5 de jan de 2012

Amanhecer


     Levantar bem de manhãzinha é um hábito que fui adquirindo conforme os anos foram passando, seria esse já um sintoma da melhor idade? Uma vez que são os jovens os amantes de um sono infinito, fiquei então com essa dúvida pairando no cérebro por um instante.
    Apesar de me por em pé ao clarear do dia, oito horas de descanso são absolutamente necessárias, assim vou para a cama não muito tarde. Esse costume foi adotado naturalmente impulsionado pelo silêncio noturno da minha localidade, pegar no sono por aqui é uma tarefa muito fácil. Para que tenham ideia da calmaria que me cerca, os poucos barulhos são os que a própria natureza oferece.
    Carrego a certeza de que eu não saberia viver num grande centro urbano, seria um exigir demasiado, uma vez que me sinto totalmente dependente dessa tranquilidade que me invade e que toma conta da minha alma por inteiro.
    Abrir a porta pela manhã e sentir o frescor do ar vindo do mar, mas que mar alguém irá perguntar se o litoral fica muito distante desse lugar? Então explico, em qualquer direção que eu me volte avisto lavouras que rodeiam a cidade e se estendem até onde o olhar puder alcançar, seguindo ainda por trás dos montes, quem sabe, com outras cores em todas as suas nuances. E quando o vento impetuoso balança a plantação para lá e para cá, creiam, nesse oceano sem água ondas de folhas verdes se fazem por todos os lados. Essa paisagem que parece uma tela muito bem elaborada faria até mesmo Monet, caso pudesse ver, questionar quem fora o artista que ousou pintar a perfeição.
    Como é possível não desfazer as rugas entre os olhos, desanuviar o rosto, corrigir uma postura encurvada diante da tamanha serenidade que aqui é visível em todo lugar?
    No meu acordar detenho qualquer pensamento sem nada me perturbar, a minha atenção é tirada apenas por um ou outro pássaro que chega querendo sentir os diferentes perfumes do meu jardim. Eu vivo assim, completamente encantada por esse pequeno pedaço do mundo que já faz parte de mim!

(Esse texto faz parte do projeto "Orgulhosa Simplicidade" de Néia Lambert)





Direitos Reservados

22 comentários:

SHEYLA - DMULHERES disse...

Poxa, Néia, que inveja (boa) de seu despertar rsrs.Bem, adoro dormir cedo e acordar também,as noites insones pra mim, são um martírio. Mas, quando me levanto, dá pra sentir uma pequena brisa do mar, minha janela está voltada pra ele e para o nascer do sol. Amo levantar,passar um tempo espreguiçando e fazendo as devidas saudações ao astro rei.
Uma semana incrível, bjosss
Sheyla.

Suzy Rhoden disse...

Que texto gostoso de ler, pois traz um pedacinho da serenidade, sua companheira, através do quadro perfeitamente pintado por minuciosa descrição!
Realmente, acordar cedo é um dos segredos para a disposição de um dia inteiro... Saber apreciar a paisagem que o Criador nos concede é outra dica, faz bem aos olhos, faz bem à alma!
Parabéns, você conhece os segredos da longevidade, da paz, da serenidade, e faz a gentileza de compartilhá-los conosco através de seus textos, que são sempre um primor!

Beijão.

✿ chica disse...

Lindíssimo teu amanhecer,Néia! Vale muito isso,né?beijos,chica

Clau disse...

Boa tarde Néia :)
É uma benção,ter por perto somente os barulhos que a natureza oferece...
Que esse encantamento seu,perdure!
Você não se adaptaria mesmo (se fosse pra viver num grande centro urbano.rsrs),afinal um lugar desses que vc mora,é um pedaço do paraíso.
Bjs!

Vera Lúcia disse...

Nossa, Néia, que paz este texto me trouxe!

Ou este pedaço do mundo tem toda esta magia que você descreveu ou esta magia reside em você.

Um encanto de texto!

Beijos.

Maria Luiza disse...

Amo ler seus textos e sou de verdade sua fã. O texto em especial, fez-me estar aí, logo ao clarear do dia sentindo a brisa do mar de verdes folhagens. Absolutamente delicioso! Beijão!

BIA disse...

Oi Néia!!!

Que lindo amanhecer!!! Você é uma privilegiada por viver em um lugar tão tranquilo e bonito e pelo dom de transcrevê-los em palavras tão perfeitamente que ao lermos nos transportamos para o texto, nem parece que é no BRASIL este local pois na maioria das cidades brasileiras é um perigo só... realmente inspirador e difícil de encontrar!!!
Que teu começo de ano esteja sendo ótimo!!!
Bjs
Bia :)

A.S. disse...

Excelente texto!...
O meu beijo... e saudades!

AL

Sonhadora disse...

Minha querida

Que 2012 seja um caminho coberto das mais belas flores e dos sonhos mais lindos e cheios de esperança como este texto.

Beijinho com carinho
Sonhadora

Evanir disse...

Que a felicidade te acompanhe sempre e que ela seja
sua companheira constante no decorrer desse Ano de 2012.
Sigamos avante, para o alto e com um sorriso no rosto! Paz e luz.
E já no final dessa primeira semana de Ano Novo.
Desejo um feliz e abençoado final de semana.
Vou continuar te seguindo e te amando sempre.
Beijos no coração.
Evanir
Lindo texto quanta esperança lindo mesmo amada..

Mara Melinni disse...

Oi, Néia...

Já li outros textos do seu projeto sobre a simplicidade... eu me identifico com TUDO o que diz respeito a esse jeito de viver... nas suas palavras, há muito do meu universo!

O seu Amanhecer é parecido com o meu, espero que aqueles que tb o possuem saibam dar valor.

Obg pela amizade de sempre!

Bjs e até breve!

Livinha disse...

Olá Néia,

Como sempre belíssimos texto,
a descrição do lugar, o contato com a natureza, quanto nos leva a divagar, fluindo inspiração.
Estou vivendo num lugar assim, sair do centro da cidade onde o ar faz com que nos sintamos bafejados em brisas que nos acalenta melhor o pensar. O sono tem sido reparador e as manhãs plenas de frescor...

Sempre a te aplaudir

Beijos

Livinha

Tetê disse...

Oi, querida... Eu sempre estudei pela manhã, comecei a trabalhar e entrava cedo no serviço, acabei me acostumando a levantar com o dia clareando! Aposentada, até poderia dormir mais um pouco, mas acho um de(i?)sperdício perder o colorido do amanhecer (propositalmente, a janela do quarto dá para o amanhecer!) e as primeiras horas tranquilas que dedico à oração e meditação. Pude sentir o aroma das plantações que te cercam... que delícia! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meu cantinho! Bjks Tetê

Severa Cabral(escritora) disse...

...OLÁ MINHA QUERIDA1
VIM SENTIR O CHEIRO DESSE TEXTO TÃO GOSTOSO DE LER...QUE NOS DAR UMA PAZ E UMA VONTADE DE VIVER DENTRO DESSE CONTEXTO QUE CONSEGUIU COM TANTA MAESTRIA NOS PASSAR...
BJS MINHA LINDA!

Daniele disse...

Néia, se não ficas aborrecida, minha querida...invejei você.
Ah, como sonho com essa paz e tranquilidade.
Você não se acostumaria mesmo num grande centro urbano.
Eu que nasci e fui criada em um, não acostumo e por horas quase enlouqueço com tamanha falta de respeito e educação alheio.

Viva e curta seu cantinho do paraíso.
Agora, entendo porque tão doces palavras são as suas.
bjs no coração

ONG ALERTA disse...

Curtir o dia e o brilho do sol, pura energia, beijo Lisette.

Denise Portes disse...

Néia,
Parafraseando Gilberto Gil: “O melhor lugar do mundo é aqui e agora.” É muito importante ser e estar feliz com nossas escolhas, essa é a beleza da vida que escolhemos viver.
Um beijo
Denise

Julliany kotona disse...

Jogue seus sonhos aos ventos...Eles voltaram para você em forma de realidade!Tenha uma linda noite de sabado e um ótimo domingo bjos de uma amiga!

Carla Ceres disse...

Amei esse texto Néia. Lindo,lindo lindo! Uma vez eu vi na TV uma plantação de trigo ondulando ao vento. Fiquei encantada. Era mais bonito que o mar. Por isso entendo o que você quer dizer. Beijos!

。♥ Smareis ♥。 disse...

Maravilhoso seu post Néia. Fico emocionada sempre que te leio, as palavras sempre tocam minha alma muito profundo.
Estou de volta depois de uns dias ausente.
Desejo uma semana imensa de coisas boas. Obrigada pelo carinho da amizade...Um abraço!

Vivian disse...

Olá,Néia!!

Que delicia desfrutar, nem que seja por um instante tanta tranquilidade...é maravilhoso para refletir, ou só sentir a beleza em volta...ah!
Eu fazia muito isso.Por ora não é possível, com dois filhos pequenos falantes...rsrsr Tranquilidade por aqui é raridade...
*Penso que acordar cedo não depende da idade(acordo todo dia as 5h da manhã, e ainda estou um pouco longe da maior idade...rsrsr).
E gosto!Meu dia é bem aproveitado, faço tudo que preciso e ainda sobra tempo para ler, visitar os blogs...além claro das tarefas normais de quem tem dois filhos e casa para cuidar...rsrsr E agora universitária!!!rsrsr
Adoro o ar da manhã!Beijos pra ti!!!
BELÍSSIMO TEXTO!!!!!!

Socorro Melo disse...

Oi, Neia!

Isto sim é uma grande riqueza. E o lugar torna-se ainda mais bonito, e poético, na sua ótica, e nas suas palavras. Gostaria, sinceramente, de viver num lugar assim. Apesar de viver no interior, não tenho essa bela visão do campo, e o barulho é ensurdecedor. É muita agitação por cá, kkk
Belo texto, amiga.

Paz e Bem!
Socorro Melo