7 de nov de 2011

Transparência


      Essa minha mania de observar tudo que se passa ao meu redor me faz pensar na eterna problemática do ser humano em mostrar o que realmente ele é, esse é um assunto ainda não muito bem decifrado por todos que, até hoje, se dedicaram ao estudo do comportamento.
     Entendo que ser transparente é não temer uma exposição de si mesmo, revelar com tranquilidade as facetas da personalidade, afinal mesmo que desprezíveis ao menos serão autênticas, livres de qualquer fingimento.
     Embora, muitas vezes, a expressão seja crua e pouco edificante, reflexo de uma alma permeada por sombras e penumbras, é interessante perceber o grau de sinceridade e mostrar o que realmente traz no coração é hoje, indiscutivelmente, uma virtude rara.
     A transparência não se intimida diante de um pretenso inquisidor, ao contrário, sustenta o olhar pelo tempo que for preciso e libera a privacidade dos seus pensamentos a qualquer momento.
     Não importa se a dor ou o prazer, o entendimento ou a ira, a lealdade ou a hostilidade estejam se manifestando, desde que seja sem disfarces, assim a verdade passa a ser um hábito e no mais é deixar que tudo na vida, naturalmente, apenas aconteça.

(Esse texto faz parte do projeto "Dois Olhares" de Néia Lambert e Denise Portes O Delírio da Bruxa)

32 comentários:

Suzy Rhoden disse...

Sabe, Néia, penso que ser transparente tenha enorme valor em relação a convicções pessoais, ou seja, preciso discursar e assinar embaixo, viver aquilo que professo. Essa é a transparência que considero necessária. Porém, sou adepta do recato e ajo com certa seletividade em relação as pessoas que de fato entram em minha vida privada. Deixo de ser transparente para elas? Não no campo das ideias, pois assumo corajosamente o que penso, sempre. Mas na vida pessoal e familiar sim, utilizo-me de 'filme automotivo', tenho as minhas reservas, as minhas discrições.

Deixei aqui minha visão das 'transparências' e adorei conhecer a sua! Beijos.

Célia Gil, narciso silvestre disse...

Excelente texto! Eu sou demasiado transparente, às vezes sofria menos se soubesse usar uma capa que ocultasse alguns dos meus sentimentos! Bjs e boa semana!

Denise Portes disse...

Néia,
Que essa transparência seja uma companheira eterna em nossa amizade, pois acredito que somente assim as relações verdadeiras permanecem.
Um beijo
Denise

Edna Lima disse...

Belo texto! Transparência é tudo! Embora ficamos muito expostos....Bom dia Bjs. Edna.

Vanessa_Oliveira disse...

Apesar dos problemas que ser transparente nos causam.
Acho que ainda compensa.
^^ sou assim, e admiro quem tbm é.
Lindo Texto Néia,
beijos p vc ***

Camila Monteiro disse...

São tão controversas as opinioes quanto a transparencia. Será que ela é boa ou má?!
A unica coisa uqe sei é que atrapalha as vezes. Sofro desse mal heehhe
Beijos

Elaine Freitas disse...

Olá minha linda!!!

Transparencia é tão dificil de se ver ai!
é quase raro de se encontrar... nesse turbulencia de sentimentos e correrias que vivemos, pessoas se escondem nas mascaras que mais os convem!

Sejamos transparentes!

Beijo chameguento!

。♥ Smareis ♥。 disse...

Excelente seu texto Néia.Ja tive muitas decepções pela vida por ser transparente demais. Aprendi bastante...Mas acredito que vale a pena mesmo ficando exposto demais. Beijos e ótima semana !

Valéria disse...

Oi Néia!
Lindas considerações!
Hoje há uma total inversão de valores, somos criticados por ser e quando somos transparentes. É incrível!Abaixo a ditadura da hipocrisia!rss
Beijinhos e uma linda semana!

Sheyla Xavier - DMulheres disse...

Néia,
Muito importante seu post , e eu sou bem transparente, já sofri com isso, mas não vou deixar de ser por causa disso!
Obg pela visita em meu bloguito e vc já está na lista dos blogs do coração.
boa semana
bjokass

Vivian disse...

Olá,Néia!!

Eu preciso de transparência na vida, de outro modo tudo perde o real significado!
É saber que não somos perfeitos, mas que podemos sempre melhorar, afinal é para isso que estamos aqui! Evoluir!
Admiro teu estilo de escrita!Sempre clara, muito elegante e de extrema lucidez!!Beijos querida!!!

BRISA disse...

OLÁ QUERIDA
ACHO QUE TENHO ESTE DEFEITO SOU DEMAIS. TRANSPARENTE.QUE TEXTO SIGNIFICATIVO PARABÉNS.PARABÉNS
PELO MARAVILHOSO TEXTO.
VIM TE FAZER UMA VISITA. ANDEI AFASTADA POIS MINHA FILHA ESTAVA COM A PERNA ENGESSA. MAIS AGORA ESTOU RETORNANDO AOS POUCOS.
cada amigo que conquistamos,
é uma flor no jardim da nossa vida,
porque amizade se conquista
aos poucos ao dia a dia.
Essa flor é pra lembrar a você que estou
presente sempre...
Mesmo distante.
E mostrar pra você,
que sua amizade é importante pra mim!!!
Uma flor para
............. / .\. \.....Alegrar o seu dia,
........... / . . \ ..\ ..Para perfumar
......... / . . . `\ ..\ A tua alma
........ |. . . . . |. ..|Encher o
......... \ . . . ./ . ./.Teu coração
........... `=(\ /.=´.De Amor...
............. `-;`.-' ...Para te alegrar...
................ || _.-'| .Uma flor para
............. ,_|| \_,/ ..Te mostrar o mundo
........ , .... \|| .' ....Pleno de Amor,
...... |\ |\ ,. ||/ ......Felicidade,
....,.\` | /|.,|Y\, ....Amizade,
.....'-...'-._..\||/ ....Carinho
......... >_.-`Y| .....E Paz!
.............. ,_|| ......Uma flor para
................ \||.......Te desejar
................. || ......Tudo de bom

Mariazita disse...

Olá, Néia
Ser transparente é uma qualidade - eu considero qualidade - cada vez mais rara.
As pessoas têm receio de se expor, de mostrar os seus sentimentos, e, com isso, serem feridas. Assim, amarram uma máscara no rosto para disfarçarem o que realmente são, e assim se protegerem de possíveis agressões da vida.
As almas transparentes não têm receio de nada. Como não têm nada a esconder, de nada têm medo.

O Mundo está carente de transparência...

Uma boa semana. Beijinhos

Cacá - José Cláudio disse...

Oi, Néia.

Eu acredito que quanto mais vamos conhecendo o mundo e a nós mesmos, mais aptos nos tornamos para a roda da civilização. Tirando os desvios de caráter e os casos psicologicamente transtornados, há uma maioria que garante o quilíbrio das relações. A gente ora acredita, ora desacredita no ser humano e batalha dia após dia da nossa existência para que aproximemos mais e mais de algo (senão ótimo) pelo menos tolerável pacificamente.

Um abraço e muito obrigado pela solidariedade e carinho nesses dias para comigo. Paz e bem.

Vera Lúcia disse...

Olá Néia,
Lindo o texto (leve, claro e objetivo).
Transparência é uma bela qualidade, sem dúvida, mas cada vez mais rara de se encontrar. Muitos preferem se esconder atrás de máscaras como opção para um bem viver.
Admiro as pessoas transparentes, pois nos despertam confiança e segurança.
Beijos.

BIA disse...

Oi Néia!!!

Pessoas transparentes não são hipócritas, é só ter um pouco de sensibilidade para perceber isto, muitas vezes é visível, fica estampado em um rosto, mas infelizmente o que mais existe no mundo é falsidade, mas espero sempre ter a sorte de no meu caminho me deparar com pessoas honestas e não fingidas. Adorei o seu texto e o tema abordado.
Ah!!! Sempre fico impressionada com os teus escritos, admiro muito tua linha de pensamento, achei muito lindo e verdadeiro o que tu escreveu no último comentário no meu blog sobre o amor, tuas palavras são sempre uma poesia com fundo de verdade que toca os corações, faz muito bem ler tudo o que tu escreve acho que precisamos de pessoas assim que transmitem tantas coisas boas e quando lemos tornam os nossos dias melhores. Obrigada!!! Tenha uma semana abençoada!!!
Bjs
Bia :)

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!!

Tenha um ótimo dia querida!!!
Tudo de bom pra ti!
beijos!!

Clau disse...

Oi Néia,bom dia!
Nem sempre é fácil se expor.Às vezes até dói.
Mas precisamos correr esse risco...
Ser transparente sempre valerá a pena.
Bjs!

Carla Ceres disse...

Oi, Néia! Acho que sou um tantinho transparente demais, mas prefiro continuar assim mesmo. Gosto de pessoas autênticas. Beijos!

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Olá Néia, passeando pelo teu blog... Quem dera a verdade passe a ser um hábito! Gostei da reflexão. grande bjo

Mônica disse...

Neia
Eu sou infelizmente muito transparente. Não consigo mentir, nem inventar nada.
Só sei sentir e as vezes me machucam.
com amizade e carinho de Monica

Mônica disse...

Neia
Voltei pra te contar porque tenho estas fotos todas.
Meu pai adorava fotografar.
Ele teve varias maquinas de retrato e a gente nunca saia sem ela.
Todos os nossos passeios estão em albuns.
Meus antepassados todos também. Aqui em casa tem fotos de mais de 100 anos e cartas que meu irmão apanhou no lixo, quando minha tia avó morreu com 101 anos.
E eu arrumei e cataloguei.
Estão aqui comigo.
E eu amo folhear e ver as fotos.
Quando ninguem filmava papai pediu pra um amigo filmar seu casamento
Pena que não sei colocar no blog para voce ver!
E lindo!
Só 5 min, mas valeu!
HOje mamae esta um pouco aborrecida.
Enquanto minhas tias estavam aqui entrou ladrão na casa delas e roubou as duas unicas joias que vovo tinha e que tinha sido dadas para elas.
Estão arrasadas, mas o que fazer?
Ninguem se machucou!
com amizade e carinho de Monica

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

que beleza de texto, Néia. Lindo mesmo.
Talvez ser transparente dá menos trabalho, porque cansa fingir, cansa fazer algo que a gente não quer, fingir que gosta de quem ou do que não gostamos... a transparência é conveniente. E no final, a transparência aglutina pessoas mais afins com a gente, pq semelhantes costumam ficar juntos, assim penso eu.

Mas... todo mundo fala "ah, sou muuuuuuuuuuuito transparente". a gente fala assim pq é bonito mas não é realidade tão comum e precisa não.
é igual a tal da inveja, ninguém assume que tem, é sempre o outro que tem né.

rs.

bom dia!

Malu disse...

O ser humano é um imenso amplexo de paradoxos que por mais que se tente compreender sempre será incompreensível.
A transparência ou as verdades sempre devem serem ditas, mas há que se saber fazê-las para não machucarmos os outros e a nós.
Toda verdade tem seu preço em qualquer tipo de relações...
Abraços, minha amiga e grata por partilhar assunto tão pertinente.

Cadinho RoCo disse...

Fato é que não somos transparentes e por isso mesmo é que formamos formas nem sempre compatíveis com o formato do que em verdade somos.
Cadinho RoCo

Vivian disse...

Olá,Néia!!!

Que seu dia seja ótimo querida!!!
Beijos! E meu carinho!!

Marinha disse...

Transparente é esse teu talento em traduzir para palavras a vida que pulsa em todo o lugar! Text perfeito e... transparente!
Bjo e paz, querida.

Socorro Melo disse...

Oi, Neia!

Recuei um pouco, e li as últimas postagens. Só tenho a parabenizá-la. Gosto da sua sensibilidade, e do seu ponto de vista.
Hoje não se vê transparência, você disse bem, se vê hipocrisia. Admiro as pessoas autênticas, aquelas que se apresentam tal qual são, e não se importam com a opinião alheia. Devemos ser o que somos, e não nos escondermos como covardes, atrás de mentiras, inventando ser aquilo que não somos.

Excelente!

Um grande abraço
Socorro Melo

Zilani Célia disse...

OI NÉIA!

RETRATASTE NO TEXTO,UM SER ÍNTEGRO,QUE SE EXPÕE PORQUE NÃO USA DE MÁSCARAS PÁRA ENCOBRIR ERROS, OU PARA SE UFANAR NOS ACERTOS, ELE APENAS É...
ABRÇS
http://www.zilanicelia.blogspot.com/

Daniele disse...

Lindo texto, Néia!

Ser transparente é não ter que arrancar nossa essência, é a liberdade de poder ser verdadeiro e jamais precisar mentir para agradar...mas vamos combinar, ninguém se mostra por inteiro, né?

Devemos sempre guardar alguns mistérios a nosso respeito.

Grande beijo!

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Estive fora da net por uns dias porque me mudei... senti saudade de vc...
A transparência é um desafio porque é necessário lealdade, um valor esquecido hoje em dia... é uma pena!!!
Bjm de paz

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Néia querida,

Ser autêntico e transparente em suas verdades, é algo raro que encontramos em alguém.
Pois muitas pessoas se deixam levar por opiniões alheias, e por fim acabam sabotando seu próprio interior.
Ter a coragem de se assumir, e expressar suas idéias e pensamentos de forma que não seja agressivo, faz parte do crescimento de todos nós.

Parabéns pela mensagem.
Um grande beijo em seu coração!!!