5 de dez de 2011

Natal ecologicamente correto

             
            Não poderia deixar de divulgar um projeto muito interessante que, há dois anos, tem sido colocado em prática em minha cidade, Quinta do Sol-Pr. Por iniciativa de autoridades municipais, as garrafas plásticas, que tantos prejuízos causam ao meio ambiente quando não devidamente reaproveitadas, aqui têm um destino altamente elogiável.


            Durante certo período do ano a população é conclamada a juntar e entregar as garrafas em um determinado local, assim os artesãos vão colocando em prática um trabalho que é uma verdadeira arte.  No mês de dezembro, o resultado é apresentado, as peças decorativas vão sendo devidamente colocadas nas ruas e praças deixando a cidade com ar absolutamente natalino.


            Uma vez instalados os enfeites nas árvores, postes e gramados, resta esperar ansiosamente o momento em que todos se reúnem na praça central para o acendimento das luzes.


 Chegada a data marcada a noite que até então tinha a sua escuridão amenizada apenas pelas estrelas e lua, acabou recebendo também o auxílio dos fogos de artifício, a cada minuto explodiam em cor e alegria. Um convidado inesperado resolveu aparecer abrilhantando ainda mais o evento, um pequeno asteróide que ousou cortar o céu exatamente nesse instante, imagine se ele iria perder essa festa tão bonita aqui na terra. Um momento único, onde as crianças com sua alegria inocente se encantaram com as figuras coloridas das renas, Papai Noel, anjos, laços e velas. Os adultos, com suas retinas refletindo toda a luminosidade do momento, ficaram perplexos diante de tamanha criatividade.

            Numa época em que muito se tem falado a respeito da preservação do meio ambiente, onde grupos, organizados pelo planeta afora, lutam para que o mundo não acabe coberto de lixo, é motivo de orgulho saber que por aqui estamos fazendo a nossa parte e a natureza, certamente, agradece muito!



32 comentários:

Rô... disse...

oi Néia,

lindamente correto...
adoro quem se preocupa
com a natureza,
sinal de responsabilidade
e maturidade...

beijinhos

✿ chica disse...

Isso é mesmo maravilhoso e só podemos aplaudir e nos encantar! Lindo! beijos,ótima semana,chica

Anônimo disse...

tudo muito liiindo!

inaier.blogspot.com

Flor da Vida disse...

Atitude louvável! Aqui em minha pequena cidade também se coloca em prática esse maravilhoso trabalho, e fica tudo muito lindo!!!

Amada, carinhos pra ti.
Bjs

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Que lindo, Néia! amigo da natureza e belíssimo! coisa de gente inteligente e com amor no coração, por pensar com carinho no planeta.

muito bom divulgar idéias tão interessantes e boas, que vire mania por todo o mundo!

boa semana

Camila Monteiro disse...

Que lindooo, quanta coisa bela e interessante!

martinha disse...

Olá Neia tudo bem? Sua cidade está de parabéns, pois além de fazer enfeites lindos, contribui para o meio ambiente, show de bola! Beijo e boa semana:-)

Cacá - José Cláudio disse...

Parece que a ideia vem ganhando adptos, Neia. Estou aqui em minha cidade natal (Itabira-MG) e a decoração das ruas também está toda feita de Pets. Isso é uma maravilha, realmente. Grande abraço e ótima semana.

Carla Ceres disse...

Que sorte, Néia! Teve até estrela cadente! Fui pesquisar sua cidadezinha na internet. Ela tem cinco vezes mais habitantes do que Águas de São Pedro - SP, quando morei lá. Os artistas daí são criativos. Tomara que inspirem outras cidades. Podiam fazer decorações como essas para outras datas festivas. Beijos!

Vera Lúcia disse...

Oi Néia,
Espetacular! Se a ideia se expandisse seria formidável.
De repente, senti saudade do aconchego de cidade do interior. Vim de uma cidade, onde as comemorações reuniam pessoas nas ruas ou em praças, principalmente nas comemorações da semana santa.
Parabéns aos organizadores e artistas de sua cidade. Louvável e brilhante iniciativa!
Tenha um lindo dia!
Beijos.

Adelaide Araçai disse...

Neia o principal para mim, além da beleza é saber que a prefeitura não gastou horrores com enfeites que depois ficam anos e anos estragando em algum galpão. Parabéns pela iniciativa de divulgar, tomara mais cidades se inspirem nesse exemplo lindo e iluminado.
Muita Luz e Paz
Abraços

Rosangela... disse...

Oi Néia!!!!Realmente nossa cidade está muita bonita, grande criatividade dessas artesãs....E o nosso meio ambiente agradece......Ah e as fotos ficaram lindas...
Beijos.....

Sotnas disse...

Olá Néia, que tudo sempre permaneça bem contigo!

Parabéns pela postagem e para as autoridades da sua cidade por bela e ecológica iniciativa. E lendo esta tua postagem me veio um pensamento, será que precisamos de tanta evolução tecnológica, sem ao menos termos conseguido evoluir o suficiente como seres humanos inteligentes, bem, com certeza os hipócritas que adoram exibir apenas aparências dirão que toda novidade tecnológica ainda é pouca, pois para eles o planeta está relegado à posição de mero coadjuvante em nossas vidas, e somente eles e o bem estar deles é que importa!
E também parabéns aos artistas criadores dos belos enfeites natalinos com este material tão temido pelo meio ambiente, garrafas pet!
Gostei deveras desta iniciativa, poupa o meio ambiente de ter extraído de suas entranhas mais alguns ”órgãos” e reutiliza algo criado pelo homem conhecido como lixo, que a ele homem muito prejudica, mas, que no seu egoísta imaginar ao meio ambiente vai fazer bem!
E como sempre ao vir por cá sempre agradecido por tuas gentis visitas e comentários, e também por tua amizade a mim dedicada, deixo por cá meu deveras desejo que você e todos ao teu redor tenham um viver intenso e feliz sempre, e um grande abraço e até mais!

Suzy Rhoden disse...

Que lindo, Néia! É isso mesmo que deve acontecer, em todos os lugares... Espero que a ideia se espalhe! E realmente tem se espalhado, sim, pois tenho visto muitas decorações maravilhosas e inspiradas na sustentabilidade por várias cidades aqui em meu estado.

Parabéns, é perfeito quando cada um faz a sua parte por um mundo mais bonito e menos poluído! Beijos.

disse...

Oi Neia...
Eu perticulamente nao gosto desses enfeites de garrafas pets. Não os acho bonitos. Mas acho que vale sim e muito no sentido de campanha pró meio ambiente.
Só nao pode esquecer das reciclagens no resto do ano, né?

Beijoss

Clau disse...

Oi Néia!
Quem dera se todas as cidades aderissem a essa ideia...
A decoração fica linda e diferente.
Quem faz os enfeites,tem muita criatividade.
Na minha cidade,nunca vi,mas todo final de ano vou pra Curitiba,e lá vejo em muitos lugares decoração com garrafas pets.
Simplesmente adoro!
Bjs!
Que sua semana seja formidável :)

Pelos caminhos da vida. disse...

Reciclando, usando a criatividade e ai está a beleza dos artesãos, parabéns a eles a sua cidade e a vc tb por compartilhar conosco Néia.

beijooo.

Valéria disse...

Oi Néia!
Que lindo! A iniciativa e o que vocês ganham com esta decoração lúdica e cativante. Imagino a expectatva de todos! Em Gramado parece que tem algo parecido, pelo menos já vi lá muita decoração de pet.
Beijinhos e uma linda semana!

SHEYLA XAVIER - DMULHERES disse...

Néia
Aqui em Recife, as ornamentações do natal da cidade, feitas pela prefeitura, são de material reciclado e garrafas pets...A prefeitura compra de empresas o material e as confeccionam.Acho louvável essa iniciativa de ambas as cidades!
Boa semana, bjosssss

BIA disse...

Oi Néia!!!

Que bacana!!! Um exemplo para ser espalhado e seguido!!! Fica tão lindo e ainda recicla o material e não polui a natureza, poderiam fazer isto na Páscoa também. Os outros lugares do Brasil e do mundo deveríam fazer o mesmo. Aqui em Gramado é assim no Natal é na Páscoa, é a coisa mais linda, um sonho iluminado para adultos e crianças!!! Amei o post!!!
Tenha uma feliz semana!!!
Bjs
Bia :)

piedadevieira disse...

De volta para curtir os amigos.
Lindíssimo.
beijos

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!!

Puxa...e que lindo ficaram as peças!!!!Os artesãos estão de parabéns, a criatividade é nota 1000!!!É um belo exemplo que deve ser seguido, se cada um fizer sua parte, ajuda e muito na preservação do planeta!!!
Que legal querida!!!!
Beijos pra ti!!!!Lindo dia!

Mônica disse...

Neia
E a verdade!
Eu fico encantada quando a autilizam para a arte.
E como fica bonita a cidade!
com amizade e carinho de Monica

Marli Borges disse...

Querida Neia,
eu simplesmente adoro essa arte reciclada! Aqui no sul, Porto Alegre, Taquara, Gramado, Canela e adjacências, há anos vêm fazendo esse trabalho. E fica absolutamente magnífico! Tudo muito alegre, iluminado e colorido. A criatividade humana é mesmo infinita!!! E isso é muiiitooo bom!!!
Bjssssssss

Lúcia Soares disse...

Acho tudo feito com recicláveis muito, muito lindo. Minha vizinha monta, há anos, uma árvore de Natal em seu jardim, toda de pets brancas e iluminadas por dentro, fica um espetáculo no bairro.
Cada um fazendo um pouquinho pelo planeta, todos se beneficiam.
Bj

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Néia querida,

Como é Maravilhoso vermos iniciativas tão importantes como esta, principalmente nesta época em que muitos produtos que agridem a Natureza reinam soberanos entre enfeites e brinquedos.
Quando se tem criatividade e força de vontade, tudo pode ser feito em pról do nosso planeta.....e se começa assim.
Parabéns para a cidade.

Um grande beijo em seu coração!!!

Vera Lúcia disse...

Oi querida,
Passei para ver se havia novidade.
Deixo-lhe um beijo.
TUDIBOM!

ONG ALERTA disse...

Pena qu3e muitos náo fazem igual, beijo Lisette.

Mery disse...

Lindo*!
No sul se dá mais valor à reciclagem, e essas artes ficam muito bonitas, conheço o Paraná e adoro;
Ah!... "essa magia de enfeitar e decorar a casa e jardins nos faz um bem imenso...>>
O espírito de Natal já está conosco, ninguém fica indiferente, você nos deu uma boa dica*, e o teu exemplo deve ser seguido...espalhemos essa ideia*. Amei te visitar e ver essas novidades, uma beleza*;
beijus e bons dias de dezembro*, muita paz, fica com Deus*!
Mery*))

Sonhadora disse...

Minha querida

Cá em Portugal também estão a utilizar esse método para enfeitarem árvores de Natal, em tempo de crise é muito importante.

deixo um beijinho
Sonhadora

Denise Portes disse...

Néia,
Quintas do Sol além de ter esse nome lindo ainda preserva a natureza, maravilhoso.
Um beijo
Denise

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida

" Das alturas orvalhem os céus,
E as nuvens que chovam justiça,
Que a terra se abra ao amor
E germine o Deus Salvador"...

Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que te amo fraternalmente...
Seja muito abençoada e feliz, amiga!!!
Bjm de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coraçãozinho....

"Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

e então saberás que eu me feri e também me curei."

Tagore
P.S. Em minha cidade é tudo ornamentado assim... fica lindo!!!