24 de out de 2011

"Pequenas porções de ilusão"

      Andei procurando a definição da palavra ilusão. Várias fontes a trazem como uma confusão dos sentidos, seja visual, tátil, auditiva, olfativa ou gustativa. Esse é o significado ao pé da letra, no entanto, esse termo é utilizado, comumente, para expressar aquilo que não existe, mas que se acredita nele a todo instante.
    Usar o imaginário, deixar um pouco de lado o senso da realidade, inventar a ponto de sentir um vão prazer, é assim que se vive iludido, criando sonhos, às vezes, tão frágeis como bolhas de sabão.
     Creio que em pequenas porções, isso não faz mal a ninguém e vejo que, mesmo sem perceber, também tenho os meus momentos ilusórios, como agir com naturalidade diante das impossibilidades, fazer a voz soar normalmente mesmo quando uma lágrima a quer travar. Ao trazer no coração, intencionalmente, uma despreocupação de criança que me faz enxergar apenas o colorido e esquecer, por uns instantes, as tragédias e as dores do mundo.
    Talvez não seja a melhor forma de viver, porém é um jeito simplista de metamorfosear a vida, deixá-la mais leve e quem sabe até fazer de muitos momentos um secreto e agradável encanto.

(Esse texto faz parte do projeto "Dois Olhares" de Néia Lambert e Denise Portes O Delírio da Bruxa)



Direitos Reservados

36 comentários:

marcela disse...

Oi Néia!
Mais um lindo texto...concordo com vc. A vida fica mais colorida com uma pitada de ilusão. Não podemos perder a medida, mas não podemos endurecer a ponto de perder a capacidade de "fantasiar" coisas, fatos e pessoas.
Bjos

Camila Monteiro disse...

Penso que viver na ilusão é absurdo, mas uma vida sem as fugidinhas da realidade é pesada demais. E é tão bom imaginar as vezes, sonhar com o impossivel... Que mal há?!
Beijos!

Patrícia disse...

Os sonhos podem ser uma ilusão... e nada como correr atrás para ver se era só ilusão mesmo ou se se tornará realidade... então concordo que, de maneira moderada, até a ilusão é importante!
Beijo

ValeriaC disse...

Muito legal seu texto querida...no fundo todos nós tendemos a ter uma certa ilusão, mas particularmente não as aprecio, tem que ser moderada mesmo, pois muitas delas nos enganam e vem disfarçadas de sonhos, que como você lindamente escreveu, são frágeis como bolhas de sabão...
Doce semana amiga...beijos
Valéria

Célia Gil, narciso silvestre disse...

A ilusão faz parte da vida e faz falta ao ser humano! Excelente texto! Bjs

Misturação - Ana Karla disse...

Bravo Néia!
ilusão nessa proporção é perfeita.
Boa semana
Xeros

Carla Ceres disse...

"Mentiras sinceras me interessam", Néia! :) Amei seu texto.
Hoje vim pedir uma força. Meu poema “Arco-Íris” está concorrendo em uma votação online no endereço http://www.premiosfliporto.com.br/2011/toc140.php Se você puder, por favor, passe por lá e deixe uns votinhos pra ele. As votações terminam no dia 26 de outubro, à meia-noite. Beijos e obrigada!

Debbie disse...

Ando completamente iludida...
E não é uma "pequena porção"
Deus, abre meus olhos!!!

Faz uma visitinha no meu blog, ><
atravesdascores.blogspot.com
Abraço!!

Clau disse...

Ilusão bem dosada,faz um bem danado!
Torna o dia a dia mais leve,com certeza...
Bjs Néia,ótima semana!
:)

BIA disse...

Oi Néia!!!

Lindo texto como sempre. Algumas ilusões se confundem com sonhos que até podem se tornar realidade, mas é sempre importante ter os pés no chão. Adorei o seu comentário lá no meu blog, muito bem lembrado eu também morro de medo de ir para o fundo do mar pois não sei nadar, por isso gosto mais de praias tranquilas no qual o mar é bem calminho mesmo assim não me arrisco entrar muito mar a dentro porque é realmente perigoso.
Ah!!! Que bom que se resolveu estes problemas dos blogs. Tu fez falta por lá!!!
Ótima semana!!!
Bjus
Bia :)

Majoli disse...

Penso eu, Néia, que alguns momentos de ilusão se façam necessários em nosso viver.
Só não podemos nos tornar escravos deles, deixando a realidade sempre escondida com medo de enfrentá-la.
Já passei por épocas em que fugia muito da realidade, mas quando tive que encarar, olha não foi fácil sair do mundo ilusório, pois ele era bonito e colorido por demais.
Hoje já me controlo mais, pra não sofrer tanto.

Um beijo com carinho no teu coração.
Tenha uma semana de muita paz.

Claudia Anahí disse...

E se tudo ao nosso redor não passar de ilusão, e a vida real for aquela q clama o nosso coração, mas a ilusão da mente nos afasta? Será que a vida é ter, consumir, etc? Será que o agora não é uma escola e o véu da ilusão não nos deixa ver o que realmente importa? Viajei legar aqui, mas isso sempre me perturba. Acumular riquezas, utensílios caríssimos que vão p o lixo, diplomas, etc. Será essa a nossa meta, ou tudo isso não passa de ilusão? Qual é a realidade e qual é a ilusão no nosso viver?

Um beijo de luz amiga
Boa semana!

Vera Lúcia disse...

Olá Néia,
Também creio que um pouco de ilusão faz bem. É uma espécie de fantasia transfigurada em sonho.
Por que não? Dentro da medida e sem se perder do sentido da realidade, ela é bem vinda para adocicar nossas esperanças e nossa vida.
Beijão.

✿ chica disse...

Tens razão e tempos o direito de fazer o que quisermos pra deixar nossos dias mais leves...Lindo!beijos,chica

。♥ Smareis ♥。 disse...

Viver de só de ilusão não não é bom, mas uma pitadinha de vez enquanto ajuda bastante, e faz um bem danado... Beijos e ótima semana.

Suzy Rhoden disse...

Néia, gostei das suas 'pequenas porções de ilusão'... E é bom que sejam realmente pequenas, ainda que diárias, pois é muito triste a queda de alguém que estava nas nuvens, crente de que o que vivia era a mais pura realidade e no entanto tudo não passou de um sonho. Ilusão nessa proporção é terrível. Mas ilusão enquanto fantasia, aquela coisa ingênua e cheia de encanto, não faz mal a ninguém. Ao contrário, investe-nos de coragem para, quem sabe, ultrapassar as fronteiras entre o utópico e o real. E de coragem todos precisamos para tudo nesta vida!!!

Beijos, querida.

Valéria disse...

Oi Néia!
Lindo menina!
Viver de ilusão não é saudável, mas quando é para tornar a realidade mais leve ela bem que adoça a vida.
Beijos e uma bela semana!

Denise Portes disse...

Néia,
É tão difícil dosar a quantidade de ilusão, mas é certo que porções de ilusões são necessárias para seguir nosso caminho.
Um beijo, com carinho
Denise

Taia Assunção disse...

Pequenas pitadas de ilusão e devaneios não faz mal a ninguém. O duro é viciar-se neles. Beijocas!

Vinicius.C disse...

Ilusão que eu não perca o dom de fantasiar.

Um beijo enorme e um dia de paz!

Espero por você no Alma!

Sotnas disse...

Olá Néia, desejo que tudo esteja bem contigo!

Como de vezes anteriores, por cá estou e me encanto com tuas postagens.
Sempre aborda acontecimentos deveras atuais e conhecidos dos leitores.
O que gosto na ilusão é que dura tão pouco quanto o prazer sentido, o que deve ser encarado como positivo. Pois sabemos que não é nada saudável viver em constante ilusão, apesar de alguns insistirem e dizer que “de ilusão também se vive”, o que está errado, o certo seria dizer iludido estão os que pensam viver de ilusão! Bela postagem Néia, faz refletir, gostei também da imagem, você sempre fazendo ótimas escolhas!
E eu grato por tuas sempre tão gentis visitas e comentários vou e deixo meu desejo que você e todos ao teu redor tenham um intenso e feliz viver, enorme abraço e até mais!

Vivian disse...

Olá,Néia!!

Tens razão minha querida, da maneira que expressaste, a ilusão nos faz bem, nos ajuda a criar, a ser otimista.
Muito diferente é iludir-se, este sim é um comportamento nocivo.
Nos resta saber separa-los!
beijos pra ti!!!
Tudo de bom!!

Tais Luso disse...

Oi, Néia, ilusão não é muito diferente de sonhos; e como precisamos sonhar, como faz bem fugirmos um pouco da realidade, por vezes tão madrasta. Sonhamos, mas voltamos! Ilusão e sonhos são apenas fantasias - nada de concreto -, mas algumas vezes é bom vestí-las, como no carnaval: por umas horas viramos Reis, Rainhas, Colombinas e ingênuos Pierrôs apaixonados. No dia seguinte, tudo volta ao normal.

Beijos, amiga!
Tais luso

Maria Célia disse...

Oi Néia
Obrigada pelo carinho lá no bloguito.
Um pouco de ilusão não faz mal nenhum, a vida fica mais leve.
Belo texto.
Bjo

Adelaide Araçai disse...

Adoro as "ilusões e releitura de momentos" sim pois existe uma mágica principalmente quando somos portadores de noticias tristes. Se as falamos de forma pomposa não fica tão dolorido, quando apenas vomitamos as palavras. Não que o impacto seja menor, mas a mensagem dilacera aos poucos.

Amei a foto eu sou daquelas pessoas que (41 anos) ainda corre atras de bolinhas de sabão. Com a filha fazendo de conta que não me conhece e implorando para eu parar....kkk

Muita Luz e Paz
Abraços

Ivana Maria disse...

Oi , Néia. Tb acho que pequenas porções de ilusões fazem bem. Elas alimentam as nossas fantasias e ninguém pode viver só de realidade, é muito sem brilho uma vida assim. bjão

José Sousa disse...

Olá minha querida amiga Néia!

Por motivos de doença depreciva,tal como sabes, não tenho podido comentar em meus seguidores e nem postar em meus blogues.
Mas hoje já me encontro bem melhor, então vim te ler e me deparei com este belo texto, lindissimo!

Beijo grande em tua alma.

Debbie disse...

Indiquei vc em um desafio lá no blog.
Dá uma passadinha lá e confira.


atravesdascores.blogspot.com

Mariazita disse...

Olá, Néia
É comum dizer-se dos jovens que "têm muitas ilusões", ou "estão na idade das ilusões".
De facto, quando se é jovem têm-se muito mais ilusões do que quando já se é mais "maduro".
Ainda assim, a vida fica muito mais colorida com um pouc de ilusão à mistura...
Seu texto é muito bonito, até nos faz criar ilusões :)

Continuação de boa semana. Beijinhos

Muito obrigada pelas palavras gentis deixadas na minha «CASA».

Tetê disse...

Oi Néia! Ter ilusões positivas não é problema. Só é perigoso porque a ilusão é mais prazeirosa que a realidade e de repente a pessoa se perde num mundo de ilusão... Bjks Tetê

Mônica disse...

neia
Viver na ilusão deve ser custoso mas para alguns é até saudavel pois vive imaginando um mundo melhor do que o que ele vive, mas cuidado com o pedestal para não cair quando voltar ao momento presente, não?
Eu prefiro viver na certeza das coisas.

Vou tentar mostrar todos os lugares onde moram minhas amigas . Espero não esquecer de ninguem.
com amizade e carinho de Monica

Vanessa_Oliveira disse...

Acho q um pouco de ilusão na vida faz muito bem.
^^
lindo sempre Néia.
beijos ***

Vivian disse...

Olá,Néia!!

Vim deixar um beijo!!!!
Tenha um lindo dia querida!!
Tudo de bom!

Fernando Imaregna disse...

Oi amiga Néia...
Desculpe a demora....ainda estou sentindo os "efeitos" da partida repentina de Mamãe....aí já viu, perde-se um pouco o prumo, há saudade, e tudo o mais...
Adorei esse texto...adorei ! Espero que me permitas colocar no Blog do Irmão das Estrelas; tenho certeza que meus amigos vão gostar demais...

Um bjo carinhoso e Deus te abençoe !

Sonhadora disse...

Minha querida

Para mim as ilusões são pedaços de sonhos dispersos que tentamos tornar realidade.

Adorei e deixo um beijinho com carinho
Sonhadora

De papo com Deus disse...

A ideia de expressar em palavras aquilo que vc sente e pensa é uma inteligente aposta tanto para os que te leem quanto para vc mesmo, pois estamos todos aqui à procura da mesma coisa: de respostas, de aprendizado, de crescimento e de desafios.

Gostei muito do que li aqui... será um prazer voltar outras vezes!