matutina, aprecio esse instante em que as ruas ainda estão vazias e silenciosas, com o meu pensamento ainda desprendido do dia que terei pela frente, vejo-me a orar, é o melhor momento! É assim que dou início ao dia nesse meu singelo cenário cotidiano. O sol ainda morno aquece lentamente meu corpo, meus batimentos cardíacos se aceleram quando ando, resolutamente, pelas ruas íngremes da minha pequena cidade.
Hoje, no entanto, percebo que a paisagem não é a mesma de todos os dias, as árvores estão ficando peladas, chuto folhas pelo caminho, seria consequência das inclemências do clima? Somente então me dou conta que estamos em pleno outono, como ando distraída!
Essa que é uma estação, para muitos, desbotada ou triste, vejo-a como sinônimo de renovação, uma época em que a natureza, sabiamente, se refaz. Por um instante aparenta decrepitude ao levar, sem controle, suas folhas ao chão. Lembra-me alguns seres humanos quando, silenciosamente, desfazem-se dos seus secretos e inconfessáveis erros numa inteligente tentativa de dar recomeço à vida.  A diferença é que as plantas após essa fase, indubitavelmente, explodem em novos e fortes brotos e as pessoas, nem sempre se fazem melhores.
Esse espetáculo da natureza é uma prova irrefutável de que Deus ao criá-la foi primaz nos detalhes, cada estação faz a sua parte, uma complementa a outra nessa luta em se manter viva. Bom seria se a raça humana também estivesse atenta, tanto quanto, na preservação da própria espécie.
Vou assim, absorvendo cada detalhe, não devo desperdiçar, descuidadamente, esses momentos, eles passam tão rapidamente e a vida, quem sabe, pode não durar mais que esse breve instante!





Direitos Reservados

47 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Gosto muito do Outono e penso assim como vc.

Bom dia!

beijooo.

Flor da Vida disse...

Amiga, é reconfortante te ler logo pela manhã... E você tem toda razão em tudo que escreveu nesse teu lindo e iluminado texto!
Deixo carinhos meus pra ti... Bjsss

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!

Adorei seu texto!!
O outono tem algo mágico...inspirador...um toque de romance...
Mas também é um convite a reflexões...se desfazer do que não serve mais e abrir espaço para o novo.
Beijos!!
Boa semana!

welze disse...

não fui caminhar ainda hoje, irei mais tarde, mas me senti ao seu lado, nas ruas com o ar de outono. uma delícia. me fez muito bem. boa semana

Rô... disse...

bom dia...

o outono é mesmo um tempo de renovação...
esperemos a próxima florada,
que com certeza nos trará flores e cores de todas as espécies...

beijinhos

PRECIOSA disse...

Passei para conhecer esse belo espaço
Encantei-me
Se permites aqui sempre estarei de volta
Te sigo com carinho
Preciosa Maria

BIA disse...

Oi Néia!!!
Uma sensação de paz e harmonia ao ler teu texto, uma descrição perfeita desta estação, aqui na minha cidade também já esta este clima agradável e dá para sentir assim também, como é maravilhoso valorizar cada instante da vida, adoro começar a semana assim com essas palavras que nos fazem tão bem.
Boa semana!!!
Beijos
Bia

chica disse...

Renovação à vista ...Lindo e eu gosto muito do outono e seu colorido...Dias azuis, mais fresquinhos e um tom lindo na natureza...beijos, ótimo OUTONO!chica

Marli Borges disse...

Bom Dia, amiga!
Também penso e procuro agir assim, aproveitando todos os momentos da vida, porque como você bem acentuou, nao devemos "... desperdiçar, descuidadamente, esses momentos, eles passam tão rapidamente e a vida, quem sabe, pode não durar mais que esse breve instante." Querida, você disse tudo. Tem muita gente que guarda em si a sensação de eternidade e não se dá conta de que somos apenas um sopro de vida. Nada mais. Temos que saber viver e conviver com nossa finitude. Simples assim. Complicado assim.
Bjssssssss

Camila Monteiro disse...

Ai que delicia o texto... me identifiquei com o comecinho... acordei hj e fiquei pensando no dia que teria pela frente... adorei ler essetexto. beijos

Denise Portes disse...

Néia,
Eu sinto o outono como sinto as etapas do meu crescimento. Preciso me desmanchar em folhas, para florescer em frutos, sempre.
Um beijo
Denise

Nilce disse...

Oi Néia

Ah se o ser humano fosse tão sábio como a Natureza e procurasse a renovação sempre.
Renovo-me a cada estação, mas as minhas preferidas são o outuno e a primavera.

Obrigada pelo seu carinho comigo.

Bjs no coração!

Nilce

Mônica Bif disse...

Oi Néia! É verdade, se cada pessoa aprendesse com a natureza as lições simples que elas nos ensinam todos seriam muito mais profundos! Somos muito semelhantes, também passamos por várias estações em nossas vidas, NECESSÁRIAS, pra nosso crescimento e aprendizado. Deveríamos refletir mais no outono, no inverno de nossas vidas ao invés de reclamar do frio deles. Deveríamos aproveitar este tempo, como vc mesma falou, para nos refazer. Naturalmente falando, gosto muito mais da Primavera e do Verão, sou uma pessoa que ama a claridade dos dias que estas estações tem a nos oferecer, com direito a horas a mais no horário de verão (Rsss), fico com uma peninha de vê-lo partir, mas sei que é necessário que o outono venha, que o inverno chegue, pra que depois a primavera e o verão possam recomeçar novamente. Ótimo texto pra este início de nova estação, sejamos sábios pra aprender as lições que ela quer nos ensinar!!! Bjkas!!!

welze disse...

oi minha linda. não falei tudo que queria, para não dar mais panos para mangas, mas existem blogs, que tem um sem número de imagens com movimentos, muitas cores, fontes de cores e tamanhos diferentes, calendário, rádio, horário mundial, e mais uma dúzia de figuras e ilustrações, que deixam os blogs lindíssimos e com a carinha da dona, mas para meu pobre e coitadinho computador, é muito peso e demora demais da conta para eu conseguir acesso à eles. Mas nem por isso, é claro, deixo de frequentá-los. Não deixarei. Mas é que fica mais lento. e as letrinhas, cada blog que pede a verificação, some da tela umas 3 a 4 vezes, só para conseguir postar o comentário. O problema é que visito muitos, não abro mão de nenhum, e o meu tempo está cada vez mais, ficando só nos comentários, as vezes nem posto o que quero por não ter mais tempo, quer dizer, tempo tenho, mas me policio para não passar muitas horas por aqui. O seu blog, por exemplo, é um que não deixo de visitar seja por qual motivo for, pode ter essa certeza. adoro isso aqui. boa semana.

Mônica disse...

Néia
Eu adoro o outono nos paises fora do Brasil.
L´as folhas tem uma cor amarela e vermelha deslumbrante.
Mas gosto do nosso outono, só fico com peninha das folhas cairem pro chão.

Eu gosto de passear com minhas irmãs pois dou muitas manotas e elas não importam mas com gente diferente já é um tormento.
Esta moça e sua famiulia é amiga de minha irmã desde a faculdade de odonto em Tres coraçoes. São grandes amigas!
com carinho Monica

Valéria disse...

Oi Néia!
Lindo texto!
Também senti hoje novos ventos... Uma nova brisa soprou,que delícia... Renovação! Amei esse texto!Bjos!

Peônia disse...

Néia!
OIE!!!

http://serendipityhw.blogspot.com/

Este é meu novo blog!
O anterior foi excluído devido a pessoas de má fé!
Troque constantemente sua senha viu?!
Beijão.
Felicidade e paz!
Maravilhoso estar aqui!
Namastê!

Misturação - Ana Karla disse...

Maravilhosamente demais.
E essa parte:
"Esse espetáculo da natureza é uma prova irrefutável de que Deus ao criá-la foi primaz nos detalhes" dispensa qualquer comentário.
Xeros

VEREDAS, por Marluce disse...

Néia,



Tão bom ler teu texto, extremamente poético, envolvente e contagioso como são os bons escritos!

O outono é reflexivo, causa desejo de mudança...


Um abraço, Marluce

piedadevieira disse...

Linda crônica, Neia. Também gosto do outono e sempre canto versos para ele.
Aspiro esse cheiro, essas cores.
Beijos

Clau disse...

Boa noite Néia!
Eu,particularmente adoro o outono!
Temperaturas amenas,e as ruas enfeitadas de folhas!
Com certeza "renovação" é mesmo a palavra que melhor define essa estação.
(Ah,não gosto de ser redundante,mas admiro muito seus textos!).
Abraços!
Tenha uma ótima semana!
:)

Fernando Imaregna disse...

Oi Néia...
Adorei o texto...hum rum...

Somos realmente como o outuno, nos reciclando e refazendo em estações.

Incrível que hoje, quando acordei, pensei justamente nisso quando tirei uma blusa de lã do guarda-roupa...hehehe Curitiba já está em "pleno" Outuno...

Um bjo carinhoso e Deus te abençoe !

Nadia Lis disse...

Amei esse post, apesar de achar meio melancólico, o cair das folhas, as mudanças de temperatura, eu gosto muito desta estação Meu anjo, nos próximos dias estarei ausente, dia 23 estarei realizando uma cirurgia (bariátrica), assim que me recuperar volto a postar e retribuir as visitas e carinhos ok! Torçe por mim? Beijo grande

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Néia querida,

Que lindas palavras....
O outono é uma época de transformação e renascimento.
É a melhor fase para que todos nós façamos nossas reflexões quanto ás mudanças que devemos fazer em nossa vida.
Que exemplo MARAVILHOSO recebemos da nossa própria Mãe natureza.
E que linda reflexão fizestes, entrando em contato com ela, Maravilhosa!!!
Um grande beijo em seu coração!!!

Marinha disse...

Lindo, Néia! E se a vida dura apenas um instante, que nela inteira caiba a beleza de tuas palavras, amiga.
Bjo e paz pra ti.

Ah, tem oração de menino lá no blog.

Tati disse...

Oi Néia, que lindo! Que incrível declaração de amor à natureza, por que não é só do outono que você fala. Ele é o ponto de partida.
Você escreveu com tanta leveza que a gente sente as folhas sob nossos pés enquanto lê.
Beijos.

Juma Durski disse...

No outono as plantas formam àcido abicísico, na base do pecíolo das folhas. Estas, morrem, e as plantas assim reduzem o gasto de energia para proteção do frio.
A maioria dos homens, infelizmente, somente mudam as vestes, e a corrida pelo ganância continua, louca e desenfreada.A maioria nem nota que é outono.Como disse Confúcio, "vivem como se não tivessem nascido, e morrem como se não tivessem vivido".

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Néia
Acho o outono uma estação meio sem graça. Para vim a vantagem é que a temperatura fica mais amena, e logo após vem o inverno. Adoro o frio.
Bjux

Eve disse...

E aqui é primavera, nem troco, tá? rrsrs
Bjs!

Carla Farinazzi disse...

Oi Néia!

Linda comparação entre plantas e pessoas em suas fases outonais... Lembro-me de um pé de caqui que havia em casa, era o meu prenúncio da chegada do outono. Suas folhas caíam todas. Imagine, todas. Para depois, na primavera, resplandecerem novas e lindas. E com frutos!
A natureza é maravilhosa, devíamos nos espelhar nela. E a cada nova estação da vida, renascer com mais e mais vigor, viço e força.

Beijos

Carla

Luiz N.Vieira disse...

é certamente momento de maior inspiração, quando contemplamos o que é de mais vibrante!

Lívia Azzi disse...

Ah, o outono!

As estações movimentam todas as minhas emoções....

Gostei do seu olhar para o outono como um momento de renovação...

;-)

Beijos...

San disse...

gosto do outono , é uma estação onde tudo se prepara até os corações adorei o blog profundo , passei pra dar um passeio em uma tarde de outono e fiquei !!!!

bjs

Maria Célia disse...

Boa noite, Néia
Belo texto, aliás, como todos que você escreve.
Também já senti no ar mudanças sutis.
Bjo

Jorge disse...

Sim..."Bom seria se a raça humana também estivesse atenta, tanto quanto, na preservação da própria espécie".Até porque uma coisa é indissociável da outra. Caso contrário a Terra terá seu fim...
Aí Outono, aqui a Primavera. Aí o cair das folhas, aqui os campos floridos. Qual das duas estações a mais bonita? Não dá para escolher!
Também faço minha caminhada diária. Faça sol, chuva, vento, frio ou calor. Conforme seja outono, inverno, primavera ou verão. E cada dia a natureza me surpreende mais. Tem sempre um pormenor diferente que me deslumbra! Não me canso de a contemplar...

Livinha disse...

Néia,
Maravilha de texto. Quanto discernimento pairam em tuas letras pensamentos unicos teus, que se colocam a deriva, colhendo as mais singelas nuances da natureza.
Outono, renovação... a natureza se despe preparando-se para o novo. Assim Deus na sua perfeição nos fez em semelhança e forma à natureza, uma forma de repassar aos seus filhos as escritas sagradas, as ditas parábolas que poucos são os que compreendem. E ele fez o quadro. As estações, a mostra das características bem aliançadas a todos nós nas desenvolturas com que se mostram, tão íntima e tão profunda, nesse universo mágico que dá a busca das mudanças, reparação...

Lindo, lindo teus pensamentos.
Que nos coloquemos atentos, quando a paisagem tanto nos inventa...

Feliz dia

Bjs

Livinha

Tetê disse...

Neia, querida... tô de volta! Lindas suas palavras sobre o outono! Aqui no RJ, outono e primavera passam meio que desapercebidas. No outono, mais chuva e os dias quentes são entremeados de dias frios. Devido as mudanças repentinas, gripe! Mas deve ser lindo caminhar num tapete de folhas alaranjadas! Bjks Tetê

Mônica disse...

Neia
Eu detesto pescar. Quando meu tio tinha uma lagoa cheia de peixe eu era a unica que pescava o cabelo, o olho o dedo menos o peixe.
Mas eu adoro ir em Pirapora na companhia de minha irmã e de seus amigos. Eles sãio um casal diferente da atualidade. As crianças são normais e respeitam pais e os mais velhos. São uns encantos.;
Mas o melhor é ver o pessoal de lá rezar!
Adoro acompanha-los em seus cultos. Vou toda feliz como se fosse para uma festa.
Estão me esperando com as fotos!
Não posso esquecer!
com carinho Monica

Debbie disse...

Que a gente possa ser como as arvores no outono não é. Se renovando com o Senhor.

Betha Mendes disse...

Néia,

o outono é extremamente poético, sempre digo isto.
deve ser por que, além da beleza, tem folhas voando levando lindos poemas como este teu!

bj

Betha

Sotnas disse...

Olá Néia, desejo que tudo esteja bem contigo, sempre!
Que belíssimo texto e imagem. Concordo com suas palavras, se cada ser humano que sempre tenta uma renovação o fizesse para melhor, seria realmente a felicidade completa da humanidade, porém muitos dizem renovados, mas, somente vestiram velhos e antigos hábitos que somente o depreciam, bem como todos em volta! Parabéns pela bela postagem. Agradecido pelo carinho em suas visitas e comentários, e desejo a você e todos a sua volta sempre felicidades, grande abraço e até mais!

Cacá - José Cláudio disse...

Oi, Néia! Que analogia bonita você nos traz. Apesar de por aqui as estações estarem perdendo pouco a pouco suas nuances em função de devastação ambiental, o outono ainda continua sendo esta representação da renovação. E que em nós pelo menos não seja diferente. Ótima a sua crônica. Meu abraço. paz e bem.

Sonhadora disse...

Minha querida

Um texto muito belo...a vida corre e quando damos por ela já é Inverno, adorei e deixo beijinhos com carinho.

Sonhadora

Flor da Vida disse...

Amada, vim te trazer carinhos e te dizer que se acaso eu não vier aqui por esses dias, é por causa da dificuldade que estou tendo com a conexão da internet... Mas espero que esse problema seja logo solucionado, e eu não perca nenhuma de suas maravilhas...
Abraços e beijos meus pra ti.

Louro Neves disse...

Na minha terra não tem outono;só o há no calendário e nos livro didáticos. Gosto muito dos filmes que retratam o outono, aquelas folhas voando pelo chão, como é lindo!
E sua crônoca, então...Sensacional!
Grande Néia,tenha em mim um seguidor a mais.

Leo disse...

O outono é a estação que mais gosto, é tão inspirador. vejo que te inspira também.

Um Beijo, com ares amenos.

Socorro Melo disse...

Oi, Neia,

O outono é uma estação linda, agradável, romântica, e gostei da sua colocação, de que Deus foi primaz nos detalhes, sem dúvida.
Pena que aqui na minha região não temos o outono, só verão e um curto inverno. Linda postagem, viu?

Grande abraço e bfs
Socorro Melo