24 de jun de 2011

O Silêncio dos Segredos

     Haverá uma fórmula, passo a passo, para ensinar a não revelar o que se quer guardar? Ainda não ouvi falar, embora saiba que segredo é apenas o não dito, o não expressado sequer com o olhar. Ledo engano pensar que apenas o feio e o errado ficam trancafiados, quão inumeráveis, puros e belos alguns sentimentos, tão timidamente, ficam escondidos lá dentro.
     Num silêncio penoso, o coração admite, sensatamente, que melhor seria aliviar essa agonia e por para fora o que vive a lhe sufocar. No entanto ele mesmo, sabiamente, fica a matutar: com quem poderia dividir os seus mistérios se nem ele mesmo consegue ficar calado diante do que lhe é confiado?
     Resta engolir um soluço e num entendimento velado, conformar-se em partilhar apenas o que se pode divulgar, afinal uma palavra falada é faísca lançada num rastilho de pólvora que se põe ligeiro a queimar.
     Não é nenhuma crendice, muito menos sandice, pensar que os mais insondáveis segredos somente o túmulo os haverá de eternamente guardar!

(Esse texto faz parte do projeto "Dois Olhares" de Néia Lambert e Denise Portes http://odeliriodabruxa.blogspot.com)
Direitos Reservados

28 comentários:

Denise Portes disse...

Néia querida,
Cada dia gosto mais desse projeto que nos faz aprender uma com a outra. Tão lindo isso:
"No entanto ele mesmo, sabiamente, fica a matutar: com quem poderia dividir os seus mistérios se nem ele mesmo consegue ficar calado diante do que lhe é confiado?"
Gosto muito de ter encontrado você no meu caminho, tenho crescido, mudado e transformado com essa outra forma de olhar o mundo.
Um beijo
Denise

✿ chica disse...

Essa parceria entre vocês ficou linda e nós é que ganhamos! Lindo teu texto e há silêncios que ficam assim para sempre...beijos,chica

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Néia
Quando quero guardar um segredo, não falo nem com o melhor amigo, pois esse tem um outro melhor amigo que vai contar para outro melhor amigo, e assim sucessivamente. Quando vê o mundo inteiro está sabendo.
Bom fim de semana
Bjux

Edna Lima disse...

Segredo compartilhado tem de ser bom.
Os de amor são os melhores.
Um belo dia pra ti.Bjs
Edna.

margoh werneck disse...

clariceando...
Minhas desequilibradas palavras
são o luxo do meu silêncio.


(as nossas descobertas silenciosas são doloridas mas nos transformam.....)

beijo

Tetê disse...

Segredo é para ficar muito bem guardado. Eu não gosto de ter segredos e nem guardar segredo de ninguém! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Bom final de semana! Bjks Tetê

Debbie disse...

Lindas palavras.
Doce e profundo!
Bom fds Neia!! Bj

disse...

Não gosto de guardar segredos... rs.
Mas guardo. Ainda mais se o segredo não for meu, se me foi confidenciado e pedido o tão importante sigilo.
Mas não gosto... rs

Beijoss

Clau disse...

Tem segredos que realmente sufocam...
Mas existem outros que faz bem guardar!
Bjs Néia!
:)

Louro Neves disse...

Palavras cálidas para o meu coração gelado!

Felidades, minha moça!

BIA disse...

Oi Néia!!!

Não gosto muito de segredos, mas nas tuas palavras eles parecem belos!!!
Ótimo fim de semana!!!
Bjus
Bia :)

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá.

As vezes fico
a imaginar
se entre os nossos
silêncios e segredos
mais guardados,
não haverá alguém
capaz de desvendá-los
com o olhar...

Vida plena em teus dias.

Marinha disse...

Segredo é algo não revelado nem a nós mesmos, não é? Me fizeste refletir, Néia!
Bjo, querida.

Maria Célia disse...

Olá Néia, boa noite
Existem segredos que não revelamos nem a nós mesmas.
Belíssimo texto.
Obrigada pelo carinho no bloguito, já estou bem melhor.
Bjos

Cacá - José Cláudio disse...

O que me deixa mais intrigado é que na maioria das vezes os silênciso mais bonitos de se expressar, os que fazem crescer, os que enternecem, os que unem almas costumam ser os mais guardados. Belo texto, Neia! Meu abraço. Paz e bem.

Camila Monteiro disse...

Ahh que lindo Néia! Bom dia antes de tudo né?!

Segredos. É dificil guardar um, sério, não gosto de ouvi-los porque vacilar é facil e os meus nao conto pra ninguem. Ten ho um blog fechado e é pa lá que eles vão quando sinto a necessidade de tira-los de dentro de mim.
Adorei o post, como sempre!

Excelente semana pra vc! Beijao enorme!

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Néia
Vc, num post só, abrange 2 aspectos de atenção nos dias atuais: silêncio e segredo...
Hum!!! Quão difíceis são os dois para a maioria de nós!!!
Vale a pena refletir em seu post...
Bjs de paz e ótima semana com amor e alegria.

Smareis disse...

Segredos é segredos não se compartilha, se vc comenta até com seu melhor amigo, ja deixa de ser segredo. Porque não guarda-lo dentro da própria pessoa. Adorei o texto. Um beijo e ótimo começo de semana.

Tais Luso disse...

Lendo seu texto lembrei na hora de Mário Quintana quando diz:
'Não te abra com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também...'

Néia, costumo guardar segredos, sim, de mim e dos outros. Mas sempre tem alguém que adora soltar seus segredos ou dos outros na 'banda larga'.
Adorei o texto. Disse tudo com elegância...rsrs
Beijos pra você!
Tais Luso

Debbie disse...

Oi!! Selinho pra vc lá no meu blog!!
Corre lá e pega!! rs
Beijos

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

REINALDO FONSECA - PASCOM disse...

Olá Néia! Que bom poder estar visitando mais uma vez o seu BLOG. Estive com problemas na conexão da internet e por isso fiquei ausente esses dias. Madrugada muito fria em Guarapuava, temperatura abaixo de zero, mas o seu blog é muito caloroso e hospedeiro. Parabéns!!!! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo

Mônica disse...

Neia
Escrever em duas mão é muito desprendimento e esta dando certo.
Parabens!
com carinho MOnica

martinha disse...

Olá Neia td bem? Bem segredo pra mim é segredo logonão se pode falar para ninguém. Tenho uma sobrinha de 06 anos a Gabi, ela adora ouvir ums egredo mas apesar d dizer que não irá contar ela loga conta e depois diz: "esquei que era segredo.", rss! beijo e té++

Mariazita disse...

Há quem diga que segredo é o que se conta a uma só pessoa de cada vez:)))
Há segredos que devem ser guardados a sete chaves. Se uma pessoa me confia algo que lhe diz respeito e me pede segredo... eu só posso calar, e levar esse algo para o túmulo.
Doutro modo seria desmerecer da confiança depositada em mim.

Uma semana luminosa. Beijinhos

ONG ALERTA disse...

Um é pouco dois é bom, maravilhoso, beijo Lisette.

Camila Monteiro disse...

Oláaa Néia, vim te dizer que tem uma pequena homenagem a vc no meu blog hj!
Se puder passa lá... beijao!

Socorro Melo disse...

Néia,

Vixe, deve ser horrível ter um segredo assim, tão inconfessável, mesmo bom, kkk
É tão gostoso dividir com amigos os nossos sentimentos, mesmo os tristes... E os erros, dá uma aliviada boa quando compartilhamos com alguém, nenão?
Pra mim, segredo que se leva ao túmulo, é um verdadeiro martírio, kkk
Ah, mas sei guardar segredos!

Beijos
Socorro Melo