22 de ago de 2011

Autoestima

     O sorriso era amplo, o brilho nos olhos intenso, uma leveza na alma que a fazia levitar, desceu as escadarias flutuando e agradeceu a cabeleireira que, como um anjo, fez com que ela se sentisse bonita outra vez. Sequer fiquei sabendo o seu nome, nem precisava, quem a visse saindo do salão de beleza diria que, certamente, chamava-se felicidade, pois era a própria no momento.
      O ocorrido me fez pensar no quanto a aparência pode fazer diferença e como um pequeno detalhe pode ser causa de alegria ou constrangimento. Também parei num questionamento: será que qualquer mudança no visual vale a pena desde que a pessoa se sinta bem? Mesmo que aos olhos alheios o ridículo é o que se esteja vendo? Acredito que o importante é gostar de si mesmo e isso vai além do físico, não custa nada estar bonito por dentro também.
   É certo que a autoestima elevada pode ser a solução para muitos males, alivia mais que alguns medicamentos. Olhar-se no espelho sem nenhum receio, receber um elogio, sentir que está tudo nos conformes é tão bom, provoca um sorriso de satisfação no rosto e deixa tudo, tudo muito bem!

(Esse texto faz parte do projeto "Dois Olhares" de Néia Lambert e Denise Portes O delírio da bruxa).



Direitos Reservados

33 comentários:

Camila Monteiro disse...

Néia, acredito nisso, vale tudo pra se sentir bem, mas nao custa nada cuidar do interior tb e se cuidar para nao chocar o resto do mundo!
Lindo texto! bjos

Denise Portes disse...

Néia,
Esse tema faz lembrar que na correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo de nós. A autoestima vai ficando meio jogada de lado, muito bom conseguir resgatar isso.
Um beijo e uma boa semana, cheia de autoestima kkk.
Denise

✿ chica disse...

Temos que estar de bem conosco mesmos, senão nem aos outros pareceremos bem...beijos,chica

BIA disse...

Oi Néia!!!

A delicadeza das suas palavras e a maneira como tu transmite as idéias de forma clara e verdadeira são dmiráveis, mostra muita sabedoria. Cuidar da aparência é importante mas muito do que a pessoa reflete exteriormente está ligado ao seu interior, como sempre o equilíbrio é tudo mas acho que as pessoas de bom coração irradiam uma felicidade e uma alegria natural e contagiante que as tornam belas além da aparência fisíca.
Uma ótima semana!!!
Bjus
Bia :)

ƸӁƷBeautiful Butterfly WomanƸӁƷ disse...

Amiga eu adorei o seu blog...belos palavras que me fizeram muito bem...desejo á vc.uma semana cheia de amor...bjus queridaaa!!

Valéria disse...

Oi Néia!
Acredito que estar bem consigo mesmo facilita muito a maneira de ver tudo ao seu redor. Minha filha tinha um cabelo que para ela era o fim do mundo, fios grossos e beeem crespos, se lamentava muiiito. Graças aos novos tratamentos com estas escovas definitivas ganhou uma dosagem extra de autoestima que iluminou seu olhar. É um dinheiro bem pago!rsss

Beijos e uma semana de paz!

Suzy Rhoden disse...

Oi Néia!
Interessante a reflexão que você propões sobre a autoestima, tão importante, tão necessária. Eu, particularmente, adoro mudar o cabelo - a cor, o corte... Parece que muda tudo, como no caso da moça de seu texto! rsrsrs
Mas entendo que a verdadeira autoestima vem de dentro para fora. É um bem-estar interno que irradia e até mesmo motiva as mudanças externas, para melhor! Mas infelizmente conheço pessoas que não estão satisfeitas consigo mesma interiormente, e que experimentam as mais diversas mudanças na aparência, e ainda assim sempre encontram um novo 'algo' do que reclamar. Vivem insatisfeitas. Por isso penso: quando estamos bem, serenas, equilibradas, toda mudança em nós será para melhor. Mas quando há algo mal resolvido, a 'felicidade' proporcionada pelo novo cabelo, por exemplo, terá prazo de validade. Por vezes não irá além de algumas horas.
Adoro teus textos, beijão!

Mônica Bif disse...

Oi Néia!!! Uau, amei o texto de hj, e a fotinho então uma graça... Rsss. Amei a parte que diz assim: "Acredito que o importante é gostar de si mesmo e isso vai além do físico, não custa nada estar bonito por dentro também". Não adianta nada ir no salão arrumar as madeixas, Rss, como diria uma amiga minha, Rsss, se não sair de lá melhor do que entrou, não somente no físico, mas na alma, que é o mais importante. Sabe, o cabelo desarruma, a maquiagem sai, mas o que fica é o que está dentro do coração, isso sempre carregamos conosco. O sorriso que vem da sinceridade da alegria do coração, é a verdadeira auto-estima, mesmo que não se esteja saindo de um salão de beleza! Bju Flor, AMEIIII!

Eve disse...

E faz um bem!!! :)
Bjs!

。♥ Smareis ♥。 disse...

Néia que bom ler essas palavras. Tava precisando ler algo assim hoje.Obrigada pela leitura.Deixo um beijo grande e desejo de um ótimo começo de semana. Abraço!
Smareis

Edna Lima disse...

.Autoestima é tudo de bom.
Maravilhoso texto.
Uma bela tarde. Bjs Edna.

ValeriaC disse...

Que tema legal minha querida... creio que é bom ficarmos em paz com o espelho, mas creio ainda mais em estar em paz interiormente...quando estamos bem conosco, fica mais fácil lidar com o exterior.
Beijinhos e feliz semana amiga...
Valéria

Clau disse...

Oi Néia!
Lindo texto como SEMPRE!
Eu penso que,cuidar do visual,faz um bem enorme,e deixa a autoestima nas alturas :)
Ótima semana pra vc!
Bjs!

Zéza disse...

Oi querida! É... se não nos amamos, quem nos amará? Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Adelaide Araçai disse...

Adorei...lembrei que quando a gente está bem, parece que brilha as pessoas te elogiam e quando está meio por baixo parece qu todos ao teu redor tentam pisar em você...
Eu sofro de alta-autoestima...rsrsrs Mesmo quando raspei a minha cabeça andava nas nuvens...rsrs

Acredito que vem de dentro, mas uma boa escova, um rímel e batom fazem verdadeiro milagre.

Tenha uma ótima semana
Muita luz e paz
Abraços

Vera Lúcia disse...

Olá Néia,
A auto-estima é componente primordial para que
possamos nos sentir bem e felizes. Mas, com certeza, ela parte de nosso interior. Podemos estar mirando uma imagem linda no espelho e nos
sentindo desprezíveis. A beleza vem de dentro.
Se gostar é fundamental.
Beijos.

Rô... disse...

oi Néia,

o estar bem vem mesmo de dentro
pra fora,sem dúvida,
se você está bem,
todo o resto também está...
refletimos o que somos!!!

beijinhos

Daniele disse...

Ah se não vale a pena cuidar da auto-estima...claro que vale!
Grande beijo e uma linda semana.

Sonhadora disse...

minha querida

Um belo texto...temos que nos amar em primeiro lugar, para que outros nos amem.

Adorei e deixo um beijinho
Rosa

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!!

Concordo plenamente!!!! Uma mudança no visual pode ajudar, mas se não vier com uma firmeza interior, com um propósito de mudança...não adianta!
Lindo o texto, com sensibilidade e delicadeza!!!
Beijos!!!

Cacá - José Cláudio disse...

Para mim, os dois olhares são indispensáveis para levantar a estima, Néia, nem só a aparência e nem só a essência. Muito bom!

Abraço grande. Paz e bem.

Mara Melinni disse...

Oi, Néia!!

Voltei... E gostei muito do texto. Adoro a maneira leve como vc escreve, sempre clara e com uma sensibilidade que nos faz chegar com ânimo até o ponto final. A beleza... começa dentro da alma. É o que penso...!

Um beijo, c/ carinho!

Sandra Portugal disse...

Néia querida, compartilho com você a felicidade de celebrar 1 ano de existência do Projetando Pessoas, amanhã, 24/08! Venha brindar comigo!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Isadora disse...

Oi Néia, autoestima é tudo. Muitas vezes nós a buscamos em lugares onde dificilmente encontramos, pois a mesma mora dentro de nós.
Um beijo

martinha disse...

Olá Neia tudo bem, primeiramente adorei a imagem, show de bola! Creio que quando a gente está bem consigo mesmo, a felicidade, a beleza e os bons sentimentos transbordam involuntariamente, beijo e té+

Flor da Vida disse...

Tuas palavras me fizeram um bem enorme!
Obrigada minha linda!!!

Amada,
Tua amizade sincera e pura
Ilumina meu céu...
Acorda a aurora, faz minha vida raiar
Leva embora a tempestade
E meu Sol volta a brilhar!

Carinhos mil pra ti, viu?
Beijos
Suelzy

valquiria silveira disse...

Quantas vezes estamos tristes, desmotivados, meio perdidos ou até estamos passando por algum período de muito sofrimento. Coisas assim acontecem com todos, mas tenho algo a dizer para você. Não desista.Peça ajuda a Deus para que lhe guie e de sabedoria, porque Ele pode te ajudar quando você estiver triste e desmotivado. Peça a Ele para te dar mais força para você agüentar esse período difícil e para que não desista. Vamos, sei que você consegue. Fale com Ele.Estou em mudança em busca de meus sonhos vou ficar um tempo afastada mas volto logo. Deus abençõe vc bj no coração!

Socorro Melo disse...

Oi, Néia!

Gosto dessa imagem do patinho, que ao olhar-se no espelho se enxerga um lindo cisne!
É importante mantermos a nossa autoestima elevada, pois, faz muito bem, inclusive à saúde.
E alguns artifícios teem o poder de nos fazer sentirmos-nos melhores, e devem ser considerados sim.
É tão gostoso cuidar do cabelo, das unhas, se sentir bem com uma determinada roupa, sapato, bolsa... Mas, é preciso cuidado para que os artifícios não se tornem uma escravidão, pois,a beleza verdadeira encontra-se no nosso interior, e é desse canteiro que devemos cuidar.
Tudo deve ser encarado e usufruído sem exageros, inclusive a vaidade...

Beijos
Socorro Melo

Tetê disse...

Neia querida... Essa imagem eu não conhecia... costumo sempre ver a do gatinho que se vê leão no espelho! Ambas ilustram muito bem a autoestima elevada. Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meu cantinho! Bjks Tetê

Claudia disse...

Oi Néia! é tão especial passar por aqui e receber uma mensagem desta...pena que às vezes me falta tempo para usufruir tudo isso...bjs

Severa Cabral(escritora) disse...

Oi minha linda !
minha aurto estima está por cima...principalmente quano te visito...vc nos passa essa energia que me faz sempre aparecer por aqui.E quando me visitas o coração fica tão feliz...agradecido óbvio...bjs

Há!Ia me esquecendo,dá uma passadinha no blog do meu amigo e ver o acróstico que Regininha fez prá ele.Deixa teu comentário lá para ela se sentir feliz.É uma menina que precisa do nosso incentivo para ver se aparece alguém que dê força para ela escrever seu livro.
http://pedrofransilva.blogspot.com

Arnoldo Pimentel disse...

É importante estarmos bem conosco.Parabéns pelo belo e importante texto.Beijos

Tais Luso disse...

Nosso cartão é nossa aparência. Como sentimos a auto-estima elevada quando sentimos que estamos bem vestidas, bem produzidas... Ninguém está tão à vontade com o desleixo rondando. Porém... experimente estar no top da moda, cabelos lindos, maquiagem perfeita e seu interior chorando... O que realmente nos deixa lindas, é o sorriso e uma alma na paz. Aí, Amiga, ninguém nos pega! O sorriso é o primeiro a cativar.

Um beijo, Néia.