1 de abr de 2011

Fé na medida certa!


     Estou escrevendo logo pela manhã como prefiro sempre, escuto uma música que toca ao longe vinda não sei bem de onde, alguns vizinhos mais distantes costumam deixar o rádio ligado nesse horário. Fico tentando entender porque algumas pessoas precisam manter o som alto do que estão ouvindo, seria a vida  sem graça se não partilhassem o que gostam de ouvir? Embora para mim o som esteja chegando um pouco distorcido pelo vento que sopra inclemente, posso ouvir a canção que diz: “Céu, lindo céu, é um lugar que Deus preparou pra mim”. A melodia é linda, fico com esse verso na mente, cantarolo-o a todo instante, tenho que dar a mão à palmatória e admito, agora foi bom alguém ter deixado o som elevado a ponto de chegar aos meus ouvidos também.
     Dou um tempo no texto que estou criando e observo o vapor que sobe da xícara ao meu lado. Motivada pela música, penso que a fé é tal qual esse café quente que bebo neste instante, ele precisa estar bem aquecido para que eu sinta os seus efeitos benéficos e prazerosos , porém uma vez frio o meu paladar irá captar apenas um gosto ruim, um aroma nada agradável e, inevitavelmente, será deixado de lado. Dessa forma também a fé não deve ser fria, nem tampouco morna e para ser bem vivenciada deve ser mantida sob o calor da oração. Porém nunca é demais lembrar, até mesmo na crença é aconselhável não se perder em excessos, pois esses costumam resultar em fanatismos e pode por abaixo o que a fé presenteia de mais bonito, a leveza de espírito.
     Continuo ouvindo os versos da música e penso que creio numa boa medida, o bastante para eu ter a certeza que Deus está preparando um lindo céu para mim também.


50 comentários:

SARA disse...

Oi Néia!
Quem tem Fé, leva a Vida com mais serenidade.
Bjs e um excelente fds.

✿ chica disse...

Acredito que esses rádios em volume alto, são usados pra abafar o barulho que as pessoas trazem dentro de si sem se dar conta...Lindo teu texto. Ótimo dia e bom fds!chica

Julliany kotona disse...

"Sorria,
Sempre nos momentos
de tristeza e angústia
Para que a alma não se acostume ao sofrimento,
não se cale em desespero,
e não adormeça eternamente
Sorria,
Para que a vida seja mais bela
Para que o amor seja mais forte e verdadeiro
Para que as flores e tudo mais possam fazer sentido
Sorria
Sempre que a vida parecer confusa
Para que as luzes possam brilhar,
e para que as respostas e soluções possam surgir,
para os problemas serem mais fáceis de serem resolvidos...
Sorria
Em todos os momentos da vida
Porque o sorriso é um remédio para
todas as dores, e um meio de se chegar
a completa e verdadeira Felicidade"!

Tenha um exelente fim de semana de muitas realizações bjos.

Camila Monteiro disse...

Néia, acredito na máxima que diz que tudo que é demais faz mal. Desde chocolate até a fé, com exageros nos tras problemas, tenho pavor de fanatismo religioso mas nao deixo de ter fé e acredito em Deus, rezo todos os dias mas as pessoas nao precisam participar disso, é algo meu, particular!
Mantenho aquecido, mas dentro de mim! Adorei tua comparação. Beijos e excelente final de semana!

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!!

Sorte que a música era boa...e ainda lhe trouxe inspiração...nem sempre temos esta sorte!!
Ótimo seu texto!!A fé na medida certa é benéfica, traz paz...O fanatismo gera angustias e desunião...quando falta o respeito e se começa a achar que a sua fé e melhor do que a do outro...
O equilíbrio é fundamental na vida!!
Adoro como você expõe o que pensas!!!
Beijos pra ti!!
Bom final de semana!!

martinha disse...

Bom dia Neia tudo bem? Sabe que infelizmente eu ouço TV, rádio em som alto, td mundo aqui de casa reclama, mas isto ocorre pq tenho problema de audição, apesar de lutar contra isso... Certamente a fé é algo que deve estar sempre presentes em nossos corações mesmo que o café esteja frio, pois enfretar as dificuldades sem a fé para esquentar o café é sem dúvida muito mais complicado, beijo e bom fim de semana:-)

Denise Portes disse...

Néia,
Eu acho que esse foi seu texto que mais gostei. A fé é que ilumina meu caminho e me faz acreditar que não estou aqui por acaso.
Um beijo
Denise

Mônica disse...

Neia
Ter fé. Estou lendo um livro lindo escrito em 1977 na escola da oração.
E fala dos que vieram antes de Jesus e como tinham fé.
Voce escreveu com muito cuidado. Eu adorei cada linha.
com carinho Monica

Mary ♥ Mur disse...

♥love your blog♥

Valéria disse...

Oi Néia!
Que texto lindo!
Para tudo na vida tem que haver equilibrio! O excesso desvirtua tudo... Até o amor! Bjos e bom final de semana!

Sonhadora disse...

Minha querida

A fé nos ajuda a caminhar todos os dias, temos que ter alguma coisa que nos dê esperança e a fé em algo nos ajuda, adorei o texto e deixo um beijinho.

Sonhadora

BIA disse...

Que lindo Néia!!! Eu tenho muito fé em DEUS e na vida, é meu melhor companheiro, sei que está comigo sempre, minha fé é inabalável e levarei eternamente comigo. Infelizmente alguns distorcem a fé e entram num fanatismo, tão bem colocado no teu texto, como tu fala tudo tem que ter a medida certa, mas alguns são sem noção ou não tem um minímo de bom senso.
Tenha um ótimo fim de semana!!!
Beijos
Bia

Clau disse...

Boa tarde Néia :)
Sábias palavras...
Linda reflexão.
Bjs!

Regina disse...

Olá Néia!
Fé... que palavrinha, mas com significado tão grande não é mesmo?
Muitas vezes dizemos que temos fé, mas num momento de angustia se desepera e acaba esquecendo que tem a tal fé!
Fé real é aquela que não se abala com as dificuldades e que avança sem medo do pior!
beijos
tenha um ótimo final de semana!!
Adeus timidez nas crianças - www.psicologaregina.blogspot.com

Mariazita disse...

Olá, Néia
Com verdade se diz que "no meio é que está a virtude" e "tudo que é demais é erro".
Ter fé é muito bom, dá beleza à vida e conformação perante as adversidades.
Mas não podemos esquecer que em nome da fé, de praticamente todas as religiões, se cometeram as maiores atrocidades, morticínios e verdadeiros horrores (e ainda hoje se cometem).
Por isso, na fé, como em tudo, há que ter moderação, nada de fundamentalismos nem fanatismos.
O seu texto está muito bom.

Bom fim de semana. Beijinhos

Louro Neves disse...

É realmente falta de bom senso aumentar o volume do nosso som sem estar nem aí para a vizinhança. Nessa questão também nem vale argumentar questão de fé, porque aí, se o vizinho não compartilha de nossas crenças, passa-lhe a ser fanatismo a nossa audácia. O que quer que ouçamos através das caixas, jamais podemos adotar o lema: "Os incomodados que se retirem".
O bom senso é a lei!

Mônica Bif disse...

Oi Néia! Brilhante o seu texto, é inspirador, as palavras que colocastes acerca da fé, foram bem precisas, concordo plenamente com a caracterização que fizestes. Fé deve ser na medida certa, nem ao ponto de levar ao fanatismo nem ao ponto de levar a frio gelado do inverno espiritual, os dois extremos são péssimos marcos, pior de tudo, péssimos exemplos... Bjkas, ótimo final de semana pra vc!

Mabel disse...

Olá Néia! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Andy Santana disse...

Que paz de blog... adorei conhecer o seu espaço... beijos e um otimo final de semana.

Fernando Imaregna disse...

Oi Néia...

Brilhante postagem...
Nem tudo "céu", tampouco a "Terra"...medidas exatas para vivermos melhor e felizes...e ainda por cima embalado por uma boa melodia...Magnífica manhã essa...inspiradora...

Um beijo, e grato pelas palavras sempre carinhosas lá no meu espaço...
Deus te abençoe !

Betha Mendes disse...

Néia,

já escreveram que "fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus escreva o que quiser".
a fé é um exercício, uma prática na qual contém muitas outras, por isso devemos alimentá-la sempre e servir como um bom café, sempre quente!

bjs

Betha

Dora Regina disse...

Sem fé é impossível agradar a Deus.
Muito obrigada por suas visitas e valiosos comentários.
Um abraço!

Daniele disse...

Bom dia, amiga!
Estava com saudade dos seus textos carregados de si e de emoção.
Belíssimo texto e muito verdadeiro também.

Meus visinhos não têm o mesmo bom gosto que os seus...aqui, ouço o que abomino.

Pelos caminhos da vida. disse...

A Fé torna nossa caminhada mais leve...

Bom fim de semana pra vc Néia.

beijooo.

Adelaide disse...

Mesmo sem meu fiel companheiro, não posso nunca deixar de passar aqui para ver o quanto os lugares que visito estão em sintonia com o que penso. Ontem a noite comentávamos (minha irmã e eu) sobre o quanto é difícil para algumas pessoas quando vítimas de fatalidades ou violência manterem sua fé, mas também não admitem que não a teem ou que está em estado latente..... Questionar o motivo de Deus ter permitido acontecer é o mesmo que admitir que Ele está errado. Independente de religião ou credo precisamos e muito crer, ter fé é isso que torna nossos dias harmonicos e felizes.
Perdão me alonguei demais para falar que Eu Creio, e sei que esse é o motivo de ter mais dias felizes, do que a grande maioria diz ter (o que não quer dizer que não tenha vivido grandes trajedias)
Tenha um ótimo dia
Abraços

Evanir disse...

Querida amiga..
Um lindo e feliz final de semana
beijos no coração ,Evanir.
Hoje especiamente a postagem é poema do Machado de Calos.
nosso amigo querido.
http://aviagem1.blogspot.com/

Marinha disse...

Que paz trouxeste para meu dia, amiga!
Lindo post!
Bjo e sorrisos pra ti.

Maria Luiza disse...

Néia, quando vou estender a roupa no varal, cheirosinha e olho para o céu lindo de arrepiar, de um azul tão intenso, tão profundo e nele as nuvens tão brancas, começo a cantarolar essa mesma música: Céu, lindo céu é o lugar que eu quero morar, prá sempre". Bem, como eu adoro a minha casa no universo, como eu amo o nosso planeta e não quero deixá-lo tão cedo... parei de cantarolá-la com medo de Deus atender o meu pedido...kkkkkk. Acredita??? A música é da Adriana, uma cantora católica. Vou seguí-la, pois achei tudo aqui muito legal! Bjbjbj

Leo disse...

Fé é muito importante, tão ruim quando estamos esgotados e não conseguimos mais sentir isso. Mas o céu azul é um renovador!!

Um Beijo Néia.

Rô... disse...

oi Néia,

que bom que é ter fé...
nos leva a longas distâncias,nos mostra o caminho certo,
nos dá força e confiança...

beijinhos minha amiga
e um lindo domingo

Maria Célia disse...

Boa noite, Néia
Belo texto. Sem fé não somos ninguém, precisamos acreditar em algo bom, senão a vida se torna um fardo e bastante árida.
Bjos

Carolina disse...

"Porém nunca é demais lembrar que, até mesmo na crença, é aconselhável não se perder em excessos, pois esses costumam resultar em fanatismos e pode por abaixo o que a fé presenteia de mais bonito, a leveza de espírito"
Você foi perfeita nesta colocação,há de se ter leveza para que a fé seja algo constante em nossas vidas,sem amarras nem imposições de nenhuma natureza, simplesmente algo mais forte morando dentro de nós.
Perfeito!
bjos meus

Livinha disse...

Néia, o céu preparado, são teus versos escritos nas pautas do infinito.
Cada letrinha uma raíz de gramado, palavras formadas, semente de flores, nascentes cor de rosas... em cada virgula, tuas pausas, a inspiração a te bater a porta, se convidando para entrar... E cada ponto a nota concluida, eis a canção que os anjos pra ti haverão de cantar o que haverás de se lembrar, que foram as mesmas canções tercidas um dia pelas tuas mãos...

Lindo texto para um fim de semana mais otimista
a sentir luzes de emanações, sobre fronte em calmaria...

Carinhos de beijos

Livinha

Andréia B. Borba disse...

Néia, querida, que lindo e inspirador esse texto com o qual você nos presenteou...
Bjs minha querida!
Déia

Julliany kotona disse...

Bom domingo amiga.

Francikley Vito disse...

Parabéns - outra vez - parabéns!Um abraço.

Eve disse...

E um lindo céu pra todos que têm fé na medida! ;)

Bjs!

Cristina Lira disse...

Oiii...
É sempre bom vir aqui e receber essas energias que fluem de suas palavras.
Energias que inspiram e acalmam, que agitam e nos poe pensamentos e ideias na cabeça.
Bjos no coração e tudo de bom pra vc. É bom poder estar aqui...

Denise disse...

Olá Néia, cheguei pra espiar tua bolsa...rs (vim do Divã), pressentindo um momento de agradável e divertido. De fato foi assim, enquanto conhecia todo o conteúdo de seu kit sobrevivência (misericórdia!...rsrs) rindo, observava a fluidez com que escreve - ampliei o passeio e gostei muito daqui, inclusive da melodia da música religiosa que te inspirou...gostei muito da analogia que fez com o café, apreciei tua reflexão...muito legal.


Um ótimo domingo.
Bjo

Kell Alves disse...

Acho lindo o tom bucólico de suas postagens q imagino sempre em tons marrons e pastéis. Me fazem divagar... Música linda essa. Amo muito.

Assis Freitas disse...

a fé não costuma falhar,


beijo

Ivana Maria disse...

Que lindo, Néia. Adorei o seu texto. Muito suave, mesmo. bjs

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!

Bom início de semana!!
Que tenha sempre gratas surpresas pelo caminho...e muitas inspirações para escrever!!
Beijos pra ti!!

Mônica disse...

Neia
Voltei pra dizer tenha uma boa quarta feira
com carinho MOnica

Julliany kotona disse...

Que seus objetivos,sejam conquistados
Desejo que tua semana seja iluminada,
cheia de paz saúde e prosperidade.

Que Sua capacidade seja tão aprovada
como a alma mais povoada…
E nosso afeto seja tão verdade
como é nossa amizade."

Um grande beijo,tenha uma exelente semana,cheia de novidades e realizações.

Tetê disse...

Neia querida... Essa música é mesmo muito gostosa de cantarolar! Eu sou uma "cantarolante" de mão cheia. Não sei nenhuma letra completa e muitas vezes parte das melodias me escapa, mas os pedaços que sei, cantarolo! rs...rs...rs... E quanto ter a medida certa para a fé, nada que passe da medida é bom! Chega de fanáticos nesse mundo, né? Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Bjks Tetê

Sonhos De Deus disse...

Muito bom o texto minha querida.Faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo,vc é uma benção teu blog também, um lindo final de semana com toda sorte de benção!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Socorro Melo disse...

Oi, Néia!

Aprecio essas reflexões que se baseiam em fatos do cotidiano. Uma bela imagem você fez, comparando o café à fé verdadeira. E eu creio que seja assim também, na medida certa. O café quente, em excesso, é insuportável, ninguém aguenta beber, a fé acima do limite vira mesmo fanatismo, portanto, ambos, nem frios, nem mornos, nem fumegantes, mas quentes, sempre.

Obrigada pelas visitas
Beijos
Socorro Melo

LILIANE disse...

Néia
eu particularmente, adoro esta canção...
é linda mesmo.
Agora a Socorro falou tudo!

Nem sei se foi intencional. rs
Mas o café quente ilustra muito esta situação de fé que nós precisamos compreender.

Você é uma das pessoas que me conhecem bem e sabe como eu já sofri com esta questão de fé e religiosidade

Hoje Néia, graças a Deus, superei aquela crise de fé.
Estou serena.. tranquila, em paz.
e sei que o fanatismo não nos ajuda a chegar perto do Criador.
só nos afasta Dele.

Você foi uma das pessoas que certamente me aproximou do Pai do Céu.
muito obrigada querida amiga
um beijo carinhoso.