29 de ago de 2011

Dons

     Dei-me com o pensamento voltado naquilo que cada qual sabe fazer de melhor, algo que se sente prazer em realizar e no qual deixa visível, até mesmo, os traços da personalidade. Não quero aqui incluir apenas os que trazem em si talentos refinados e reconhecidos publicamente, a minha visão vai além, alcançando todas as criaturas que desenvolvem de alguma forma os dons com os quais foram agraciados.
     Seriam eles herdados geneticamente ou poderiam ser adquiridos através de estudos e treinamento? Vejo-me com essas questões inexplicáveis quando estou diante de uma obra esculpida, ouço uma música majestosamente executada, leio um livro com uma história incrível, assisto a uma cena magnificamente interpretada. Também quando vejo uma mãe cuidando esmeradamente do filho, o médico lutando para salvar uma vida, o desenvolvedor de software criando milhões de alternativas num programa de computador, enfim, ficaria aqui horas descrevendo o que cada um se propõe a fazer bem.
     Essas coisas de difícil significado driblam meu entendimento, apenas tenho uma certeza, todos possuem dons, algumas pessoas os demonstram com desenvoltura, outras, por múltiplas razões, acabam não aperfeiçoando ou sequer notando suas aptidões, no entanto, ninguém nasce desprovido de capacidade, note-se bem, até para cultivar o amor e a paz é preciso habilidade.

(Esse texto faz parte do projeto "Dois Olhares" de Néia Lambert e Denise Portes O delírio da bruxa).

29 comentários:

Cacá - José Cláudio disse...

Eu concordo, Néia, muito embora acredite que o esforço empreendido por cada um pode ajudar a produzir boas coisas (àqueles que julgam não possuir um talento especial). Confesso no entanto, que existem aqueles que já nascem com uma Mãozinha lá de cima(ou de onde quer que se acrediete). Escrevi sobre esse tema certa vez para o meu sobrinho (pintor). Caso se interessar , aqui: http://uaimundo.blogspot.com/2010/06/maos-de-deus.html

Um abraço e ótima semana.

Célia Gil, narciso silvestre disse...

É bom poder cultivar os nossos dons! E um dos seus dons é o da escrita!

ValeriaC disse...

É verdade, nem todos demonstram claramente os dons que tem, pois infelizmente, nem sempre acreditam que os tenha...mas com certeza, cada um de nós tem os seus, basta cultivarmos que eles florescerão belamente.
Boa semana amiga...beijinhos
Valéria

✿ chica disse...

Todos possuímos alguns, apenas muitas vezes os deixamos "dormindo"...Linda semana,beijos,chica

Camila Monteiro disse...

Concordo com vc Néia, acho que todos temos dons, mas algumas pessoas passam a vida sem percebe-los ou sem dar valor a eles!

Rô... disse...

oi Néia,

temos que regar esses dons
todos os dias,
para que floresçam lindos
e fortes...
e se espalhem pelo solo
fértil!

beijinhos

Francikley Vito disse...

Mais uma bela reflexão; parabéns a vocês!
Um abraço.
www.vsobi.blogspot.com

BIA disse...

Oi Néia!!!

Também acho que todos possuem um dom, uns mais desenvolvidos outros não, alguns são tão natos que é pura vocação, já nascem para determinda atividade sem precisar de muito esforço e já outros de maneira determinada conseguem desenvolver habilidades já dizia Aristóteles: “Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito.” O pior é quando uma pessoa não tem vocação para determinada profissão e está no lugar errado e desenvolve um péssimo trabalho, haja visto pessoas grosseiras em determinados ambientes de trabalho que mais deveriam estar em outro lugar e não lidando com seres humanos. Adorei o post e a imagem!!!
Uma ótima semana!!!
Bjus
Bia :)

Misturação - Ana Karla disse...

Cada um tem o seu dom.
Muitos sabem aproveitar bem, mas outros procuram o que não podem fazer tão bem.
Dom é uma dádiva.
Boa semana Néia
Xeros

Clau disse...

Boa tarde Néia!
Que reflexão linda! Adorei :)
É verdade mesmo: "ninguém nasce desprovido de capacidade".
Bom seria se todos desenvolvessem os dons que possuem...
Mas como você sabiamente lembrou;muitos não aperfeiçoam ou sequer notam suas aptidões...
Bjs!!
Tenha uma semana encantadora!!

BRISA disse...

NEIA
DEUS NOS DA ESTE DOM PARA POR EM PRÁTICA.
BOA TARDE
ELISA
FELIZ SEMANA
Amigos percorrem nossa estrada amparando os espinhos.
Somos seu complemento, jamais seu espelho.
Amigos oferecem seu ombro para chorarmos. São
pedras preciosas, são irmãos da alma, inestimável
presente.
COM CARINHO BRISA

Vera Lúcia disse...

Olá Néia,
Interessante reflexão.
Todos nós viemos ao mundo com algum talento. Uns, por questão de oportunidade, o desenvolve e brilha através de suas escolhas. Outros, infelizmente, utilizam seu talento para o mal. Outros ainda, por falta de orientação e oportunidade, o deixa adormecido.
Alguns outros tantos, trazem consigo talentos especiais, natos, que talvez já carreguem de outras vidas.
Mas capacidade e habilidade para desenvolver
bem as atividades que abraçamos, tomos temos.
Alguns não o fazem por desinteresse ou falta de empenho.
Beijos.

Denise Portes disse...

Néia,
Eu acho que a cor do seu dom é laranja, ilumina muito e a distância.
Um beijo
Denise

Tetê disse...

Oi, Néia... Os dons são dados por Deus. Pelo menos um dom cada pessoa tem. Algumas são ricamente abençoadas, têm muitos! Mas cabe à nós desenvolver os dons recebidos. Você tem o dom da escrita e o usa muito bem! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meu cantinho! Bjks Tetê

Valéria disse...

Oi Néia!
Quando cultivamos nosso dom o transformamos em arte, nem que seja a do bom viver.rsss
Todos temos nosso dom,uns aprimorados, outros não.
Beijos e uma ótima semana!

Ivana Maria disse...

Oi Néia, por falar em "dons", acredito ser o que se chama de "Clinica geral", faço de tudo um pouco, mas não sou o ápice em nada. Eu tenho habilidade para cantar; desenhar; representar; escrever; aconselhar; fazer palhaçada... tanto que na indecisão da profissão que escolheria, decidi ser "professora", que um resumo de cada uma dessas coisas. rsrs eis-me aqui, realizada, uma professora polivalente, que é o mesmo que Clinica geral. Um beijo e muita luz pra você minha linda!

Reinaldo Fonseca - Pascom Paroquial disse...

Olá!Parabéns! Seu blog é 10!
Quando vc acessa o nosso blog e deixa seu comentário é motivo de alegria para nós. Obrigado pelo carinho.
Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo

ONG ALERTA disse...

Precisamos deixar eles fluirem...beijo Lisette.

Vivian disse...

Olá,Néia!!

Todos possuem,em maior ou menor escala, alguns deixam o dom adormecido, outros tem preguiça de desenvolver!!E tem aqueles que nem sabem que o que fazem é um dom, porque amam o que fazem!!!
Eu amei seu texto!!!
Beijos querida!!

Socorro Melo disse...

Oi, amiga!

Sabe que vez por outra me pego pensando a mesma coisa? Fico fascinada diante de um talento, qualquer talento, o mais simples até, a arte de fazer bem e fazer bonito e bem feito o que se sabe. Penso que são os dons, que são natos, e que às vezes precisam de treinamento sim, mas, que já trazemos conosco. São presentes de Deus.
E você tem um lindo talento, esta forma deliciosa de escrever.

Beijos
Socorro Melo

Mônica Bif disse...

Oi Néia! Que lindo Post! AMEI!!! Tocaste numa questão que todos nós nos perguntamos num determinado momento da vida, ou em vários momentos, Rsss. Sempre existe um talento em nós que nem julgávamos ser portadores, e sempre é bom fazer este exercício de auto-reflexão, auto-conhecimento. E saber tb que podemos desenvolver melhor nossas aptidões sejam as mais ou menos cultivadas, sempre é tempo para renovar-se! Bju!

Mônica Bif disse...

Oi Néia! Que lindo Post! AMEI!!! Tocaste numa questão que todos nós nos perguntamos num determinado momento da vida, ou em vários momentos, Rsss. Sempre existe um talento em nós que nem julgávamos ser portadores, e sempre é bom fazer este exercício de auto-reflexão, auto-conhecimento. E saber tb que podemos desenvolver melhor nossas aptidões sejam as mais ou menos cultivadas, sempre é tempo para renovar-se! Bju!

Claudia disse...

É bom demais passar por aqui bjs

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Néia
Acredito que todos possuem dons, só que uns têm a oportunidade de desenvolvê-los, e outros não.
Bjux

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!!

Tenha um lindo dia!!
Que seja de muito amor, paz e inspirações!!!!
Beijos pra ti!!!!

Angel@ disse...

Olá, Néia!
Os dons que possuímos são presente de Deus, nosso Pai amoroso. ?Devemos cultivá-los com dedicação e carinho sempre.
Que lindo o seu blog! Repleto de ternura e encanto. Já estou te seguindo com muita alegria.
Ficarei contente com sua doce presença em meus cantinhos também:
docessonhosdepapel.blogpsot.com
nospassosdejesusamor.blogpsot.com

Que Deus te inspire sempre mais!
Abraços,
Angela

Maria Célia disse...

Oi Néia, boa tarde
Deus te pague pelas suas belas palavras deixadas lá no bloguito.
Dons... acho que não os tenho. Não sei escrever lindamente como você, a Chica, A Beth Lilás e muitas outras, não sei fazer artesanato como Helena, a Fernanda, a Flávia e inúmeras outras. Não sei costurar como Maria Lúcia, não sei
transforma coisas, aproveitando o que já se tem como a Margarete e muitas outras pelo mundo da blogosfera.
Qual será o meu dom?
Bjos

。♥ Smareis ♥。 disse...

Neia , que texto cheio de sabedoria. A vida nós entrega muito dons, cabe a nós saber entender, e usa-los. Adorei te ler.
Bjs!

Smareis

Suzy Rhoden disse...

Néia, gosto muito de falar sobre os dons e talentos com os quais somos agraciados nesta jornada terrena. Alguns parecem vir de brinde, outros exigem uma vida de esforço e dedicação. O fato é que quando buscamos, encontramos 'tesouros ocultos' e aí é preciso disposição para fazê-los crescer.
Parabéns para você que tem visivelmente o dom da escrita e não o guarda só para si, compartilha conosco nesses textos lindos!!!

Beijinhos