25 de mar de 2011

Saudade

Somente o tempo é capaz de ensinar
que sentir saudade faz bem,
pois só se sente daquilo que foi bom,
é como voltar sem nunca ter ido,
trazer para bem perto o que se foi.
É estar junto embora distante,
viver a eterna magia do querer bem.
Nas minhas elucubrações descobri
que tenho saudade das almas bonitas
que, num passado longínquo,
viviam sem nenhuma prescrição de prudência,
não era preciso, num único olhar a confiança fluía,
uma rígida e autêntica dignidade existia,
o mundo ainda não era hostil.
Dou vazão à minha melíflua saudade,
basta uma olhadela distraída ao passado
para cruzar a ponte da memória e buscar os que tanto amei.
Quero tê-los por perto, ao menos na lembrança,
prefiro essa terna saudade ao meu lado
que a angústia de uma vazia e frívola solidão.







Direitos Reservados

49 comentários:

martinha disse...

Saudade, como é bom senti-la, carrega-la no peito e deixar as lágrimas esorrerem pelo rosto livremente para lavar a alma... Neia parabéns pelo seu dom, você é uma pessoa especial, beijo e té+

Lúcia Soares disse...

Néia, é uma verdade absoluta a que só se sente saudade do que foi bom e das pessoas que valem a pena. O texto é lindo, como tudo que você escreve, e agora me deu tantas saudades, de tantas pessoas!
Amanhã mesmo, 26/03 seria o aniversário de uma cunhada que é muito amada. Ela se foi há 10 anos.
Até hoje vive conosco, tudo nos faz lembrarmos dela, já não sofremos a dor da perda, a saudade consegue ser até doce.
Às vezes pensamos até que ela "se livrou" de tantas coisas, indo embora tão cedo como foi, aos 57 anos.
(Fiquei muito saudosa!)
Beijos!

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!

Mas que texto mais lindo!!!É a mais bela e verdadeira forma de sentir saudade!!!
**Me empresta seu texto??
Combina muito como penso, se permitires coloco no blog(com os devidos créditos).Mas se não quiseres, entendo!

Beijos
Bom final de semana!!

Rô... disse...

bom dia ,Néia!!!

que linda a sua expressão de saudade...
parece um doce lamento carregado de emoção,
que vem de dentro da sua alma...

muito lindo...
cheio de sensibilidade e leveza,

uma linda sexta
beijinhos

Misturação - Ana Karla disse...

Maravilhoso!
Sem palavras.
Xeros

chica disse...

Saudades tão bem trazidas aqui...Eu tenho saudades boas...Todos temos, fazem bem!Mas temos umas que nos deixam tristes;;;tenho saudades hoje da minha mãe normal, viva de verdade e não como ela ficou...beijos,lindo fds!chica

Debbie disse...

Saudade doi, mas faz bem...
Uma amizade que não existe saudade é muito sem graça.

Mônica disse...

Néia
Eu tenho saudade do meu pai o tempo todo.
Constantemente. E assim o torno vivo dentro de mim.
Tenho saudade de minhas amigas que estão lá em casa.
Só assim posso imaginar que ainda posso contar com elas daqui a pouco ou daqui a alguns anos ou dias.
tenho saudade de tudo.
Mas so´ das coisas boas!Elas ficaram eternas dentro de mim e so a saudade basta para perpetua-las
com carinho Monica

Mônica Bif disse...

Ai ai, saudade, nem me fala... Rssss. Ultimamente tenho sentido muitas saudades, dos amigos distantes, daquela pessoa especial, enfim, dos amores da minha vida, que em breve espero reencontrá-los. Saudade tem tudo a ver com amor. Bjkas!!!

BIA disse...

Oi Néia!!!
Saudade é um sentimento bom, mas dói muito quando aqueles que amamos já partiram, no entanto eu tenho saudades de muitas pessoas que já partiram deste mundo, como diz Bob Marley: "Para que levar a vida tão a sério se ela é uma incansável batalha da qual jamais sairemos vivos“, por isso acho tão importante valorizar cada segundo da vida porque nunca sabemos até quando vamos estar nesta terra ainda mais neste mundo louco e violento.
Bom fim de semana!!!
Beijos
Bia

Evanir disse...

Querida amiga..
Creio que a saudade dói tanto ..
Que na verdade só Deus cura e ameniza essa
dor que segue conosco até o Fimm das nossas vidas.
Com o passar do tempo se torna amena mais doida sempre.
Um feliz final de semana beijos carinhosos,Evanir.
http://aviagem1.blogspot.com/
www.fonte-amor.zip.net

Carla Farinazzi disse...

Oi Néia!

Que texto lindo, minha querida.
Realmente, você bem disse, só se sente saudade de algo que foi bom. Talvez por isso que ela traga um pouco de dor também... Dor que vem da vontade de querer que a aquela sensação da qual se tem saudade, se repita... Ou que aquela pessoa volte, viva de novo...Ou que aquilo que aconteceu se repita.

Beijos,

Carla

Mabel disse...

Olá Néia! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Dora Regina disse...

Néia, eu gosto de sentir saudades, de pessoas, de lugares, de algo que passou e que marcou a nossa vida, como já disseram, só se sente saudade do que foi bom...
Um grande abraço! Bom fim de semana!

Helena Pavan Guimarães disse...

Linda a sua definição de saudades
Beijo
Helena

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!

Obrigada!!!Vou colocar hoje no blog!!
Muito obrigada!!
Beijos!!

Cacá - José Cláudio disse...

Os olhares "distraídos " para o passaso são os que constumam fincar na gente as mais gostosas saudades, posto que descompromissados de resgates, de retornos. São apenas um gosto agradável de sentir com o coração. Adorei, Néia! Meu abraço. paz e bem.

Denise Portes disse...

Néia,
Saudade eu sinto de alguns amigos que já partiram e que deixaram um carinho eterno em meu coração.
Um beijo
Denise

Lívia Azzi disse...

Belíssimo, Néia!

gostaria de tê-lo escrito... expressa tão bem as saudades que sinto...

Um dos mais belos poemas que já li sobre sobre saudade!

Beijos e carinhos...

Patrícia disse...

Amei!
É assim que vejo a saudade... :)

Beijo e bom final de semana.

Sotnas disse...

Olá Néia, desejo que tudo esteja bem contigo!
Falar de saudade em tão belo poema, e também uma bela imagem, assim parece tão bom sentir saudades!
Parabéns pela sensibilidade, dos teus escritos expressando este muitas vezes doloroso sentimento, assim dizem alguns, ao menos pra mim, eu até gosto da saudade, pois me faz lembrar ótimos momentos!
Desejo a você e todos ao redor infinita felicidade, e muito feliz estou por suas visitas e comentários, abraços e até mais!

Valéria disse...

Oi Néia!
Quanta sensibilidade!
Amei seu texto diz o que sinto, muita saudade dos meus pais que já se foram há muito tempo! Nunca fui irmã e deixei de ser filha muito cedo, é triste! E a saudade é um alento!

Socorro Melo disse...

Néia,

Penso como você. E sinto saudades do mundo em que não vivi, daquele que não era hostil, e onde existia a confiança e a dignidade, e digo mais, o respeito mútuo. Excelente texto.

Bjinhossss
Socorro Melo

Pelos caminhos da vida. disse...

Acabei de ler esse seu texto no blog da amiga, Vivan.

Sentir saudades é sinal de que estamos vivendo, recordando dos tempos bons e pessoas lindas...

Bom fim de semana Néia.

beijooo.

welze disse...

olá minha linda. agradeço muito suas visitas e palavras. ainda estou meio que assustada e triste, mas sei que logo logo passará. bom final de semama

Leo disse...

E é por isso que sou carregado de saudades.

Lindo texto como sempre!

Beijos!!

Cristina Lira disse...

Oiii!!!

Que bom vir aqui e poder me encantar com estas tuas palavras. Amei tudo por aqui.
Bjos no coração e tudo de bom...
Se cuida, tá?
Bjão *.*

andreiaborba disse...

Néia querida!
Que linda forma de exprimir a saudade...
Adorei!
Bjs! Déia

Juma Durski disse...

Nasci, cresci estudei, casei.
Tive uma querida mulher
Uma, e depois outra filha.
Hoje, no meio da multidão
Sinto-me aqui em Campo Mourão
como se estivesse só numa ilha.

Deus chamou minha mãe e meu pai
Deus faz como ele quer
Pois tão cedo
Chamou de volta milha mulher.

Minhas filhas estão longe
Do oceano, muito além
Elas lá com saudades
e eu aqui também.

E eu aqui sózinho
Com minh'alma em revolta
Não terei eles de volta
Vou procurar a quem?
Néia, seja feliz com a saudade
pois infelizmente
para muita gente e a mim
ela não faz bem.

Assis Freitas disse...

melíflua é palavra que flui, flutua, fulgura, mana feito mel


beijo

Regina Rozenbaum disse...

E vivemos assim...com saudades daquilo que "tivemos"...daquilo que sentimos de muito bom. Às vezes fico me perguntando: será que de tantas saudades não as fazemos nossas companheiras solitárias?
Beijuuss, amada, n.a.

Sonhos De Deus disse...

A nossa alegria supera nossa tristeza, nosso consolo supera nossa dor, nossa fé supera nossa dúvida, nossa esperança supera nosso desespero, nosso entusiasmo supera nosso desânimo, nosso sucesso supera nosso fracasso, nossa coragem supera nosso medo, nossa força supera nossa fraqueza, nossa perseverança supera nossa inconstância, nossa paz supera nossa guerra, nossa luz supera nossa escuridão, nossa voz supera nosso silêncio, nossa paciência supera nossa impaciência, nosso descanso supera nosso cansaço, nosso conhecimento supera nossa ignorância, nossa sabedoria supera nossa tolice, nossa vitória supera nossa derrota, nossa ação supera nosso tédio, nosso ganho supera nossa perda, nossa resistência supera nossa fragilidade, nosso sorriso supera nosso choro, nossa gratidão supera nossa ingradidão, nossa riqueza supera nossa pobreza, nosso sonho supera nossa realidade... Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! (Pr. Edilson Ram)Um domingo e uma semana de vitórias Deus é com tigo creia! TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOTFICA COM NOSSO PAPAI já estou te seguindo te encontrei através de uma amiga,post teu comentario vai ser uma benção prs seguidores e visitantes uma semana com muita sorte de benção!!!

Sandra Portugal disse...

Belissimo tema! Belíssimo texto! Viver as perdas, vivar intensamente cada lembrança e cada saudade é fundamental para manter em nós momentos marcantes, pessoas importantes, sentimentos maravilhosos. Tudo vale a pena! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Zi disse...

Saudade é uma palavra que só existe em português e não tem tradução.. mas é tudo isso que vc escreveu... lindo poema! E Não quero sair daqui... sou sua seguidora! beijos Zí

Fernando Imaregna disse...

Oi amiga Néia...

Agradecendo a visita e o comentário...
Sempre muito bom passar por aqui e ler seus textos...este é magnífico, um poema que nos leva às coisas boas do passado, as pessoas que marcaram nossas vidas, as saudades que ficaram...

Show...muito mesmo...

Um beijo fraterno, tenha uma semana abençoada e um fim de domingo em paz...

Inté

Marinha disse...

Néia, que texto maravilhosamente perfeito!!! Lindo, amiga! Lindo!
Bjo pra ti.

Julliany kotona disse...

Que nessa semana duas portas
possam se abrir para você:
A do saber e do amor.
O saber compreende a vida,a segurança em seus caminhos.
O amor coloca você em estado de alegria pura.
por ser uma semente divina,multiplica-se em seu coração.

Tudo é possível
Todos os sonhos...
Toda a existência...
Todos os desafios...
Tenha fé!

Para você...
Muita paz e luz,nessa nova semana que se ínicia.
Bjos.

Julliany kotona disse...

Há dois lado da saudade o bom eo ruin,o bom é que se há saudade é porque foi bom e marcante mas tbm se ha saudade é porque ja não se faz presente isso doi tanto =/ bjks amiga ameeeeeeei o post;*

Pelos caminhos da vida. disse...

Uma semana de gdes realizações e muitas bençãos para todos nós Néia.

beijooo.

Ivana Maria disse...

Saudades é o que mais me move em direção da sensibilidade. Felizes os que sentem saudades, esses sim viveram dias que merecem ser recordados. bjs.

Vinicius.C disse...

Olá!!

Que a saudade seja companhia, o remédio para ataques noturnos de nostalgia.
Que ela venha em flex, que não seja opaca destorcida, que venha com mala e cuia e passe temporadas.

Saudade é uma breve recompensa daqueles bons momentos.

Adorei seu blog!

Se puder, venha ler a mim!

Uma ótima tarde!

Mariazita disse...

Néia, querida
Vc definiu perfeitamente o que é saudade.
Na verdade quem tem saudade de coisas desagradáveis? Só se for masoquista :)))
Às vezes a saudade causa uma dor morna, que doi ao mesmo tempo que conforta - isto quando lembramos os entes queridos que já partiram e sabemos que só mais tarde (muito mais tarde) poderemos voltar a encontrar..
Gostei muito de seu texto.

Boa semana. Beijinhos

Tetê disse...

Néia querida... Eu li seu texto, alguns comentários e parei para refletir: a saudade nunca me deixa triste... Eu lembro de pessoas que já se foram mas só me vem os momentos maravilhosos vividos. A maioria das pessoas vincula saudade à tristeza. O que será que acontece comigo? Vou pensar mais um pouco sobre isso! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Bjks Tetê

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e as orações/mentalizações! Minha filha está bem, em casa. Estou ajudando nos cuidados dela mas já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Mônica disse...

Neia
Estou de novo relendo um poema tão verdadeiro e que nos renova
com carinho Monica

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Néia querida,

Que Lindo Poema!
Meu peito ás vezes sente saudades de pessoas e épocas que estão na minha memória.
Pessoas que deixaram suas marcas sempre positivas em minha Alma.
E épocas que não voltam mais, mas que fazem parte da minha vida.
Mas é tão gostoso... é aquela Saudade Suave sabe?
Para mim, é sempre bom recordar e matar minhas Saudades de tudo e todos.
Um grande beijo em seu coração!!!

Camila Monteiro disse...

Néiaaa minha amiga, tenho pavor de sentir saudades!!! Tenho horror de perder as pessoas que amo Ou de ter que viver longe delas!!! Pra mim saudades nao faz bem nao!!! Será que com o tempo muda?!

Clau disse...

Seus textos também são cultura!
Eu,por exemplo,quando me deparo aqui com uma palavra que não conheço,recorro ao dicionário.
Adorei:"Saudade".

Abraços!

LILIANE disse...

Néia....
sou apaixonada pelas imagens que traz.
pode ter certeza, hoje vou pensar nela o dia inteiro, rsrs.
saudade... as vezes dói, as vezes me causa tranquilidade.
é bom ter saudade de alguém que a gente teve oportunidade de conviver bem.
beijos pra você minha amiga.