29 de jun de 2011

E o frio chegou!

       É comum pessoas de outras regiões do país acreditarem que nós, aqui do Sul, estamos totalmente adaptados às baixas temperaturas, no entanto, sofremos ano a ano com as intempéries do inverno. Passamos, com tranquilidade, todas as outras estações, cada qual com as suas peculiaridades, porém somente esta é antecedida por uma ansiedade, nada normal para quem nasceu e cresceu sabendo o que é o frio de verdade.
      Um vento cortante faz com que os termômetros mintam, os graus apontados pelo mercúrio não são os mesmos que fazem doer os ossos, é a cruel sensação térmica. Embora o inverno chegue, às vezes, causando danos à agricultura, base da economia regional, ele também traz todos os seus inumeráveis encantos. A paisagem proporcionada, logo ao amanhecer, é de deixar os olhos perdidos na beleza do fino gelo nos telhados, no vapor subindo da terra ainda molhada pelo orvalho e o sol que num encontro furtivo com todos esses elementos, apresenta um brilho raro, iluminando cada canto onde o olhar possa alcançar.
    Um aconchego natural toma conta da gente, um querer ficar bem perto, uma troca de calor que não se restringe ao físico, alcança a alma, aquece os recônditos do espírito.
    Quem, por acaso, puder vivenciar toda essa magia proporcionada pelo frio, deixando-se levar pela leveza e sutileza da paisagem, não fugirá de uma conclusão inevitável, o paraíso é aqui nesse lugar!

(Esse texto faz parte do projeto "Dois Olhares" de Néia Lambert e Denise Portes http://odeliriodabruxa.blogspot.com)




Direitos Reservados

31 comentários:

Denise Portes disse...

Néia,
Vou até a sua cidade conhecer esses encantos, mas vou levar muitos casacos, pois morro de frio kkkk.Que essa paisagem te traga muitas inspirações tornando suas palavras cada vez mais lindas.
Um beijo, com carinho
Denise

Dora Regina disse...

Néia,
Eu amo inverno, acho uma estação aconchegante, calma, silenciosa...Profunda! No inverno cada um fecha-se um pouco mais a si mesmo. É como se o pensamento refletisse melhor...Inverno lembra aconchego.
Um abraço caloroso!
http://blogdedoraregina.blogspot.com/

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

excelente, Néia. Verdade, o frio tem seu encanto, tem o lado do aconchego, do agasalho quentinho, da bela neve. é sim, muito bonito!

bjs e bom dia pra vc

✿ chica disse...

O inverno é lindo ,mas podia ser menos FRRRRRio!rs...Lindo texto!beijos,tudo de bom,chica

Sotnas disse...

Olá Néia, que tudo esteja sempre bem contigo!
Belo e geladinho, claro que pela época, este teu texto, pois com tua sensibilidade descreve um amanhecer e seus acontecimentos de forma tão deveras que aumentou mais ainda a vontade que tenho de conhecer estas cidades ao sul deste país, e sem contar que eu adoro o inverno, é uma estação que me faz muito bem e faz sentir mais disposto! Parabéns pelo belo texto e por esta belíssima imagem que não estamos acostumados a ver ao menos pelas bandas de cá em São Paulo!
E deveras agradecido, por tuas visitas e comentários sempre tão gentis e carinhosos, eu desejo a você e todos ao redor intensa felicidade, enorme abraço e até mais!

BIA disse...

Oi Néia!!!

Perfeito e lindo texto!!! Mas eu odeio o inverno!!! Por aqui nos pampas está um frio terrível!!! Quase morro, não dá para sair ao ar livre como se gostaria devido ao vento, chuva, umidade... fora a tonelada de roupas, prefiro o verão com suas roupas leves e vestidinhos.
Bjus
Bia :)

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Néia
Para mim, o inverno é a melhor estação do ano. É claro que com uma temperatura mais amena. Não sei como me daria nesse frio do sul. Mas que fica lindo, fica.
Bjux

Marli Borges disse...

O frio do inverno faz a gente pensar no outro... no aconchego, quer coisa melhor???
Bjsssssssss

Cacá - José Cláudio disse...

Néia, eu fiquei boquiaberto lendo uma reportagem em um site do MT, dizendo que a sensação térmica na serra catarinense chegou a -27º. Um horror! Abraços. paz e bem.

Adelaide Araçai disse...

Neia, eu adoro o inverno, mesmo que reclame um monte...rsrs Afinal os alimentos além de mais caros estão feios, pois sofrem com o frio e geada...minha horta queimou toda, tenho um é d phisalis que estou mantendo cubrindo ela todas as noites com um balde e mesmo assim não sei se vai aquentar.
Mas em compensação as roupas são um charme a parte, todos vão e vem mais bem vestidos e mais cheirosos, até onibus lotado é legal no inverno......rsrs Tem calor humano.
Abraços

margoh werneck disse...

eu aprendi a me adaptar a todas as estaçoes e assim consigo ver alegria e beleza....
vc pode mudar de profissao...se tornou uma excelente guia turistica,viu?

(ja arrumei lá.... agora pode desassossegar rs) obrigada ;)

Beijao

Tetê disse...

Aqui também o que vale é a tal "sensação térmica"! Bonitinho ver no mapa 22 graus... agora, e o vento? E quando temos o vento aliado a chuva? É ruim, heim... Quando passa na TV como está aí no sul, eu congelo só de ver! Eu fico pensando em quem não tem um bom agasalho, como é que fica? Bjks Tetê

Andréia B. Borba disse...

Néia, querida, realmente nós aqui do Sul somos abençoados com paosagens lindíssimas...
Em tempo, AMO o inverno...
;-)
Bjs meu anjo!
Déia

A.S. disse...

O meu beijO... e saudades!!!

AL

Clau disse...

Embora eu seja sulista,ainda não vivenciei essa "magia proporcionada pelo frio"...
(Vim pro sudeste ainda bebê),mas pretendo ver neve pelo menos uma vez na vida!!
Acho a paisagem do inverno deslumbrante!
Assim como a delicadeza desse texto.
Bjs Néia!! :)

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Olá Néia, distante da magia do frio de nosso Rio Grande do Sul enfrentei outros frios, como o da Florida, certamente não tão gostoso e mágico como o de nossa terra. Quero em breve estar aí novamente, provando a geada de Bom Jesus ou de São Chico de Paula; esfregando as mãos enluvadas em caminhadas pela Rua da Praia ou em um domingo no Brique. Quem sabe o tempo permita um café colonial por Gramado. Tem coisa melhor que o Rio Grande? Parabéns aos gaúchos que fincam pé na terra! Nós andarilhos, apesar das andanças por outros caminhos, deixamos sempre a marca gaúcha por onde quer que cruzem nossos passos. gde. abraço.

Livinha disse...

Olá Néia

Falaste tão bem desse frio, que maltrata os ossos da gente, esse que me leva a estremecer deverasmente...
Deste encanto em tuas letras, texto de real beleza na magia cortinada de gelo...
É lido sim Néia, mas ainda que eu não sinta o frio do sul, creio a imaginar, porque daqui do Sudeste desse país, Sampa me deixa encolhida sem saber me mexer. Ow frrrrio danado de doer e eu sofro tanto...

Deixando de cá um abraço caloroso de aconchego, pra esquentar esse frio que não mereço... rsrss

bja

Livinha

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!

Belíssima sua inspiração!!Mas pessoalmente, preferiria ver o inverno só nas fotografias...não sou amiga do frio...quem tem crianças ainda tem uma preocupação extra!!Aja roupa...e comida!!rsrsr
Beijos pra ti!
*Mas o meu paraíso a temperatura teria que ser bem mais agradável...

Bixudipé disse...

É exatamente isso que dizemos aqui, em Cachoeiro de Itapemirim-Es, em relação a todo o povo do Sul; pois, temos muitos "amigos sulinos". Mas, digo em verdade, é por palavras e visões poéticas como as suas que adoramos e objetivamos conhecer o inverno gaúcho, por exemplo. Nós, cachoeirenses e capixabas, vivemos ao sol de 40° o ano todo. No inverno temos uma tremenda baixa; chegamos aos 22° ou 20; quase morremos de frio, pode acreditar -rs.

Mônica disse...

Neia
Aqui em BH também o inverno chegou com toda sua magia mas quem sofre mesmo é nossos velhinhos. Mamae está com crise de asma e já esta medicada mas não pode nem pensar em ir pro inteior porque lá o frio esta muito pior.
Mas eu adoro o invberno e dormir agasalhadinha
com carinho MOnica

Socorro Melo disse...

Oi, Néia!

De fato, a paisagem de inverno é encantadora, apesar de melancólica. Já tive o prazer de conhecer o frio, aí da Região Sul, e realmente é de gelar os ossos, kkk
Aqui, na nossa Região Nordeste, só temos duas estações: verão e inferno, kkk (nossa, é quente demais!).
Mas, atualmente o clima está ótimo (entre 22 a 24 graus nos dias mais frios) viu? :o(

Beijos
Socorro Melo

ONG ALERTA disse...

Verdade esta muito frio o maior problema é que aqui no sul é úmido deixando a sensaçáo de mais frio...
Beijo Lisette.

Julliany kotona disse...

Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um obstáculo imperdível,
ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário. Acredite sempre em você,pois todos nós somos capazes,temos uma força dentro de nós que as vezes nem sabemos é só procurarmos,nunca desista dos teus sonhos ei você tem um gigantesco potência acredite sempre em você, Deixo a ti esta mensagem de coração você é muito especial para mim e pro meu cantinho! bjos tenha uma linda sexta feira!

Meri Pellens disse...

Essa semana tive que acordar super cedo para ir ao dentista, e a primeira coisa que pensei foi nos trabalhadores que tem que se levantar e sair para o trabalho assim todos os dias nesse frio. Depois pensei no pior, os moradores de rua, as crianças abandonadas... Elevei uma prece e percebi que eu estou é muito bem. Queria que todos estivessem.
Paz e bênçãos, querida Néia!

Leo disse...

E eu adoro o frio! as ruas ficam mais vazias, as pessoas mais elegantes e o chocolate quente tem mais sabor.

E no frio um abraço, ah!!!
Beijo, Neia!

Louro Neves disse...

Às vezes acho que nasci na região errada; o Nordeste é pobre, fica longe do grande centro industrial do país e nossos contrrâneos, no afã diário pelo pão de cada dia, não vê por cá o espetáculo de que muito buscam os turistas. Mas quando tomo conhecimento do gélido clima sulista, concluo que meu Nordeste é mesmo um paraíso tropical.

Felicidades, minha Néia!
Frio? Bom, longe de mim!

Mabel disse...

Olá Néia! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Daniele disse...

Oi, querida!
Eu imagino a dor que o frio causa, não só por gelar os ossos, mas pelas devastações e prejuízo que o acompanham.
Fico imaginando os irmãos que não tem o conforto de uma casa ou condições de comprar agasalhos.
Não deve ser fácil!
Desejo de coração que os dias sejam melhores.
Beijos aquecidos em seu coração.

Pelos caminhos da vida. disse...

Gosto do inverno, mas esse ano está muito friooooooo.

Néia!

Hoje Quero Agradecer

Através dessa mensagem, quero lhe agradecer, por estar sempre presente mesmo estando ausente daqui.

E quero que saiba que pessoas tão especiais como você estão sempre prontas para fortalecer a união fraterna.
Eu procuro olhar dentro dos corações das pessoas, porque sabemos que é de lá que extraímos o que temos de melhor.

Obrigado por sua atenção e pelo carinho dedicado.
Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro.
Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.

Que o Universo te cubra de bênçãos e seja sempre muito feliz.

Muito obrigado!

beijooo.

Adelaide Araçai disse...

Estou passando para te convidar para o sorteio em meu Blog

http://euseivoucontar.blogspot.com/2011/07/sorteio-de-aniversario.html

Conto com sua participação!
Abraços

Taia Assunção disse...

Medo de frio de verdade Néia...quem sabe um dia eu tenha coragem suficiente para enfrentá-lo. Mas a paisagem é deveras linda. Tem promoção lá no blog: http://zambiameularbrasilmeujardim.blogspot.com/2011/07/aniversario-do-blog-e-promocao.html Beijocas! ;-)