9 de jul de 2012

Bonsai





      Tenho pesquisado sobre o cultivo de bonsai, nada com interesse comercial, apenas mais uma terapia ocupacional, a minha mente sempre alcança um estado pleno de paz quando estou em contato com alguma planta. Durante um bom tempo me dediquei às orquídeas, também uma agradável ocupação.
      Após alguns textos elucidativos foi possível perceber que a arte de “plantar árvores em bandejas” vai muito além de um simples arranjo, há todo um significado, minuciosos cuidados e, principalmente, exige paciência, pois leva anos para tomar a forma desejada. Talvez seja exatamente isso que eu esteja precisando no momento, acalmar uma cruel ansiedade que aumenta na mesma proporção em que a minha idade avança.
      Um único detalhe me preocupa, a rega diária, em caso de viagem será preciso deixar o bonsai aos cuidados de alguém. Vejo que vou arrumar ocupação para a vizinhança, pelo menos não é tão trabalhoso quanto um animal de estimação.
      No momento estou estudando a espécie a ser plantada, as que ficam floridas me encantam, são tantas as opções que temo ficar nessa dúvida por muito tempo. De antemão percebo que haverá uma troca de energia, o bonsai responderá positivamente aos meus cuidados caso os seus galhos sejam podados e moldados adequadamente, em contrapartida, ele deixará os meus dias mais alegres com toda a sua elegante beleza.  Penso que ele exigirá muito mais de mim que eu dele, tudo bem, assim é que a vida rege.






Direitos Reservados

25 comentários:

Denise Portes disse...

Néia,
Eu amo plantas e não conhecia o bonsai,achei lindo. Se precisar pode deixar aqui em casa que eu cuido pra você kkk.
Beijos com carinho
Denise

✿ chica disse...

Eu gosto de plantas e todas elas ,grandes ou pequenas, nos dão alegrias e um linda troca...beijos,chica

Valéria disse...

Oi Néia!
O bonsai é uma arte linda, de muita dedicação e delicadeza. Acho-os lindos. Os que dão frutos são impressionantes, mas as flores são maravilhsas.
Boa sorte na arte.
Beijinhos e uma feliz semana!

Clau disse...

Oi Néia!
Os bonsais são lindos,parecem uma obra de arte.
Eu tenho vontade de ter um,mas não tenho a menor aptidão para tal plantio.
Admiro muito quem tem a paciência e habilidade para dedicar-se a esse cultivo.
Boa sorte na sua nova terapia ocupacional.
Isso faz um bem enorme.
Bjs e boa semana :)

Claudia disse...

Néia querida! adorei a postagem pois nunca parei para ler algo sobre os bonsais. Via, achava lindo e acabava esquecendo. Cada vez mais vejo como a natureza tem coisas maravilhosas para nos ensinar! amei...beijos e boa semana!

Pri Parreira disse...

Néia, tudo bem?
Quem diria que até um bonsai pode nos ensinar a ter paciência, hein?rsrs
Sou uma pessoa mto ansiosa, talvez eu precise cultivar um desses. Obrigada por postar sobre esse assunto.
Bjos... Fica com Deus!!!

BIA disse...

Oi Néia!!!

Os bonsais são lindos!!! Uma arte oriental que só faz bem assim como toda a cultura japonesa trazendo vários ensinamentos.
Também adoro plantas.
Nem me fale em frio... por aqui também esta gelado, acho que nosso clima é meio parecido porque sempre quando tu comenta sobre o tempo por aí é exatamente como também está em PORTO ALEGRE.
☼Boa semana!!!☼
Bjs :)

Sotnas disse...

Olá Néia, é deveras prazeroso estar por cá, e que tudo esteja bem contigo!

Partindo do pensamento de que todos somos psrte de um todo, ou seja da natureza, quando um ser humano interage, ou dedica parte de seu viver repartindo cuidados com outro integrante do sistema de vida, creio que seja deveras natural e, louvável, pelo fato de o ser humano nos dias de hoje somente usar sem qualquer cuidado o que o rodeia, seja humano ou não. Parabéns Néia, pela postagem, texto e a belíssima imagem, e pela atitude de compartilhar teus sentimentos pensados!
Grato por tuas visitas deveras gentis e comentários, desejo que você e todos tenham um viver deveras feliz e intenso, abraços e até mais!

REINVENTANDO disse...

Olá Néia..eu cultivei umas 2 porém morreram,não dei os cuidados necessários..estou pensando em comprar um, porém agora com a responsabilidade de cuidar adequadamente.Bjs. Sandra

Vera Lúcia disse...

Oi Néia,

Acho os bonsais lindos. Este da imagem é maravilhoso.
Lidar com plantas é delicioso, funciona mesmo como uma terapia.
Sucesso nessa arte linda.

Beijo.

Rô... disse...

oi Néia,

sou suspeita,
tenho um marido bonsaista
e aqui em casa temos muitos de flores de frutas de todos os tipos,
você vai adorar acompanhar o crescimento deles,
realmente o bonsai une terapia e arte...

beijinhos

Célia Gil, narciso silvestre disse...

As minhas flores e horta são também um bálsamo para a minha alma! E adoro bonsais, mas sei pouco sobre eles! Bjs

Vanessa_Oliveira disse...

Sempre achei linda essa arte.
beijos querida ****

Carla Ceres disse...

Que bela ideia, Néia! Se eu tivesse jeito com plantas, ia querer um bonsai frutífero. Talvez, uma jabuticabeira. Boa sorte!

ღα૨gѳђ ખ૯૨ท૯૮ઝܟ disse...

que lindo estagio vc chegou!
(eu ainda estou com os cactos)


beijo

Mônica disse...

Neia
Que bondade. Plantar nao é simplesmente um ato , mas um gesto de amor.
Será que te dei os parabens no dia 13 de junho?
Do jeito que sou lerdinha nao devo ter demonstrado o quanto gosto de voce e o quanto desejo a sua felicidade e de sua familia.
Voce é a bondade em pessoa. a amiga que sempre quiz.Porque voce me cativou por me chamar de quinquinha
Que Santo Antônio de Pádua o meu padroeiro a proteja em todas as suas decisoes;
Com muita amizade sua amiga Monica

Sonhadora disse...

Minha querida

Adoro bonsais...é uma arte linda para quem sabe.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Maria Célia disse...

Oi Néia
Os bonsais são encantadores, mas exigem bastante de quem vai se dedicar a eles.
Desejo-lhe sorte no cultivo.
Beijo.

Tetê disse...

O bonsai, o origami e outras artes japonesas têm toda uma filosofia e são mesmo ideais para acalmar e elevar a mente. Eu já tive laranjeira e abacaxi mas eles não resistiram à minha pouca paciência! Boa sorte com seu novo hobby! Bjks Tetê - Livre Pensamento

Sueli Gallacci disse...

Oi Néia!

Adoro bonsai e cuidei de um por mais de 10 anos, um mine-cipreste que era a minha paixão! Até que meu marido resolveu levá-lo pra decorar seu escritório... Bem, nem preciso relatar qual foi seu triste fim, né... rs.

Certa vez, vi um pra vender em uma loja, era uma laranjeira, e por incrível que pareça, as laranjas eram de tamanho natural! Fiquei alucinada, mas o preço... me desmotivou completamente... rs.

Bjos grande amiga! Bom voltar aqui!

rosangela disse...

Oi Néia,
o Val adora bonsai, ja até arumou uns vasos para plantar.. qdo for fazer isso já sei com quem falar.kkkkk.
Bjs. saudades....

Camila Monteiro disse...

Quando fiz minha faculdade de biologia conhecer um amigo viciado por cultivo tanto de orquídea quanto de bonsai e ele me ensinou algumas técnicas. Cheguei a ter um bonsai de Paineira e seu tronco já estava cheio de espinhos, era linda, e meu cachorro gostou muito tb e comeu kkkkkkkkk
posso te dizer que as que dão flores e frutos são mais difíceis e é por isso que todos começam com pinheiros.
Idéia linda a sua, é bom demais ver sua árvorezinha progredindo! Bjs

Vivian disse...

Olá,Néia!!

Que bela ocupação!!!Os bonsais são lindos!!!Boa sorte!
Beijos!

Suzy Rhoden disse...

Néia,

Pelo que conheço de ti, através de seus posts, não poderia haver escolha mais acertada do que um bonsai para sua próxima ocupação! O bonsai sempre esteve associado à sabedoria, paciência, serenidade, criatividade e dedicação, qualidades que sobejam aqui em seu espaço!

Sucesso com seu novo intento, queremos ver aqui os registros de seu progresso :)

Beijo, boa semana!

Elisa T. Campos disse...

Néia

Aprendemos o exercício da paciência cultivando um bonsai. Lindo texto.

Bjs.