12 de set de 2011

Semblante

Não me agrada o meio sorriso,
companheiro da meia verdade,
da inteira falsidade ou do total descaso.
Prefiro um semblante sincero,
aquele que sendo o reflexo da alegria
tem o poder de emprestar brilho à pele
e quando de tristeza,
traz de dentro a dor do momento.
Admiro as faces sondáveis,
que não temem enrubescer, empalidecer, transparecer,
onde a emoção sempre fala por elas.
Gosto das expressões reais
de revolta e indignação
ou tranquilidade e paz.
Enfim, qualquer sentimento
desde que venha lá de dentro
e faça do rosto um real retrato da alma
e aconteça sem qualquer fingimento!

(Esse texto faz parte do projeto "Dois Olhares" de Néia Lambert e Denise Portes O delírio da bruxa)






Direitos Reservados

34 comentários:

✿ chica disse...

Queremos verdade e autenticidade em tudo,não? Lindo texto!beijos,chica

Célia Gil disse...

Concordo em absoluto e considero o seu poema lindíssimo! Bjs

ღα૨gѳђ ખ૯૨ท૯૮ઝܟ disse...

...dissimulaçao me tira do sério!

(gosto de seu jeito suave em temas acidos)

Linda semana. beijao

Clau disse...

Eu também prefiro expressões reais...
Odeio disfarces e fingimentos.
Adorei a postagem :)
Bjs Néia!
Ótima semana!

Debbie disse...

As vezes vc percebe quando alguem lhe dá um sorriso forçado... Tsc.
Vai entender né.... As vezes eu tbm faço isso..
Bjus

。♥ Smareis ♥。 disse...

Néia, que lindo esse texto.Prefiro um semblante sincero de qualquer sentimento desde que venha lá de dentro
e faça do rosto um real retrato da alma
e aconteça sem qualquer fingimento! É assim que gosto também.Não gosto de nada forçado pra me agradar, principalmente o sorriso.Ótima semana! Bjs!
Smareis

martinha disse...

Olá Neia tudo joinha, certamente é melhor termos uma face robusta a uma com meio riso afinal ficar em cima do muro é albo repugnante, beijo e boa semana

Tetê disse...

Oi, Néia... É verdade: melhor a sinceridade à uma meia verdade. É triste conviver com gente dissimulada! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meu cantinho! Bjks Tetê

Sueli Gallacci disse...

Néia querida!

Li o seu texto e fiquei aqui procurando o adjetivo perfeito que o classificasse de uma maneira que vc soubesse o que ele despertou em mim.
Belo?... sim, é muito belo! Perfeito?... sim, ele é perfeito como tudo que vc escreve!... Mas acho que o adjetivo correto é VERDADEIRO!!!

Não imagina como acho verdadeiro tudo que vc escreveu!!!

Detesto pessoas fingidas, não as quero perto de mim de maneira nenhuma!!! Mas às vezes penso que eu tenho um imã que as atraí rsrs.

Vc já reparou que pessoas fingidas são também mentirosas, desleais, dissimuladas, hipócritas, interesseiras, arrogantes e invejosas?... Será que me esqueci de mais algum atributo?... Ah, sim, são amargas também! rsrs

Ai,ai, só rindo mesmo... Mas a vontade é de chorar.

Bjo grande, amiga!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

BIA disse...

Oi Néia!!!

A falsidade é a pior coisa que tem, infelizmente muitas pessoas fingem muito bem, já outras sinceras estampam em seu rosto suas emoções, podemos ler muitas coisas em um rosto sem que a pessoa pronuncie uma palavra, grande verdade em teu texto.
Uma ótima semana!!!
Bjus
Bia :)

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Néia querida,

Puxa vida!!! Excelentes palavras deste texto!!!
Eu concordo plenamente, estar com pessoas assim é terrível....chego a passar mal.

Uma semana muito abençoada amiga e um grande beijo em seu coração!!!

Tais Luso disse...

Nada tão real e tão verdadeiro como este seu poema.
Nada que force um gesto, vale a pena; mesmo um sorriso contido, que não seja espontâneo, é melhor que fique guardado. Você diz tudo com muita elegância. Todas nossas emoções não escapam de serem vistas, a não ser se formos muito artistas... E não é isso que deverá vir ao caso!

Um beijo, Néia.
Tais Luso

LEANDRO CHH disse...

Oi Néia, adorei o texto, pois também prefiro semblantes sinceros.
A sinceridade é muito importante para tornarmos as relações humanas mais puras.
Parabéns pelo sucesso.
Um abraço,
Leandro CHH

Vivian disse...

Olá,Néia!!

Que lindo!!!Gosto muito do semblante sincero, aberto!!!!Cheio de verdades!!!!
Que seja sempre autêntico!!!
Beijos pra ti!!
Lindo dia!!

Valéria disse...

Oi Néia!
Grande e linda verdade!
Pessoas transparentes em suas emoções é do que estamos precisando ter ao nosso lado, com almas puras.
Beijos e tudo de bom!

Mariazita disse...

Olá, Néia
Nada há que se compare à sinceridade, à veracidade de palavras e gestos.
Por isso é preferível um rosto fechado (quando para isso há motivo...) a um sorriso fingido.

Muito obrigada pelas boas-vindas.

Uma semana feliz. Beijinhos

Anônimo disse...

Néia
Eu também prefiro uma palvra mal criada a um falso sorriso.
Morde e assopra, não? Srá que a novela passa isto? Não a assisto.
Mas me lembrei de seu titulo.
com carinho Monica

Severa Cabral(escritora) disse...

Nossa !A verdade prevalece sempre em qualquer situação...saudades viu...
bjssssssssssssssssss

Alfa & Ômega disse...

Tudo é maravilhoso quando há transparência; quando somos leais, sinceros íntegros, não é mesmo? seu escrito é verdadeiro. Fala doo essencial para se viver. Beijos!

carol disse...

Concordo! Como dizo ditadonão existe meio grávida,ou está ou não está.Na vida tbém é assim, mesmo que entre o preto e o branco exista infinitas cores é fundamental o verdadeiro, a essência e o denso.

bjão

Cacá - José Cláudio disse...

Néia, há muitas coisas no comprtamento humano que costumo relevar, exceto a dissimulação, o fingimento. Prefiro um mau humor honesto do que uma elegria falsa. Muito belo seu texto, como sempre.Meu abraço. Paz e bem.

Denise Portes disse...

Néia,
O interessante do ser humano é ser inteiro e não pela metade,estes são os seres interessantes e que fazem toda a diferença.Somente assim a ideia corresponde aos fatos, o semblante traduz o pensamento e os olhos a alma.
Um beijo
Denise

Socorro Melo disse...

Néia,

Amei esta reflexão. Também gosto de autenticidade. Pessoas sinceras, verdadeiras, têm espaço na minha vida, pois, sei que posso nelas confiar. A autenticidade permite a pessoa mostrar o que é, sem hipocrisias, sem falsas aparências. Se é feliz contagia a todos, se triste demonstra o que sente, com raiva ou indignado protesta contra o ocorrido, tornando-se transparente, sem o perigo de atacar covardemente como fazem os falsos.

Grande abraço
Socorro Melo

Wanderley Elian Lima disse...

Um sorriso falso, é pior que uma verdade sincera.
Bjux

ValeriaC disse...

Muito lindo querida...também aprecio tudo o que é autentico, verdadeiro...
Bom final de tarde...beijos
Valéria

Mônica disse...

Neia
Hoje vai aparecer minha carinha. O computador voltou a ser o que era.
Que penas que tem pessoas não verdadeiras, não?
Mas vale a pena conviver com todas pois no final tudo se arranja.
Viva! Viva! Estou feliz de comentar aqui sem ser anonima.
com carinho Monica

Maria Alice Cerqueira disse...

Bom dia amiga
Me desculpe pelo selencio, mas tenho andado um pouquinho ocupada com o meu novo trabalho literário.
Lhe desejo tudo de bom !
Obrigada pelo seu carinho e sua linda presença no meu cantinho
Abraço amigo
Maria Alice

Fanzine Episódio Cultural disse...

VIII CONCURSO PLÍNIO MOTA DE POESIAS 2011 (MACGADO-MG). FALEM COMIGO!

A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão
abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do
ano 2011.
Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO PARA TODOS!

Suzy Rhoden disse...

Néia, estou praticamente sem palavras para comentar este seu belo texto!
Verdadeiro em cada palavra, exato.
Parabéns, linda postagem mais uma vez!

Sonhadora disse...

Minha querida

A sinceridade é a maior virtude...mesmo que a principio deixe mágoa, nada melhor que a verdade.

Deixo um beijinho
Rosa

Mara Melinni disse...

Oi, Néia...

Agradeço pelos comentários no Mel´s Versos e pela gentileza que, desde o início, encontrei em vc.
Voltarei com calma p/ ler os seus adoráveis textos. Por enquanto, deixo aqui o meu abraço a a minha admiração.

Bjo =*

Rô... disse...

oi Neia,

a sinceridade e a verdade
sempre são bem vindas,
sempre mesmo!

obrigada pelo carinho
beijinhos

Mônica Bif disse...

Oi Néia! Bah tem que ser muito artista pra fingir aparecer o que realmente não se éh. Nunca me imaginaria fingir um semblante, se tô feliz todo mundo sabe que estou, se tô triste idem! Não precisa dizer nada, nasci com uma transparência nata que sinto muito pra quem não entende, mas não sei fingir sentimento, não dá! Rssss. Amei o post de hoje, cheio de sensibilidade e verdade. Brilhante!!! Bju Flor!