12 de mar de 2012

Quando a história é boa, ruim é chegar ao fim!

      Ler um livro é um ato, para mim, agradabilíssimo, no entanto, em se tratando de uma obra admirável sofro os tormentos de quem se apaixona pela história de tal forma que, já à metade, desejo que ela não se acabe.
      Então, numa tentativa de prolongar ao máximo esse passatempo prazeroso, diminuo o ritmo e leio cada palavra demoradamente, releio algumas frases e estico visualmente os parágrafos. Analiso tão completamente os personagens, física e psicologicamente, a ponto de conhecer os segredos e vislumbrar o destino, feliz ou triste, de cada um deles.
      Viajo de tal forma com o enredo que não me é raro uma lágrima furtiva, um sorriso perdido no ar, uma expressão de espanto ou até mesmo um suspiro prolongado, é a emoção não permitindo, em momento algum, que eu seja uma leitora fugaz.
      Da metade em diante, virar cada página vai se tornando um gesto hesitante, luto contra a perspectiva de chegar ao epílogo que, nada mais é, que o começo do fim.
      E quando os dedos não encontram mais laudas a serem folheadas, sou tomada por uma súbita pontada de angústia, queria mesmo nunca chegar ao ponto final.
     Aos poucos, no entanto, meu espírito se acalma, é o incrível efeito terapêutico que toda boa leitura é capaz de provocar.


Direitos Reservados

26 comentários:

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!!

Voltei!!rsrs
Lindo seu texto!!!Me sinto assim também com os livros!!Só não me aguento ler lentamente...rsrsr
Mesmo não querendo que ele termine, devoro tudo!!rsrsr
Em alguns casos recomeço a leitura,então com muito mais calma, saborendo tudo novamente!rsrsr
**Imagem MARAVILHOSA!!!
Beijos minha querida!!!
Tudo de bom!

✿ chica disse...

Quando estamos adorando ler, é ruim chegar ao fim...beijos,linda semana,chica

Camila Monteiro disse...

Interessante ler isso viu! Sou exatamente dessa forma! Tem uma coleção de 10 livros que amo muito, parei no 8 porque estou chateada que está acabando kkkkkk

Eu sou louca?! kkkk

SHEYLA - DMULHERES disse...

Néia, perfeito! Refletem tudo que meus pensamentos querem falar, em alguns livros que leio. É muito ruim acabar algo que está sendo gostoso e gratificante.
Uma excelente semana.
Beijos, Sheyla.

Misturação - Ana Karla disse...

Néia, a boa leitura realmente proporciona um banho de sentimentos dos mais diversos.
E quando estou gostando de uma leitura não consigo largar o livro.
Boa semana
Xeros

Rô... disse...

oi Néia,

também sou assim,
quando estou gostando diminuo
o ritmo para passar mais tempo nessa companhia agradável que é a leitura...

que loucura,né?

beijinhos

BIA disse...

Que legal Néia!!! É bem assim mesmo!!! Dá até um certa invejinha de como tu consegue traduzir perfeitamente e escrever tão bem sobre todos os assuntos com requinte e ao mesmo tempo com simplicidade. Adorei!!!
*❉* Tenha uma feliz semana!!! *❉*
Bjs :)

ღα૨gѳђ ખ૯૨ท૯૮ઝܟ disse...

Rs...voce descreveu exatamente como me sinto,
obrigada!

Beijooooo

Majoli disse...

Descrevestes o prazer da leitura por mim Néia.
Ando num vício enorme de ler, e fico me alimentando das palavras do livro, vivendo cada emoção nele descrita.
Hoje pela manhã estava presa em cada capítulo, dei uma pausa, agora à tarde retomarei a leitura, e é claro sempre voltando um pouquinho pra viver a emoção da página em que parei.

Bom te ler.
Beijos.

Mônica disse...

Neia
Que ideia genial de lê. eu sou ao contrario. eu leio alucinadamente pra acabar e ver o fim do livro rapidamente.
eu resumo os livros pra poder dar uma olhadinha deoois.
Estou lendo Jesus cristo de jose antonio pagola
com carinho e amizade monica

Valéria disse...

Oi Néia!
Sinto assim também. O prazer de uma boa leitura é um misto de emoções que perduram em nossa memória, graças a Deus.rsss
Beijinhos e linda semana!

Clau disse...

Oi Néia :)
É verdade mesmo...
Dá uma certa melancolia quando a história do livro,está chegando ao fim.
Mas,(no meu caso),como sou muito curiosa,ao invés de diminuir o ritmo,eu acelero!rsrs
Bjs!

Valéria disse...

Oi Néia!
Voltei para te agradecer as palavras carinhosas, o mundo virtual foi muito bom, conheci aqui também muitas pessas legais como você!
beijinhos!

Denise Portes disse...

Néia,
A leitura, para quem gosta, é um namoro recheado de paixão eterna.
Um beijo
Denise

Vera Lúcia disse...

Oi Néia,

Você discorreu lindamente sobre este sentimento que nos acomete quando estamos quase ao final de uma leitura empolgante.

Me vi no texto. É bem assim como você deliciosamente descreveu.

Beijos.

Sonhadora disse...

Minha querida

Bem verdade...o que é bom acaba depressa.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Vanessa_Oliveira disse...

Tenho o mesmo sentimento querida Néia.
as vezes recomeço a leitura e acredito que a cada vez q o fazemos, vemos coisas antes não vistas,
aprendemos sempre ...
beijos sempre ****

Mônica Bif disse...

Néia querida ler um bom livro sempre é uma experiência extraordinária, como quando agente está comendo um doce que não quer que logo acabe... Rss. Mas quando agente tá amando mesmo a leitura, fica curioso pra ver o final, pelo menos assim sou eu, não vejo a hora de saber o enredo final da história. Quando os livros são do tipo trilogia, tem aquele, continua.... AI QUE NERVOSO! kkkkkkk. Uma boa história tem o poder de nos enterter, surpreender e mais que tudo nos emocionar. Sobretudo gosto de livros que no final vão me fazer ser uma pessoa melhor, que eu terei aprendido algo melhor pra minha vida. É isso! Rss. Bju Néia, como sempre, PERFEITA!

Vivian disse...

Bom dia,Néia!!!

Vim desejar um ótimo dia, cheio de boas oportunidade!!!Querida amiga que sempre tenhas alegrias escondidinhas em cada cantinho do seu dia.Beijos!!
*E por aqui, chove muito...uma tregua do calor...

Suzy Rhoden disse...

Néia, compartilho de sua paixão pelos livros, mergulho rapidamente na história (sendo uma boa obra)e naturalmente desejo que ela se prolongue, ao mesmo tempo em que quero desvendá-la em todos os seus detalhes! Isso faz com que eu seja o tipo de leitora que devora, que lê muito em poucas horas porque quer saber logo o desfecho... mas quando chega o 'começo do fim', que sofrimento! Felizmente, haverá sempre um novo livro para nos consolar, com suas histórias encantadoras...

Beijão pra você, querida Néia!

Socorro Melo disse...

Oi, Neia!

Concordo. Nos envolvemos tanto, que parece que "somos mais um" dos personagens da história...
Eu, porém, ao contrário, quando a história é boa, acelero, involuntariamente, para conhecer o desfecho do enredo.
Ler uma boa história é vijar por um mundo desconhecido e cheio de aventuras.

Grande abraço, amiga
Socorro Melo

Smareis disse...

Verdade Néia, chegar ao fim de qualquer leitura,sempre é difícil, pricipalmente quando gostamos da história.

Beijos e ótima semana.

Livinha disse...

Olá Néia querida,
Belíssima narração
das sensações experimentadas
naquela leitura boa que nos
trancende a viagens mais inusitas
que podemos imaginar...
Muito bem definido tua descrição e do título que posso dizer senão
que quanto a leitura me faz gosto, fico a querer engolir a história, numa torcida e aprofundamento como se estivesse a vier tudo, mas quando chego ao fim, fico com raiva de mim
Viu o que vc fez livinha, precisava de correr, agora a festa acabou e outro desses não vais ter.

É assim que eu me sinto...

beijos pra ti minha querida
e viva as falas, as coisas contadas, cheioas de rima e graça que chega por inspiração
não importa se verso ou prosa, o vento nos trás a poesia contendo pétalas de rosas...

Bjs

Livinha

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Néia minha irmã,

Nossa!!!
Ruim é chegar ao final de uma postagem tão deliciosa e encantadora como esta!
Como as palavras fluem de você....é incrível!
Acredito que a maioria das pessoas que possuem um blog de qualidade, geralmente são pessoas que já fazem da leitura um imenso prazer em suas vidas.
E concordo contigo, quando a história é boa, lemos, relemos e lemos novamente.....rsrsrsss.
Parabéns querida, suas palavras foram perfeitas!!!

Quero lhe agradecer pelo carinho durante este período em que fiquei ausente.
Passei por momentos difíceis, que foram preciosos aprendizados para a minha vida.
E hoje volto muito mais fortalecida em minha verdade interior.
Minha gratidão!!!

Um grande beijo em seu coração!!!

Maria Célia disse...

Oi Néia
É deste jeitinho que me sinto em relação a um bom livro, daqueles que prendem, que você não quer parar de ler, nem deseja que terminem.
Seu texto tá um espetáculo.
Bjo

Maria Célia disse...

Oi Néia
É deste jeitinho que me sinto em relação a um bom livro, daqueles que prendem, que você não quer parar de ler, nem deseja que terminem.
Seu texto tá um espetáculo.
Bjo