3 de jun de 2011

É de manhã...

...e um odor melífluo corre, mansamente, pela casa adentro. Um convite a despertar, espreguiçar e assim ficar, logo cedo, de bem com a vida.
Duas colheres de pó no coador e como toque especial uma boa dose de amor, um detalhe que faz qualquer um se recompor, até mesmo das dores da alma se preciso for.
Água de boa qualidade e numa quantidade calculada até mesmo pelo olhar, esse que também é capaz de enxergar as sutilezas das primeiras horas do dia.
O açúcar é a gosto, mas não custa lembrar, somente o coração é capaz de acrescentar docilidade a todas as coisas da vida.
A ebulição tem um grau adequado, nem pouco, nem muito, explosão de fervura jamais! velho e sábio equilíbrio, que até nesse momento é preciso, para dar bom sabor à bebida e por que não à vida?
Essa é a receita do café aqui de casa, no entanto, cada qual deve ter a sua e pode ser um pouco mais requintada ou tão simples quanto a minha. Saborear gole a gole, sentir o aroma embriagante que sobe, lentamente, da xícara, são pequenos prazeres que, na correria do dia a dia, sequer são percebidos, mas que podem até fazer a manhã ficar mais bonita.

(Esse texto faz parte do projeto "Dois Olhares" de Néia Lambert e Denise Portes http://odeliriodabruxa.blogspot.com )

Direitos Reservados

34 comentários:

Denise Portes disse...

Néia,
Esse cheiro da manhã, do dia começando, acordar e sentir o cheiro do café pela casa é uma lenbrança que se renova todos os dias...
Um beijo
Denise

Marli Borges disse...

Neia,
Sua receita de café é ótima, mas não é simples. Não mesmo, ao contrário, é complicado para muitos. Tem ingredientes especiais que poucos tem olhos para ver. Também tenho uma receita de café. É "simples" e eu a coloco em prática todas as manhãs, quando estou em casa.
E, quando em viagem, trato de aproveitar muito bem o que os ambientes têm pra me oferecer. Touché!

Lindo o texto, gostoso de ler.
Agora vou na Denise.
Bjssssssss

Misturação - Ana Karla disse...

E esse café aí tá mesmo de beber um litro de uma vez. kkkk
Bom final de semana
xeros

Francikley Vito disse...

Néia, parabéns pelo lindo texto. Um abraço.

✿ chica disse...

Que beleza e deu vontade desse café,,,beijos,chica

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Néi
Dizem que café de homem é diferente do de mulher,acho que é verdade, o meu é gostoso, mas é bem forte e amargo. Café de fumante rsrsrs
Bom fim de semana
Bjux

Lúcia Soares disse...

O cafezinho da manhã é indispensável.
Mesmo com a glicose querendo subir, avisei à minha mpedica: Só do adoçado do café da manhã não abrirei mão!
Para mim, nada de adoçantes artificiais.
Lindo texto, como sempre.
Beijo

Debbie disse...

Amei suas palavras e a imagem...
Pq o meu café nunca ficou assim?? rs

Debbie disse...

Engraçado acabei de fazer café... acho que vou tomar um pouquinho

Sotnas disse...

Olá Néia, que tudo esteja e permaneça bem contigo!
Com tua enorme sensibilidade em ajeitar as palavras e esta bela imagem você nos brinda com esta belíssima e apetitosa postagem, pois esta imagem deixa até quem não tem o costume, querer tomar café! Muito boa postagem mesmo!
E o texto sempre com palavras que tem como finalidade expressar teus sentimentos!
Irresistível postagem!
Agradecido pelas visitas e comentários sempre gentis desejo a você e todos ao redor, intensa felicidade e deixo um enorme abraço e, até mais!

Louro Neves disse...

O café da manhã é realmente bom fortalecedor! Como abri mão dessa delícia por razões médicas, só posso me deixar embalar pelo aroma do seu texto e dizer: que dia lindo! que vida boa!

Fernando Imaregna disse...

Oi Néia...

Hummmmmmmmmmm nada como um cafézinho coado bem de manhãzinha..
Aqui em casa normalmente sou eu que faço, e lá no andar de cima minha mana mais nova já sente o cheirinho do Melitta....hehehe (propaganda...hahahahaha)...deixa um aroma pela casa que realmente faz o dia se tornal mais agradável...

Adorei que tenha feito referência à "quentura" da água....jamais deixar em ebulição total...

Um beijo carinhoso para ti...Deus te abençoe !

BIA disse...

Oi Néia!!!
Ainda não tinha lido alguém descrever tão bem e deliciosamente um café... Ah! A maneira de prepará-lo com dedicação e afeto é que faz toda diferença... Adoro cappuccino com chantily, canela e lascas de chocolate... Nossa!!! Esse teu post me deixou com água na boca... A imagem ficou super bonita!!!
Ótimo fim de semana!!!
Bjus
Bia :)

Valéria disse...

Oi Néia!
Texto muito inteligente com leves toques de rima!
Que delícia de café, adoro sempre!
O seu é especial, com ingredientes muito especiais!
Grande beijo e delicioso final de semana!

Tais Luso disse...

É, Néia, diria que este não é um café comum. Este café, feito assim, tem gosto doce, coração leve e alma aberta transbordando de delícias. Lindo texto. E o perfume já chegou em muitos recantos, dá pra notar...

Meu carinho pra você, com sabor doce.
Tais Luso

Ivana Maria disse...

Adorei o texto, Néia. Tão... saboroso! As palavras nele parecem mesmo exalar o cheirinho gostoso do café, daquele feito com simplicidade e de que quem faz para compartilhar com aqueles a quem ama. Aceito um pouquinho. Pode caprichar no açucar, de amargo eu não aceito nem a vida. Aliás, principalmente esta deve ser bem docinha, conforme a sua receita, não é, amiga? bjs, querida.

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!

Ah!!...Que delícia de texto!!
É...o açúcar é gostoso,mas só o coração pode adoçar a vida!Lindo isso!
Beijos.
Bom final de semana!
*Quando puder, visita meu blog novo?Gostaria de ouvir sua opinião.Obrigada!

Anônimo disse...

Até hj sinto falta e saudades desse cheiro que inalava todas as manhãs no frio intenso de curitiba , qdo levantava com toda preguiça humana sobre mim e ao mal despertar se sentir feliz por estar em volta da mesa minha familia , para compartilhar o que era constante na epoca e hoje é apenas mais um lembrança da infancia ! E a saudades brota da falta do cheiro do café, da correria do banheiro, do atraso para ir a escola ! Ton Carvalho

CÉLIA disse...

Oi Néia, lendo lindas e inteligentes palavras, vejo como coisas do cotitdiano, coisas tão simples, possam transformar-se em composição de palavras e pensamentos memoráveis. Lindo!!!!!!

Bjs
Da sobrinha que te ama!!!

Célia Guerra

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Neia, que perfume, que delícia, que sabor esse teu texto. Café não é vicio, café não é para após o almoço, não é somente para saciar a fome das manhãs; café é vísceral!

Por um desses acasos da era virtual visitei teu blog, e minha paixão pelo café fez nossas apresentações.

Grande abraço.

DE-PROPOSITO disse...

sentir o aroma embriagante
--------
Há tantos aromas que nos embriagam!...
---
Felicidades
Manuel

Flor da Vida disse...

Amada, sua receita é bem vinda, pena que nem todos conseguem captar dentro de si mesmo todos os ingredientes...
plaudo-te sempre!!!

Carinhos mil pra ti, viu?
Beijos

Evanir disse...

Querida Amiga..
Receita Santa ..
Nada melhor do que um cheirinho de casa pela casa e alguém levar para você na cama.
Delicia em dose dupla.
Um feliz Domingo beijos meus,Evanir.

Fernando Imaregna disse...

Oi Néia...

Passando para desejar-lhe uma semana serena e feliz...

Um bjo carinhoso !

Livinha disse...

Néia que saudades daqui, dos teus lindos textos e poeticos ainda.
Mais saboroso ainda fica o café, como o despertar para a vida, adoçado com Fé...
Que coisa mais linda acordar com o sabor das manhãs, com o calor dele quente a saber abraçar a toda a gente... E de tal feito o coração, seja de que medida for, é sabor, é bom...

Feliz semana pra ti querida

Bjs

Livinha

David J. Pereira disse...

Boas!

Adoro este blogue!

Podes adicionar o meu aos teus links sff?

http://davidjosepereira.blogspot.com/

Sueli Gallacci disse...

Neia!

Adorei esse texto, vc é incrível, consegue transformar um tema simples como esse em algo poético, lírico, uma delícia. Parabéns, amiga!

Sou uma apreciadora de nosso cafezinho e tenho a minha receitinha bem pessoal: adiciono uma colher rasa de chocolate ao pó. E a água não pode entrar em ebulição para não cozinhar, apenas extrair o puro sabor.

Um beijo enorme, boa semana!

Camila Monteiro disse...

Ahh que tudo é o café! esse cheiro que aquece a alma, bom demais.
Amei esse poema!
Mil beijos e excelente semana pra vc!

Socorro Melo disse...

Oi, Néia!

Eita, que cafezinho com sabor de vida, de alegria, de aventura!
Adoro café, e adoro especialmente o aroma do café, é uma delícia. E feito assim, com tanto amor, é o máximo!

Beijos
Socorro Melo

Tetê disse...

Oi, querida... Nossa... pude sentir o cheiro do café sendo coado... estou indo passar um para mim! De manhã cedo é o aroma mais gostoso de se sentir, né? Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Bjks Tetê

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Mônica disse...

Néia
Estes dias estava em Santo antonio na casa de meus tios Fernando e Hilda.
Tio Fernando faz o cafe e torra de manha. Ele não aceita torrar um dia antes; O cheirinho do café chega no nosso olfato. Uma delicia !

Nara disse...

Lindo texto, lindo blog!

Parabéns!

Pierre BOYER disse...

Lovely words about coffee...
I'm coffee addict !
Regards from France,

Pierre